A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS BÁSICOS. ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO O TERMO ESTATISTICA PROVEM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS BÁSICOS. ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO O TERMO ESTATISTICA PROVEM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS,"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS BÁSICOS

2 ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO O TERMO ESTATISTICA PROVEM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS, CUJA FINALIDADE ERA ORIENTAR O ESTADO EM SUAS DECISÕES.

3 ESTATISTICA É UM CONJUNTO DE MÉTODOS E PROCESSOS QUANTITATIVOS QUE SERVE PARA ESTUDAR E MEDIR OS FENÔMENOS COLETIVOS.

4 Objetivo ESTATISTICA TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DOS FENOMENOS COLETIVOS.

5 Exemplo NO FENOMENO COLETIVO ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR NO ESTADO DE SÃO PAULO, A POPULAÇÃO É O CONJUNTO DE TODOS OS ELEITORES HABILITADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. UM PARAMETRO É A PROPORÇÃO DE VOTOS DO CANDIDATO A. UMA AMOSTRA É UM GRUPO DE 1000 ELEITORES SELECIONADOS EM TODO O ESTADO. UM ESTIMADOR É A PROPORÇÃO DE VOTOS DO CANDIDATO A OBTIDO NA AMOSTRA.

6 Processos Estatísticos ESTIMAÇÃO: é uma avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador através do cálculo de probabilidade; CENSO: é uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população.

7 Propriedades Principais do Censo Admite erro processual zero e tem confiabilidade 100%; É caro; É lento; É quase sempre desatualizado; Nem sempre é viável.

8 Propriedades Principais da Estimação Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; É barata; É rapida; É atualizada; É sempre viável.

9 Dados Estatísticos ESTATÍSTICA DESCRITIVA: é a parte da Estatística que tem por objeto descrever os dados observados. Ela apresenta duas formas básicas para a redução do número de dados com os quais devemos trabalhar, chamadas variável discreta e variável contínua. ESTATÍSTICA INDUTIVA: é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade.

10 Dados Brutos Quando fazemos n observações diretas em um fenômeno coletivo ou observamos as respostas a uma pergunta em uma coleção de n questionários, obtemos uma seqüência de n valores numéricos. Os dados brutos podem ser representados por X: x 1, x 2, x 3,..., x n.

11 Dados brutos é uma seqüência de valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo.

12 Rol Quando ordenamos na forma crescente ou decrescente, os Dados Brutos passam a se chamar Rol. Rol é uma seqüência ordenada dos Dados Brutos.

13 Exemplo: No final do ano letivo, um aluno obteve as seguintes notas bimestrais em Matemática: 4; 8; 7,5; 6,5. Neste exemplo, X representa nota bimestral e pode ser apresentada na forma: X: 4; 8; 7,5; 6,5 (Dados Brutos) ou X: 4; 6,5; 7,5; 8 (Rol)


Carregar ppt "CONCEITOS BÁSICOS. ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO O TERMO ESTATISTICA PROVEM DA PALAVRA ESTADO E FOI UTILIZADO ORIGINALMENTE PARA DENOMINAR LEVANTAMENTOS DE DADOS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google