A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campanha em Defesa da Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campanha em Defesa da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Campanha em Defesa da Vida

2 REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE
Início em 1989, visando articular os trabalhos com a juventude no Brasil São eles: Aiaká - AM Anchietanum - SP Casa da Juventude Pe. Burnier - GO Centro de Capacitação da Juventude - SP Centro Pastoral Santa Fé - SP Centro Paulista de Juventude - SP Centros Marista de Pastoral – MG, SP, DF, RN, TO, ES Instituto de Formação Juvenil do Maranhão Instituto de Pastoral da Juventude - RS Instituto de Pastoral da Juventude Leste 2 - MG

3 REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE
Projetos desenvolvidos pela Rede: - Formação de lideranças - Atendimento direto aos jovens - Pesquisas e publicações * Seminário de Elaboração de Subsídios - Assessorias - Curso de Especialização em Juventude

4 CASA DA JUVENTUDE PE. BURNIER
Surge em 1984, com a missão de prestar um serviço de assessoria, formação e pesquisa sobre adolescentes e jovens. PROJETOS DESENVOLVIDOS: Formação de lideranças jovens e de educadores/as; Atendimento direto à adolescentes e jovens e suas famílias; Curso de Especialização em Juventude; Centro de Estudo e Documentação;

5 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA
Nasce em 2004 e surge da preocupação com a realidade de violência e morte de adolescentes e jovens no Estado e no Brasil

6 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
OS DADOS REVELAM QUE: No Brasil, de 1993 a 2002, o número de homicídios de jovens de 15 a 24 anos aumentou em 88%. Só em 2003, mais de 16 mil brasileiros nessa faixa etária foram assassinados; A taxa de homicídios de afro descendentes é 74% maior do que a média de brancos da mesma idade; A maioria das vítimas de assassinato no país são jovens, pobres e negros; Somente no primeiro semestre de 2003 mais de 15 adolescentes e jovens entre 15 e 25 anos foram executados pela polícia em Goiânia.

7 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
Diante dessa realidade, a CAJU se posicionou publicamente em defesa da vida e dos direitos da juventude com uma campanha visual.

8 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
PARCERIAS Instituições que atuam em defesa dos direitos dos/as adolescentes e jovens. ABRANGÊNCIA Outros movimentos e grupos têm abraçado a campanha que passou a ser assumida também pela Rede Brasileira e pela Pastoral da Juventude Nacional.

9 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
ATIVIDADES PROVOCADAS PELA CAMPANHA: - Ciclos de debates - Oficinas sobre a Redução da Idade Penal - Cine-fóruns - Oficinas de direitos da juventude - Ciclos de cultura... Na CAJU todas as atividades foram norteadas pela reflexão sobre projeto de vida como direito da juventude.

10 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
DESAFIOS: Muitos/as adolescentes e jovens são a favor da redução da idade penal. Mobilizar os/as adolescentes para participar dos espaços de conversas sobre os direitos e de ações coletivas em defesa dos mesmos. Competir com a mídia que tem poder de persuasão na formação de opinião da sociedade.

11 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER!
DESDOBRAMENTOS DA CAMPANHA: • Trabalho com as famílias vítimas de violência policial em Goiânia e a criação do Comitê Goiano pelo fim da Violência Policial, abril/2006; • Curso de Arte e Cidadania Juvenil – Teatro do Oprimido; • Grupo de Acompanhamento a Câmara Municipal.

12 Diga não à redução da idade penal!
Diga sim aos direitos da juventude!


Carregar ppt "Campanha em Defesa da Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google