A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campanha em Defesa da Vida. REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE Início em 1989, visando articular os trabalhos com a juventude no Brasil São eles:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campanha em Defesa da Vida. REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE Início em 1989, visando articular os trabalhos com a juventude no Brasil São eles:"— Transcrição da apresentação:

1 Campanha em Defesa da Vida

2 REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE Início em 1989, visando articular os trabalhos com a juventude no Brasil São eles: Aiaká - AM Anchietanum - SP Casa da Juventude Pe. Burnier - GO Centro de Capacitação da Juventude - SP Centro Pastoral Santa Fé - SP Centro Paulista de Juventude - SP Centros Marista de Pastoral – MG, SP, DF, RN, TO, ES Instituto de Formação Juvenil do Maranhão Instituto de Pastoral da Juventude - RS Instituto de Pastoral da Juventude Leste 2 - MG

3 REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE Projetos desenvolvidos pela Rede: - Formação de lideranças - Atendimento direto aos jovens - Pesquisas e publicações * Seminário de Elaboração de Subsídios - Assessorias - Curso de Especialização em Juventude

4 CASA DA JUVENTUDE PE. BURNIER Surge em 1984, com a missão de prestar um serviço de assessoria, formação e pesquisa sobre adolescentes e jovens. PROJETOS DESENVOLVIDOS: Formação de lideranças jovens e de educadores/as; Atendimento direto à adolescentes e jovens e suas famílias; Curso de Especialização em Juventude; Centro de Estudo e Documentação;

5 Nasce em 2004 e surge da preocupação com a realidade de violência e morte de adolescentes e jovens no Estado e no Brasil CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA

6 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! OS DADOS REVELAM QUE: No Brasil, de 1993 a 2002, o número de homicídios de jovens de 15 a 24 anos aumentou em 88%. Só em 2003, mais de 16 mil brasileiros nessa faixa etária foram assassinados; A taxa de homicídios de afro descendentes é 74% maior do que a média de brancos da mesma idade; A maioria das vítimas de assassinato no país são jovens, pobres e negros; Somente no primeiro semestre de 2003 mais de 15 adolescentes e jovens entre 15 e 25 anos foram executados pela polícia em Goiânia.

7 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! Diante dessa realidade, a CAJU se posicionou publicamente em defesa da vida e dos direitos da juventude com uma campanha visual.

8 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! PARCERIAS Instituições que atuam em defesa dos direitos dos/as adolescentes e jovens. ABRANGÊNCIA Outros movimentos e grupos têm abraçado a campanha que passou a ser assumida também pela Rede Brasileira e pela Pastoral da Juventude Nacional.

9 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! ATIVIDADES PROVOCADAS PELA CAMPANHA: - Ciclos de debates - Oficinas sobre a Redução da Idade Penal - Cine-fóruns - Oficinas de direitos da juventude - Ciclos de cultura... Na CAJU todas as atividades foram norteadas pela reflexão sobre projeto de vida como direito da juventude.

10 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! DESAFIOS: Muitos/as adolescentes e jovens são a favor da redução da idade penal. Mobilizar os/as adolescentes para participar dos espaços de conversas sobre os direitos e de ações coletivas em defesa dos mesmos. Competir com a mídia que tem poder de persuasão na formação de opinião da sociedade.

11 CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA – A JUVENTUDE QUER VIVER! DESDOBRAMENTOS DA CAMPANHA: Trabalho com as famílias vítimas de violência policial em Goiânia e a criação do Comitê Goiano pelo fim da Violência Policial, abril/2006; Curso de Arte e Cidadania Juvenil – Teatro do Oprimido; Grupo de Acompanhamento a Câmara Municipal.

12 Diga não à redução da idade penal! Diga sim aos direitos da juventude!


Carregar ppt "Campanha em Defesa da Vida. REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE JUVENTUDE Início em 1989, visando articular os trabalhos com a juventude no Brasil São eles:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google