A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido"— Transcrição da apresentação:

1 Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido
Universidade Federal do Ceará PROJETO AÇUDE VIVO Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido Fortaleza, abril de 2011

2 Contextualização O quê é óleo?
Óleos e gorduras são definidos como substâncias insolúveis em água, de origem vegetal ou animal O Brasil produz 9 bilhões de litros de óleo por ano Apenas 2,5% desse óleo utilizado é reciclado (225 milhões de litros) O restante? Descartado!

3 Descarte do óleo usado Maneira Correta:
Armazenar o óleo em garrafas e posteriormente levá-lo a um ponto de coleta; Praticamente inexistente em Fortaleza; Maneira Incorreta: 1) Descarte na rede de esgoto (pias, privadas e ralos); 2) Descarte no lixo comum; 3) Descarte no meio ambiente (solo, rios, lagoas);

4 Apenas uma gota de óleo se espalha sobre grande superfície de água
Problemas do descarte incorreto Despejo em águas 1 litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água O óleo forma uma película impermeabilizante sobre a água. Impede a entrada de gases e de luz; Conseqüência: Desequilíbrio natural Morte de plantas e peixes Apenas uma gota de óleo se espalha sobre grande superfície de água

5 Problemas do descarte incorreto
O óleo, jogado nas tubulações, funciona como um aglutinante, juntando os resíduos jogados na rede, formando um obstáculo ao fluxo do esgoto. Assim, pode ocasionar entupimento ou refluxo dos resíduos. Pedras originadas do descarte incorreto do óleo,nas tubulações da cidade de Recife(PE)

6 Problemas do descarte incorreto
A decomposição do óleo no meio ambiente libera gás metano, um dos grandes vilões do aquecimento global, por ser 21 vezes mais agressivo que o carbono; Se despejado no solo, o óleo atua impermeabilizando-o, sendo responsável por enchentes e inundações.

7 Óleo descartado incorretamente
Alternativas? Óleo descartado incorretamente = Poluição Existe Solução? Outra Alternativa? Alguma Saída? O que fazer?

8 Alternativas: Reciclagem
Produtos que podem ser obtidos a partir da reciclagem do óleo: Biodiesel; Ração animal; Resina para tintas; Detergente; Graxa; Cosméticos; Sabão em Barra;

9 Processo pode ser realizado artesanalmente.
Reciclagem: Produção de Sabão O óleo de cozinha pode ser transformado em sabão, por meio de uma reação de saponificação; Processo pode ser realizado artesanalmente.

10 Armazenar o óleo utilizado!
Qual o primeiro passo? Informar e conscientizar a população sobre as conseqüências do manejo inadequado do óleo e do seu descarte no meio ambiente. Armazenar o óleo utilizado!

11 Alguma Dúvida?


Carregar ppt "Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google