A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTATÍSTICA Conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA Conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA Conceitos

2 PORQUE CONHECER A ESTATÍSTICA
Descrever informações de forma adequada Tirar conclusões de grande numero de dados Melhorar processos Previsões confiáveis

3 ESTATÍSTICA Descritiva – Métodos que envolvem coleta, apresentação e caracterização dos dados; Inferência estatística – torna possível a estimativa de uma característica da população com base somente em resultado de amostras.

4 Conceitos População: totalidade dos itens considerados;
Amostra: parte da população; Parâmetro: medida calculada para descrever uma característica da população; Estatística: medida para caracterizar a amostra da população.

5 FONTE DE DADOS Fontes governamentais – IBGE;
Fontes industriais – revistas especializadas; Medidas particulares; Monografias, teses e dissertações; Bibliotecas; Períodicos indexados;

6 TIPO DE DADOS Variáveis categorizadas Numéricas
SIM; NÃO – 1º, 2º, 3º, etc. Numéricas Discretas – Quantos livros vc lê por mês? Contínuas: Qual sua altura ? Discretas surgem do processo de contagem; Contínuas surgem do processo de medição.

7 TIPO DE AMOSTRAS Amostra não probabilística Amostras propabilísticas
Amostra por julgamento Amostra por cota, fatia, etc. Amostras propabilísticas Amostra aleatória simples; Amostra sistemática; Amostra estratificada; Etc.

8 Tabela de números aleatórios
A tabela consiste numera série de numeros gerados aleatoriamente, de forma que a chance de gerar qualquer número é igual. Para se utilizar a tabela basta sortear um ponto de início e anotar o número.

9 Tipos de erros na amostra
Erro de cobertura – exclusão de certos grupos de sujeitos da lista da população de modo que os mesmos não tem chanvce de serem selecionados na amostra; Erros por falta de resposta: Indivíduos da classe mais alta e da mais baixa tendem a responder com menor frequencia aos questionários;

10 Tipos de erros Erros de amostragem: Referem-se a heterogeneidade ou diferenças de oportunidade de amostra para amostra. Erros de medição: Falta de exatidão nas respostas registradas.

11 MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL
Média Mediana Moda

12

13 FIM


Carregar ppt "ESTATÍSTICA Conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google