A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 1."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 1

2 Aula de Hoje Compreender os diferentes conceitos de conhecimento e suas características. Compreender o conceito de ciência e a forma como ela surgiu e evoluiu. Conhecer os tipos de métodos e quais serão utilizados na área acadêmica e profissional. Compreender o que é tema e temática.

3 Pesquisa [...] “atividade voltada para a solução de problemas, que se utiliza de um método para investigar e analisar estas soluções, buscando também algo ‘novo’ no processo do conhecimento.” (PADUA apud CARVALHO, 1997, p. 147) [...] “o processo de pesquisa pode ser visto como uma estrutura de significados cujos elementos básicos são conceitos, eventos e fatos. [...] criar esta estrutura de significados em uma certa investigação é ter feito uma pesquisa coerente.” (MOREIRA, 1990, p. 5)

4 Conhecimento Deve ser compreendido como um processo dinâmico, inacabado e em constante transformação e adaptação. Ao relacionar-se com o meio, o homem faz uso de diversas formas de conhecimento e, por meio dessas formas, ele transforma o mundo ao mesmo tempo em que é transformado.

5 Conhecimento A ciência é uma das formas de conhecimento, com características próprias, com a possibilidade de ser verificada e comprovada por outros. O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo a penetrar nela, essa posse confere-nos a grande vantagem de nos tornar mais aptos para a ação consciente.

6 Conhecimento (científico) envolve apreender a realidade Diversas formas de apreender a realidade. Apreensão da realidade no campo científico. O Sujeito traz para si algo que está fora dele e que quer conhecer (o Objeto). SO Conhecimento

7 A produção do conhecimento, fruto dessa relação entre sujeito e objeto, é crivada pela teoria que a explica. Assim, dependendo da teoria, a preponderância é dada ora a um ora a outro. As teorias são sempre revisadas, alteradas, recriadas. O conhecimento científico não é dotado de verdade absoluta.

8 Ciência Para entender o mundo em que vive e a si próprio, o homem cria representações desse mundo. Estas representações são construídas intelectualmente criando conceitos mentais da realidade e, conforme vimos, a ciência expressa, portanto, uma das maneiras de explicar a realidade.

9 A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Conhecimento popular Conhecimento filosófico Conhecimento religioso Conhecimento científico

10 Francis Bacon e René Descartes foram os precursores da ciência moderna. A possibilidade da igualdade entre os homens surge pela primeira vez, objetivamente, por meio do conhecimento. http://pt.wikipedia.org/ http://en.wikipedia.org/

11 A ciência moderna Bacon e Descartes propõem o método de observação e de interpretação da natureza, que iguala os homens. Os homens não mais dependem da agudeza e do engenho subjetivos, a exemplo dos grandes pensadores de períodos anteriores.

12 Resultados da ciência Devem ser “objetivos”, ou seja, eles devem ser testáveis, repetíveis e passíveis de confirmação por meio de outros cientistas.

13 Definição de método Método - do Grego methodos, que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim" http://escoladeteologiaminasgerais.blogspot.com

14 Definição de método O termo método designa a ordem a ser seguida nos diferentes processos que são necessários para se chegar a determinado fim ou resultado. Procedimento regular, explícito e que pode ser repetido a fim de se conseguir algo material ou conceitual.

15 Conceitos de método e processo Método - procedimento sistemático, o dispositivo ordenado, em plano geral. Processo - aplicação do plano metodológico e a forma específica de executá-lo.

16 As constatações particulares é que levam às leis gerais. Método Indutivo (Indução) Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. dados particulares (suficientemente constatados) inferência verdade geral ou universal

17 Raciocínio indutivo científico ou incompleto O Tico é de cor preta. O Teco é de cor preta. O Tareco é de cor preta. Portanto, todos os cães são de cor preta. Todas as premissas são verdadeiras, mas a conclusão é falsa. A verdade das premissas não garante a verdade da conclusão. http://us.123rf.com/400wm/400/400/kadmy/

18 Método Indutivo Indução Principal crítica ao método indutivo alguns (observados, analisados, examinados) todos (não observados, inobserváveis)

19 Método Dedutivo (Dedução) Processo mental que, partindo de uma verdade geral ou universal, chega à dados particulares (vai do todo para a parte). verdade geral ou universal inferência dados particulares (suficientemente constatados) Partindo-se de teorias e leis gerais, pode-se chegar à determinação ou previsão de fenômeno ou fatos particulares

20 Raciocínio dedutivo O homem é mortal. João é homem. Logo, João é mortal. Todas as premissas são verdadeiras, e a conclusão é plausível. Cuidado com sofisma! https://ricardocampos.files.wordpress.com/

21 Então... O método dedutivo oferece conclusões verdadeiras às premissas verdadeiras, o método indutivo conduz a conclusões prováveis apenas. São formas de raciocínio, procedimentos racionais de argumentação ou justificação de uma hipótese. http://professoredmundo.com.br

22 Método científico Um conjunto de regras básicas para que um cientista desenvolva uma experiência com o objetivo de produzir conhecimento ou corrigir e complementar conhecimentos preexistentes. O método científico é baseado na junção de evidências empíricas, observáveis e mensuráveis, com base no uso da razão.

23 De modo geral, o método científico segue a seguinte sequência de eventos: problema hipótese experimentação conclusão se necessário uma nova hipótese www.wallstreetfitness.com.br

24 Tema e Temática Tema: aquilo que compõe o foco e o objetivo da pesquisa. O tema deve, antes de tudo, ser “viável". Temática: abrange uma área maior e inclui o tema. Para usarmos uma metáfora, se o tema é a casa, a temática é o bairro.

25  Tema: acidentes de trabalho  Problema: como reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil?  Tema: franchising  Problema: por que o mercado brasileiro se tem mostrado atraente para a prática do franchising?  Tema: ensino de 3º Grau: evasão  Problema: quais as causas da evasão escolar no 3º grau?

26 Ao escolher um tema é importante  Definir o tempo, o local, o espaço e o tamanho do objeto do que se pretende pesquisar.  Um bom tema de pesquisa deve despertar interesse tanto pela importância do assunto quanto pela possibilidade de realização e aprofundamento do mesmo.

27 É de suma importância que o tema esteja:  vinculado a uma área de conhecimento com a qual o aluno/pesquisador já tenha alguma intimidade intelectual;  sobre a qual já tenha alguma leitura específica e que, de alguma forma;  esteja vinculada à carreira profissional que esteja planejando para um futuro próximo.

28 Referências ARAÚJO, Inês Lacerda. Introdução à filosofia da ciência. 2. ed. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998. BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007. BASTOS, C.; KELLER, V. Introdução à metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

29 GALLIANO, A. G. (Org.). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, 1979. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Carregar ppt "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google