A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em que a criança vive” “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em que a criança vive” (vv. Autores) (vv. Autores)

2 PSICOLOGIA “...existe um pararelo constante entre a vida afectiva e a vida intelectual. “...existe um pararelo constante entre a vida afectiva e a vida intelectual. Afectividade e inteligência são, pois, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda e qualquer conduta humana.” Afectividade e inteligência são, pois, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda e qualquer conduta humana.” (Piaget, Seis estudos de Psic.) (Piaget, Seis estudos de Psic.)

3 PSICOLOGIA “As crianças quando são tratadas pelos pais com afecto e de igual para igual, revelam um desenvolvimento intelectual acelerado (Q.I.mais elevado) maior originalidade, uma segurança emotiva, um dominio mais profundo, menor excitabilidade, do que as crianças que provêm de outros tipos de família (...) Quando atingem a idade escolar, tornam-se chefes populares, amigáveis e não agressivos.” “As crianças quando são tratadas pelos pais com afecto e de igual para igual, revelam um desenvolvimento intelectual acelerado (Q.I.mais elevado) maior originalidade, uma segurança emotiva, um dominio mais profundo, menor excitabilidade, do que as crianças que provêm de outros tipos de família (...) Quando atingem a idade escolar, tornam-se chefes populares, amigáveis e não agressivos.” Carl Rogers, “Tornar-se Pessoa” Carl Rogers, “Tornar-se Pessoa”

4 PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTO 1ª Infância – dos 0 aos 3 anos 1ª Infância – dos 0 aos 3 anos 2ª Infância – dos 3 aos 6 anos 2ª Infância – dos 3 aos 6 anos 3ª Infância – dos 7 aos 11 anos 3ª Infância – dos 7 aos 11 anos 1ª adolescencia – dos 11 aos 13 1ª adolescencia – dos 11 aos 13 2ª adolescência – dos 14 aos 18 2ª adolescência – dos 14 aos 18 outros autores outros autores O recém nascido e o bébé O recém nascido e o bébé 1ª infância – dos 2 aos 7 anos 1ª infância – dos 2 aos 7 anos 2^infância – dos 7 aos 12 anos 2^infância – dos 7 aos 12 anos Pré-adolescência – dos 10 aos 13 Pré-adolescência – dos 10 aos 13 Adolescência – dos 14 aos 18 Adolescência – dos 14 aos 18 segundo Piaget segundo Piaget

5 PSICOLOGIA Necessidades do ser humano em crescimento - Necessidade de ser reconhecido - Necessidade de ser e sentir-se amado pelo que é - Necessidade de segurança - Necessidade de ser criança e adolescente e não mini- adulto - Necessidade de aprendizagens - Necessidade de ser ele mesmo

6 ATITUDES FACILITADORAS DO CRESCIMENTO - O Respeito - A Escuta em profundidade - A Bondade - A Afeição profunda - O Encorajamento a decidir por si mesmo - A Autenticidade - A correcção fraterna

7 CARACTERISTÍCAS ESSENCIAIS DE CADA ETAPA 1ª ETAPA (6, 7, 8, anos ) (1º, 2º, 3ºcat.) 1ª ETAPA (6, 7, 8, anos ) (1º, 2º, 3ºcat.) – Crescimento intenso; – Aparecimento do raciocínio objectivo e concrecto; – Despertar da consciência moral; – Integração social; – Distinção entre o real e o imaginário; – Relação de afecto com Deus;

8 CARACTERISTÍCAS ESSENCIAIS DE CADA ETAPA 2ª ETAPA (9, 10, 11 anos) (4º,5º,6ºcat.) 2ª ETAPA (9, 10, 11 anos) (4º,5º,6ºcat.) – Desejo de aprender; – gosto por novos conhecimentos; – Desenvolvimento do raciocínio lógico concrecto; – Progressiva integração no grupo; – Progressiva interiorização da moralidade; – Necessidade de muitas actividades;

9 CARACTERISTÍCAS ESSÊNCIAIS DE CADA ETAPA 3ªETAPA (12,13 anos) (7º,8ºcat.) 3ªETAPA (12,13 anos) (7º,8ºcat.) – Mudanças físicas, psicológicas e afectivas...provocando situações de rupturas e crises; – Rejeição da religião da infância; – Valorização crescente da vida em grupo; – Tensão entre o desejo de confiar em Deus e as dúvidas que surgem;

10 CARACTRISTÍCAS ESSÊNCIAIS DE CADA ETAPA 4ªETAPA (14, 15, 16 anos) (9º,10ºanos) 4ªETAPA (14, 15, 16 anos) (9º,10ºanos) – Mudanças profundas a nível físico e psíquico; – Estruturação da personalidade; – Necessidade de assumir pessoalmente a sua fé; – A influência do grupo sobrepõe-se à da família;


Carregar ppt "PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google