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Métodos Quantitativos Aplicados a Administração

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Apresentação em tema: "Métodos Quantitativos Aplicados a Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Quantitativos Aplicados a Administração

2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

3 ESTATÍSTICA Vem do latim “status” = Estado
Inicialmente envolvia: compilações de dados e gráficos representativos dos vários aspectos de um estado ou país. - taxa de mortalidade, - taxa de nascimento, - renda, - taxa de desemprego, etc.

4 PANORAMA HISTÓRICO Em 1085, Guilherme O Conquistador, ordenou que fosse feito na Inglaterra um levantamento de: terras, propriedades, proprietários, uso da terra, empregados, com finalidade guerreira e fiscal. No século XVII, John Graunt e Halley após exaustivas análises sobre registros de nascimentos e mortes, geraram as “Tábuas de Mortalidade”, e entre outras coisas, se concluiu que, entre o número de nascimentos de crianças na Inglaterra, 51% eram meninos e 49% eram meninas. Iniciou em 1853 até atualmente, é marcado pelo aperfeiçoamento de técnicas, intercâmbio de informações, pesquisas sobre a relação causa e efeito.

5 Contexto Histórico Todas as ciências têm suas raízes na história do homem. A matemática, que é considerada “a ciência que une a clareza do raciocínio à síntese da linguagem”, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter prático, utilitário e empírico. A Estatística, ramo da matemática aplicada, teve origem semelhante. Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de "estatísticas". Na idade média colhiam-se informações, geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.

6 A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos. No século XVIII o estudo de tais fatos foi adquirindo, aos poucos, feição verdadeiramente científica. Godofredo Achenwali batizou a nova ciência (ou método) com o nome de Estatística, determinando o seu objetivo e suas relações com as ciências. As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram as representações gráficas e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação de partes desse todo (amostra).

7 MÉTODOS CIENTÍFICOS Métodos Científicos:
MÉTODO é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. Métodos Científicos: Método Experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Método Estatístico: Admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

8 ESTATÍSTICA É uma metodologia para trabalhar com dados, consistindo em uma série de etapas: coleta das informações, organização e apresentação, análise, tomada de decisão.

9 Exemplo prático Dentre os alunos de uma sala, quantos livros cada um deles lê? Respostas (dados brutos): {8, 4, 7, 9, 5, 3, 15, 12…} Organização das informações (rol): {3, 4, 5, 7, 8, 9, 12, 15…}

10 A ESTATÍSTICA 1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2. ESTATÍSTICA INDUTIVA
Parte da Estatística que apenas coleta, organiza e descreve (apresenta) um conjunto de dados. Nela não são tiradas conclusões. 2. ESTATÍSTICA INDUTIVA Também é chamada de inferência estatística. A partir da análise de dados são tiradas conclusões.

11 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
São 7 as fases do Método Estatístico: 1) Definição do problema; 2) Planejamento; 3) Coleta dos dados; 4) Crítica dos dados; 5) Apuração dos dados; 6) Exposição dos resultados; 7) Análise dos resultados. 1) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Formular corretamente o problema; Examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos; Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.

12 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
2) PLANEJAMENTO: Determinar os procedimentos necessários para resolver o problema, em especial, como levantar informações sobre o assunto objeto do estudo; Planejar o trabalho tendo em vista o objetivo a ser atingido; Escolher e formular corretamente as perguntas; Definir o tipo de levantamento: Censitário ou por Amostragem; Definir o cronograma de atividades, custos envolvidos, delineamento da amostra, etc.

13 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
3) COLETA DE DADOS: pode ser direta ou indireta; - Coleta Direta: feita sobre elementos de registro obrigatório ou feita pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários; Quanto ao fator tempo divide-se em: contínua: registros; periódica: censos; ocasional: emergencial. - Coleta Indireta: Quando é inferida da coleta direta ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados.

14 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
4) CRÍTICA DOS DADOS: Observar os dados à procura de falhas e imperfeições, visando eliminar erros grosseiros; - Pode ser externa ou interna: Externa quando visa às causas dos erros por parte do informante; Interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta. 5) APURAÇÃO DOS DADOS: Processamento dos dados: manual, eletromecânica ou eletrônica.

15 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
6) EXPOSIÇÃO DOS DADOS: Apresentar os dados sob a forma adequada (tabelas ou gráficos); Tornar fácil o exame do objeto de tratamento estatístico e posterior obtenção de medidas típicas. 7) ANÁLISE DOS RESULTADOS: Realizada após a Estatística Descritiva; Tirar conclusões sobre o “todo” a partir da “amostra” através da Estatística Indutiva ou Inferencial.

16 VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS
Qualitativas Quantitativas Discretas Contínuas

17 Variáveis Quantitativas
Discretas Não pode assumir qualquer valor Ex. Quantos irmãos você tem? A variável discreta nós contamos! Contínuas Assume qualquer valor dentro de um intervalo Ex. Quantos quilos você pesa? A variável contínua nós medimos!

18 População e Amostra População - Amostra - Unidade estatística
Quais são as preferências musicais dos estudantes brasileiros ? População - Amostra - Unidade estatística População: todos os estudantes brasileiros Amostra: grupo reduzido de estudantes Unidade Estatística: cada um dos estudantes

19 As populações podem ser:
Finitas: São populações limitadas em seu tamanho. Exemplos: alunos de uma sala de aula; produtos de um supermercado. Infinitas: Consistem tipicamente em processos que geram itens. Exemplos: extrações com reposição de bolas de uma urna; obtenção de caras ou coroas no lançamento de uma moeda.

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21 Censo e Amostragem Censo Amostragem
Num censo são observados todos os indivíduos da população relativamente aos diferentes atributos que estão sendo objetos de estudo. Amostragem Numa amostragem, o estudo estatístico baseia-se numa parte da população, isto é, numa amostra que deve ser representativa dessa população.

22 Vantagens da Amostragem
Uma amostra pode ser mais atualizada do que a população, os resultados de um censo podem ser demorados e não mais representar a população. Testes Destrutivos – os itens examinados são destruídos quando testados – lâmpadas, munição, sistema de segurança, etc. Custo – o custo de se fazer um censo pode ser proibitivo. Precisão – a amostragem envolve menor número de coletores de dados, diminuindo a chance de erros. Problemas de custo e de tempo podem conduzir a uma limitação do censo a apenas uma ou poucas características por item.

23 Vantagens do Censo A população pode ser tão pequena que o custo e o tempo de um censo sejam pouco maiores que para uma amostra. Se o tamanho da amostra é grande em relação ao da população, o esforço adicional requerido por um censo pode ser pequeno. Ex: quando há bastante variabilidade entre os itens da população, uma amostra deverá ser bastante grande para ser representativa. Se for exigido uma precisão completa nos resultados – neste caso o censo é o único método aceitável. Ex: um banco não faria uma amostragem de suas agências para saber o montante de dinheiro disponível. Ocasionalmente, já se dispõe de informação completa, de modo que não há necessidade de uma amostra.

24 População e Amostra Por que o recurso de uma amostra e não de uma população ? Economia de tempo Redução de custos Como selecionar as amostras? Amostragem aleatória Amostragem sistemática Amostragem estratificada

25 A ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS
Neste mundo globalizado, a empresa é uma das vigas mestras da Economia dos Povos e a Estatística tem colaborado com os gerentes porque permitem a construção de ferramentas que dão oportunidades a tomada de decisões e estimativas, e ainda, facilitam o tríplice trabalho do Administrador de organizar, dirigir e controlar a empresa.

26 Aplicação na Administração
Uma firma que está se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências do consumidor no mercado de interesse. Deve-se fazer pesquisa de mercado entrevistando um número de residências escolhidas aleatoriamente. Poderá usar os resultados para estimar as preferências da população.

27 Aplicação na Administração
É possível que, em uma comunidade, o consumo de sorvete dependa do: - preço do produto, - renda média local, - número de crianças na comunidade, - temperatura média. Através da análise de regressão pode-se determinar quais fatores têm efeitos mais importantes.

28 Aplicação na Administração
Antes de lançar um novo remédio no mercado, é necessário fazer várias experiências para garantir que o produto é seguro e eficiente. Toma-se dois grupos tão semelhantes quanto possível, e dá o remédio a um grupo, mas não a outro. Verifica se os resultados nos dois grupos são diferentes. Determina se eventuais diferenças observadas são causadas pelo remédio ou por outros fatores.

29 Aplicação na Administração
No recebimento de um grande embarque de mercadorias de um fornecedor, teremos de nos certificar de que o produto realmente satisfaz os requisitos de qualidade acordados. Inspeciona-se uma amostra de itens escolhidos aleatoriamente inferindo-se sobre a qualidade de todo o lote.

30 Aplicação na Administração
Auditor: verificar livros de uma firma para certificar que os lançamentos refletem a situação financeira da companhia. Em vez de examinar todos os documentos originais (notas de venda, ordens de compra, requisições), verifica-se apenas uma amostra de documentos escolhidos aleatoriamente, inferindo o resultado sobre toda a população.

31 EXERCÍCIOS

32 1. Assinale a opção correta.
A Estatística Inferencial compreende um conjunto de técnicas destinadas à síntese de dados numéricos. O processo utilizado para se medirem as características de todos os membros de uma dada população recebe o nome de censo. A Estatística Descritiva compreende as técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra. Uma população só pode ser caracterizada se forem observados todos os seus componentes. Parâmetros são medidas características de grupos, determinadas por meio de uma amostra aleatória.

33 2. Julgue os itens seguintes. (V ou F)
- Por Estatística Descritiva, entende-se um conjunto de ferramentas, tais como gráficos e tabelas, cujo objetivo é apresentar, de forma resumida, um conjunto de observações. - Um censo consiste no estudo de todos os indivíduos da população considerada. - Como a realização de um censo tipicamente é muito onerosa e/ou demorada, muitas vezes é conveniente estudar um subconjunto próprio da população, denominado amostra.


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