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Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação Foto: André de Moraes Sarmento.

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Apresentação em tema: "Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação Foto: André de Moraes Sarmento."— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação Foto: André de Moraes Sarmento

2 Alfabetização Solidária (AlfaSol) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Federal. A AlfaSol foi fundada em 1997, está localizada em São Paulo, SP, Brasil. Missão: Reduzir os altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta pública de EJA - Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Foto: Zuleika de Souza Quem somos

3 O que fazemos? A L F A B E T I Z A Ç Ã O Programa Fortalecendo à Educação de Jovens e Adultos Programa de Cooperação Internacional Programa de Incentivo à Leitura Programa Educação Digital Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos - CEREJA Programa de Atenção à Diversidade Projeto Nacional Projeto Nacional Projeto Grandes Centros Urbanos Projeto Grandes Centros Urbanos Alfabetização nas Empresas Alfabetização nas Empresas Projeto Ver Projeto Ver Projeto de Complementação Nutricional Projeto de Complementação Nutricional

4 Para quem? Jovens acima de 15 anos e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Capacitação de educadores locais Estruturação e fortalecimento da política municipal de Educação de Jovens e Adultos (Secretaria Municipal de Educação)

5 Por que? Cenário brasileiro Em 1997, Censo 1990 IBGE – o universo de analfabetos absolutos acima de 15 anos de idade era de 19,4% da população brasileira Censo 2000 IBGE – 16 milhões de analfabetos acima de 15 anos INAF / Instituto Paulo Montenegro – 74% da população adulta é analfabeta funcional oBrasil possui ainda 14,6 milhões de analfabetos absolutos. Dados de 2006 da PNAD - Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, divulgada anualmente pelo IBGE, o Brasil possui ainda 14,6 milhões de analfabetos absolutos.

6 Onde? 13% 24,5% 15,5% 13,5% 16,8% 12,1% 18,8% 28,4% 30,5% 26,5% 25,4% 29,7% 24,5% 33,4% 25,2% 23,1% 12% 11,7% 6,6% 9,5% 6,3% 6,7% 11,2% 12,4% 13% 5,7% Fonte IBGE 2000

7 Como? rede latim retis entrelaçamento de fios com aberturas regulares que formam uma espécie de tecido Por meio de um modelo simples de alfabetização inicial, de baixo custo e baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade.

8 5,3 milhões de brasileiros atendidos 244 mil alfabetizadores capacitados municípios brasileiros atendidos 102 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras 182 Instituições privadas e governamentais parceiras Em 11 anos de atuação a AlfaSol e sua rede de parceiros alcançou resultados significativos: Resultados

9 Os resultados no desafio de atender milhões de jovens e adultos em um país com as dimensões do Brasil despertou o interesse internacional. A AlfaSol desenvolveu o Programa de Cooperação Internacional já realizado em 5 países: Timor Leste, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guatemala. Sala de aula em Moçambique

10 Rede de Parceiros pela Redução do Analfabetismo no Brasil COMUNIDADE Secretarias Municipais de Educação Foto: Eduardo Tavares Parceiros de Programas da AlfaSol Instituições de Ensino Superior (IES) Território

11 Alfabetização Solidária Secretarias Municipais de Educação Instituições de Ensino Superior (IES) Parceiros dos Programas da AlfaSol: Parceiros e Dinâmica da Rede A efetividade desta rede de parceiros pela redução do analfabetismo no Brasil deve-se especialmente pela co-responsabilidade de cada ator social ao exercer o seu papel. Poder Público – Instituições Governamentais Organizações Multilaterais Instituições Privadas Pessoas físicas

12 Desafios e Benefícios Desafios: 14,6 milhões de analfabetos absolutos; Dimensões geográficas do Brasil; Apoiar e fortalecer políticas públicas em EJA nacionalmente; Manter o envolvimento dos integrantes da Rede e os objetivos em comum; Gerenciar o conflitos de interesses; Ampliar o número de participantes da Rede; Benefícios: Impacto nacional - organizações de diferentes naturezas mobilizadas para a causa; Capacidade de atendimento; Impacto em políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos; Investimento social em localidades com baixos IDHm.

13 Impactos Censo199119,7% 2000caiu para 12,8%, queda de 32,3%. Censo realizado em 1991 apresentava que 19,7% da população brasileira não sabia ler e escrever; em 2000 essa taxa caiu para 12,8%, registrando uma queda de 32,3%. os pesquisadores"esta melhoria - especialmente na faixa da população com idade acima de 15 anos - reflete, em parte, os esforços do Programa Alfabetização Solidária (organização não governamental), que tem por objetivo reduzir os índices de analfabetismo no Brasil e desencadear a oferta pública de educação de jovens e adultos (EJA)". No relatório final, os pesquisadores do IBGE afirmam que, "esta melhoria - especialmente na faixa da população com idade acima de 15 anos - reflete, em parte, os esforços do Programa Alfabetização Solidária (organização não governamental), que tem por objetivo reduzir os índices de analfabetismo no Brasil e desencadear a oferta pública de educação de jovens e adultos (EJA)".

14 Impactos Evolução na taxa de matrícula em Educação de Jovens e Adultos - EJA dos municípios brasileiros de Fonte: Censo Demográfico IBGE (2000). Censo Escolar INEP/ MEC (2000 a 2006). ATEC - Assessoria Técnica da Alfabetização Solidária (2000 a 2006).

15 Indicadores 1997 até ,3 milhões de brasileiros atendidos 244 mil alfabetizadores capacitados municípios brasileiros atendidos 212 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras 182 Instituições privadas e governamentais parceiras 1º ano de atuação ,2 mil de brasileiros atendidos 442 alfabetizadores capacitados 38 municípios brasileiros atendidos 38 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras 11 Instituições privadas e governamentais parceiras

16 Avaliação Desde da sua fundação a AlfaSol tem como prática institucional avaliação sistemática dos seus Programas e Projetos, um processo contínuo que avaliação de dados quantitativos e qualitativos sobre Educação de Jovens e Adultos nos municípios atendidos. Quantitativa Qualitativa Sistema de monitoramento e avaliação:

17 Revista Escrevendo Juntos; Boletim Empresas; Boletim IES; Boletim Municípios; Boletim Cidadão Solidário; Boletim CEREJA; Para tornar público o trabalho desenvolvido, os resultados alcançados e manter cada integrante da rede de parceiros informado e comprometido com o seu papel são utilizados veículos e ferramentas de comunicação: Comunicação Trajetória Anual; Relatório Anual; Livro Concurso de Redação; Avaliação de Módulo; Revista Científica; Assessoria de imprensa. Mobilização nacional para a causa, por meio da Campanha Adote um Aluno.

18 Desafios e Oportunidades Tornar a causa de conhecimento público e provocar mobilização e sensibilização para a mesma; Gerir e sinalizar a direção e os objetivos da rede de parceiros; Articular de forma dinâmica a rede de parceiros; Sempre compartilhar os desafios e resultados alcançados; Esclarecer e comunicar continuamente o papel e a importância de cada parceiro na rede; Estabelecer um canal direto e contínuo de comunicação com cada parceiro; Gerenciar conflitos de interesses entre os diversos integrantes; Fortalecer as ações desenvolvidas ampliando o impacto dos resultados e provocando transformações efetivas para a sociedade. Fatores críticos de sucesso

19 Contato Claudia Amalfi Marques (11)


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