A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA INÍCIO DE ESTUDO Estatística. Introdução A cada dia, nossa sociedade se torna mais complexa Indicadores econômicos; Reforma da previdência; controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA INÍCIO DE ESTUDO Estatística. Introdução A cada dia, nossa sociedade se torna mais complexa Indicadores econômicos; Reforma da previdência; controle."— Transcrição da apresentação:

1 PARA INÍCIO DE ESTUDO Estatística

2 Introdução A cada dia, nossa sociedade se torna mais complexa Indicadores econômicos; Reforma da previdência; controle de qualidade. Gestão das organizações Ferramentas para acompanhar a evolução da sociedade e, assim, analisar situações e informações e dar suporte às decisões.

3 Para que serve a Estatística É um conjunto de ferramentas que, quando bem empregadas, podem ser de grande utilidade para a gestão de empresas. Aplicabilidade: Avaliar a variação de preços, da inflação, de consumo, nem fazer controle de qualidade, pesquisa eleitoral, etc. Origem da palavra Estatística: A palavra Estatística origina-se do latim, e o seu radical, status, significa Estado. Sendo assim, a palavra estatística significa o estudo do Estado.

4 Conceito: Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. Quando a Estatística começou a ser usada: A historia da Estatística se confunde com a historia dos números; Quando o homem se tornou sedentário, passou a plantar e criar animais, surgiu um problema: como controlar o número de animais? Como controlar a colheita?

5 Para tais demandas, o homem criou respostas, mas sem usar os números, pois ainda não os conhecia. Entre elas: Pedrinhas em uma sacola; „Marcas em um pedaço de madeira; „Nós em uma corda. Tais técnicas foram um começo para o desenvolvimento da Estatística, criada como ciência a partir da Idade Moderna (a partir do século XVI).

6 Duas escolas de Estatística se destacaram: (i) Inglaterra No século XVI, foi pensada como uma ciência política; No século XVII, John Graunt foi a grande expressão em Estatística Demográfica, realizando um trabalho que relacionava nascimentos, casamentos e óbitos. (ii) Alemanha No século XVIII, Gottfried Achenwall foi o primeiro a usar o termo Estatística como se emprega hoje, e, embora digam que o termo já havia sido usado anteriormente, ele é chamado o “pai da Estatística”.

7 Com o passar dos anos, com as novas pesquisas e descobertas, a Estatística criou forma e chegou ao que é nos dias de hoje: Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo de investigação dos fenômenos coletivos. A Estatística é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência. A relação que a Estatística mantém com a Administração e as Ciências Contábeis: serve como instrumento auxiliar na tomada de decisões.

8 Estatística esta dividida em duas partes: Descritiva e Indutiva Descritiva: É a parte da Estatística que tem por objeto descrever os dados observados. A Estatística Descritiva, na sua função de descrição dos dados, tem as seguintes atribuições: a) A obtenção dos dados estatísticos (questionários ou observação direta). b) A organização dos dados (ordenação e crítica). c) A redução dos dados (variáveis discretas e variáveis contínuas). d) A representação dos dados (tabelas e gráficos). e) A obtenção de algumas informações que auxiliam a descrição do fenômeno observado.

9 Indutiva: Aplicada quando e impossível realizar levantamentos com a totalidade dos objetos de uma pesquisa (por falta de tempo ou economia); É a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade, associado a uma margem de incerteza.

10 Observação 2: A ementa dessa disciplina abrange apenas a estatística descritiva. Observação: A Estatística mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se.

11 Conceitos Fundamentais OBJETIVO: Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos. POPULAÇÃO: O conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica. AMOSTRA: Qualquer subconjunto não vazio de uma população. PARÂMETRO: Uma característica numérica estabelecida para toda uma população. ESTIMADOR: Uma característica numérica estabelecida para uma amostra.

12 Exemplo: no fenômeno coletivo eleição para governador no Estado de São Paulo a população é o conjunto de todos os eleitores habilitados no Estado de São Paulo. Um parâmetro é a proporção de votos do candidato A. Uma amostra, é um grupo de 1000 eleitores selecionados em todo o Estado. Um estimador é a proporção de votos do candidato A obtida na amostra.

13 Processos Estatísticos de Abordagem CENSO É uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos 9s componentes da população. Propriedades principais: Admite erro processual zero e tem confiabilidade 100%; É caro; É lento e quase sempre desatualizado; Nem sempre é viável.

14 ESTIMAÇÃO É uma avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador através do cálculo de probabilidades. Propriedades principais: Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; É barata; É rápida; É atualizada; É sempre viável.

15 Dados brutos e Ro, Dados brutos e uma sequência de valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo. Rol é uma sequência ordenada dos dados brutos. Exemplo: X representa as notas de uma prova obtidas por 4 alunos: X: 4; 8; 7,5; 6,5 (dados brutos) X: 4; 6,5; 7,5; 8 (rol)

16 ATIVIDADES Após uma atenta leitura do capítulo 1 – Conceitos básicos, os alunos deverão responder as atividades da página 17. Livro texto: Estatística para os cursos de: Economia, Administração, Ciências Contábeis. Autor: Ermes Medeiros da Silva e outros. Volume 1 Editora Atlas


Carregar ppt "PARA INÍCIO DE ESTUDO Estatística. Introdução A cada dia, nossa sociedade se torna mais complexa Indicadores econômicos; Reforma da previdência; controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google