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O que é criatividade?. A Criatividade A criatividade tem sido estudada e definida de diversas maneiras revelando a existência de um fenômeno complexo.

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1 O que é criatividade?

2 A Criatividade A criatividade tem sido estudada e definida de diversas maneiras revelando a existência de um fenômeno complexo e com muitas facetas. Nas definições mais antigas do termo CRIATIVIDADE encontramos o termo latino CREARE= FAZER e o termo grego KRAINEN=REALIZAR. Tanto no vocábulo latino quanto no grego podemos identificar o conceito de produzir (Fazer/Realizar), dar materialidade a uma ideia imaterial.

3 A Criatividade A criatividade é inerente a todo ser humano. E não se restringe ao fazer artístico. Qualquer atividade, para que seja bem sucedida, exige uma boa dose de criatividade, desde o orçamento familiar, preparação de um prato, gestão de uma empresa, o desenvolvimento de uma obra artística e assim por diante.

4 A Criatividade A criatividade do homem é a grande propulsora da manutenção da raça humana na terra, pois, embora o mundo tenha dado seu grande salto tecnológico somente nos últimos cem anos, não podemos esquecer dos nossos ancestrais, desde os Nômades - que, por instinto de sobrevivência, usaram a criatividade e partiram em busca de melhores condições de vida - até os gênios do passado, que abriram caminho, criando condições favoráveis a essa evolução.

5 A criatividade é a capacidade de dar existência a algo novo, único e original com determinado objetivo. Portanto, o ato criativo acontece quando há ocorrência de uma situação anormal e perturbadora que precisa ser contornada. Se criar significa, pois dar existência a algo novo, isto poderá ocorrer de duas maneiras: Pela invenção; Pela descoberta. A Criatividade

6 Invenção é a criação que resulta da associação de dois ou mais elementos ou imagens mentais, por vezes aparentemente díspares, mas que poderão conduzir ao surgimento de uma ideia nova. A fusão ou associação deles na mente gera outro elemento, talvez aproveitado como solução. Descoberta é a percepção de algo existente de que não se tinha noção e que, uma vez encontrado, concretiza-se em palavras, imagens, símbolos. A Criatividade

7 A verdadeira escola para o inventor é a sua cabeça, aliada a sua vontade. Aquela não funciona vazia, sendo preciso abastecê-la com leituras, conhecimentos, experiências e tudo isso impulsionado pelo esforço. Os verdadeiros criadores não “aprendem” a capacidade criativa, mas aprendem as técnicas para desenvolvê-la. A técnica auxilia na produção, mas seus resultados criativos e originais só se manifestam quando o indivíduo tem inspiração ao utilizá-la na prática. A criação é processo silencioso, por vezes longo, outras repentino, que resulta do amadurecimento de uma ideia propulsora do trabalho inventivo na busca de novidade. O caminho criativo

8 A capacidade criadora do ser humano depende não apenas de condições inatas do indivíduo, como também de sua inteligência, suas experiências e conhecimentos anteriores acumulados, sem esquecer o ambiente sociocultural em que vive. O caminho criativo

9 Para que ele possa produzir criativamente, é indispensável o auxílio de dados existentes em sua memória, dados estes que servirão de alimento à imaginação criadora. Esta o reconstrói, recompõe e reorganiza pela crítica e pela análise, fazendo sínteses que se manifestam nas “invenções”, ou “criações”. O espírito humano tem capacidade de reviver imagens armazenadas, associá-las e combiná-las para chegar a determinados objetivos, como no caso da produção publicitária inventiva. O caminho criativo

10 A invenção resulta também de mecanismos de associação. O espírito humano não cria elementos do nada, mas vale-se de experiências anteriores e, a partir delas, inova-as. Criar é pois descobrir algo novo, é procurar ser original naquilo que se produz. É inovar no que se diz no conteúdo e, sobretudo, na maneira como se diz na forma. O caminho criativo

11 Para o neurocientista Henrique Del Nero, da USP, a criatividade é proporcional ao repertório do indivíduo: um rico banco de dados significa maior possibilidade de rearrumações significativas de informações. “A mente calcula qual a melhor jogada a partir da maior taxa de informações com a menor redundância”, diz ele. Por isso, os especialistas sugerem que as pessoas busquem enriquecer aquele banco de dados com atividades que despertem a imaginação e a fantasia e gerem novas imagens, como a leitura, viagens e atividades artísticas. O caminho criativo

12 A invenção resulta também de mecanismos de associação. O espírito humano não cria elementos do nada, mas vale-se de experiências anteriores e, a partir delas, inova-as. Criar é pois descobrir algo novo, é procurar ser original naquilo que se produz. É inovar no que se diz no conteúdo e, sobretudo, na maneira como se diz na forma.

13 O caminho criativo Para entender o processo criativo dentro da mente, muitos especialistas usam a clássica divisão em etapas: retenção e a evocação. a incubação e a criação. a avaliação e a adequação.

14 O caminho criativo Percepção A percepção é a atividade consciente, em nível sensorial, pela qual o homem identifica e conhece os fatos objetivos – os que estão fora dele – como também analisa os fatos subjetivos – os que estão nele. Estes fatos estimulam os órgãos dos sentidos e causam sensações capazes de dar a conhecer atributos das realidades. Pela percepção capta-se e tem-se consciência de dados que irão alimentar o intelecto com representações, imagens e informações.

15 O caminho criativo 1º Estágio: Retenção/evocação: é a capacidade que tem o espírito humano de reviver imagens, fatos e sensações que resultam das impressões causadas pelas realidades externas e internas. Todos esses fatos são reproduzidos na memória e a consciência os identifica. São dados e informações que se acumulam como “arquivo de imagens e de ideias”, constituindo o acervo cultural ou de conhecimentos de cada indivíduo. Muitos desses dados vão baixando do consciente para o inconsciente, isto é, saem da esfera da vivencia e ficam armazenados no subconsciente. Quando se busca uma ideia, convém esquecer a preocupação com o problema, desligar-se e deixar o inconsciente agir. Aos poucos, estabelecem-se relações inesperadas entre os dados com que foi alimentado, como percepções, lembranças, ideias.

16 O caminho criativo 2º Estágio: incubação e criação: é a atividade de imaginação criadora pela qual são elaborados os dados, as experiências, as imagens resultantes da percepção sensorial. Durante o ato criativos, tudo o que se “arquivou” no inconsciente vai aflorando e, por força da faculdade criadora da mente, estabelecem-se conexões entre os dados, entre as informações. São relações por contiguidade, por analogia, e mesmo por paralelismo, ou afastamento, que objetivam sintetizar, construir e organizar os elementos em solução criativa. Toda essa elaboração representa o momento mais sublime da criação, pois dela vai surgindo ou emergindo a “ideia”, ou a “resposta” tão procurada. É a gratificante ocasião em que o criador-artista, ou publicitário, não se contém e grita: Achei! Exemplo: há compositores e inventores que têm as melhores ideias em silêncio profundo, outros em intenso barulho.

17 O caminho criativo 3º Estágio: avaliação e adequação: uma vez encontrada a boa ideia, tem início o trabalho fastidioso de julgar e avaliar sua viabilidade e sua eficiência. Como será sua adequação ao problema? A atividade desta fase é consciente e racional para descobrir como melhor funcionará a ideia achada. Ela vem à consciência para ser aproveitada, e às vezes não se lhe dá a devida importância, mas é nesse momento que se descobrirá sua adequação ao público e aos veículos. Serão também julgados e avaliados os possíveis argumentos e opções de referenciais destinados a convencer e persuadir o consumidor a aceitar o que lhe é proposto. O resultado de adequação da solução ao problema deverá aparecer nas diversas formas de peças da campanha, ou seja: ilustrações, cartazes, textos, música, etc.

18 O caminho criativo Realização A concretização, ou materialização das ideias não é etapa do processo criativo, uma vez que agora é a realização material daquilo que saiu da mente na inspiração.

19 O caminho criativo Para se realizar um trabalho publicitário, é importante seguir estes momentos do processo criativo na hora da percepção: 1.Determinar bem o assunto sobre o qual se vai obter informações a partir do briefing. 2.Pesquisar e procurar dados que se refiram ao assunto (ler, folhear revistas, trocar ideias, etc.). 3.Refletir e concentrar o pensamento sobre aquilo que se deseja, anotando as ideias que ocorrerem. Os momentos de percepção poderão ser realizados em grupo (brainstorm), que será muito proveitoso.

20 O caminho criativo Na etapa da realização a criatividade do publicitário tem muitas áreas onde se manifestar, mas as principais acontecem nas mensagens, nos anúncios.

21 O caminho criativo 1.Na estrutura semântica dos anúncios Aqui podem ser aplicadas estratégicas criativas visando: À abordagem do tema, ou assunto, por ângulos novos e diferentes; À busca de melhor e mais original expressão do sentido; O uso de significados denotativos e conotativos; À variação da estrutura significativa da mensagem.

22 O caminho criativo 2. Na estrutura formal dos anúncios Aqui, há mais possibilidade do aparecimento da criatividade, podendo esta manifestar-se: Na ilustração e nos elementos visuais; No texto, nos títulos, nos slogans etc,; No aspecto gráfico-visual; massas, cores, diagramação; Nos apelos referenciais e emotivos; Na escolha do diferencial ou atributo que leve o consumidor a optar pelo produto; Na ênfase dada aos atributos intrínsecos e extrínsecos do produto; Na escolha da “promessa”, síntese daquilo que o anúncio oferece ao consumidor; No approach ou tratamento aplicado à linguagem.

23 Algumas características são comuns às pessoas criativas, entre as quais podemos destacar a curiosidade, a coragem (ausência do medo de errar), o interesse pelos outros, a independência da opinião alheia, a concentração nos objetivos, capacidade de “sair” do convencional (ver o problema sob outro ângulo), a facilidade de formular perguntas, interesse pela leitura e a determinação com que se atiram aos seus projetos. Como saber se você é criativo?

24 Resumindo, podemos dizer que uma pessoa criativa é aquela que consegue soluções para um problema, uma situação ou uma oportunidade. Ou seja, é aquele indivíduo que consegue encontrar soluções criativas para por em prática a sua criatividade.


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