A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 6 para 7 de maio de 2016. «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 6 para 7 de maio de 2016. «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 6 para 7 de maio de 2016

2 «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve» (Mateus 11:28-30) Em um novo discurso, Jesus recriminou as cidades que não O haviam aceitado, apesar dos milagres nelas realizados ( Mateus 11:20-24 ). Imediatamente depois, louvou o Pai porque as pessoas humildes haviam aceitado a salvação que os sábios rejeitaram ( Mateus 11:25-26 ). Neste contexto, convidou aos que tinham o duro trabalho de ganhar sua salvação –mas seguiam cheios de pecado– a encontrar o descanso da salvação oferecida por Jesus. Uma salvação gratuita, «fácil» e «rápida». O descanso oferecido tem que ver também com uma relação pessoal com Deus em Seu dia de descanso ( Mateus 11:27 ).

3 «Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.» (Mateus 12:1-2) Uma boa parte dos Evangelhos se dedicam a narrar as atividades sabáticas de Jesus. A maior parte destes relatos se centran nas discrepâncias entre a maneira tradicional dos fariseus de entender o descanso sabático e a que tinha Jesus. É lícito colher espigas no sábado? É lícito curar no sábado? É lícito levar uma cama no sábado? Desde o retorno de Babilônia, os fariseus se haviam preocupado mais em não transgredir o mandamento do sábado que em desfrutar do descanso sabático oferecido por Deus.

4 «Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?» (Mateus 12:5) Davi e o pão da proposição (1 Samuel 21:1- 6). A fome de Davi e seus companheiros era mais importante que o propósito para que estava destinado este pão no ritual do Tabernáculo. Os sacerdotes no Templo podiam trabalhar no sábado, já que seu ministério estava ligado ao serviço de Deus. Jesus não estava procurando liberar a Israel do sábado, mas das regras sem sentido que haviam feito dele uma carga.

5 «E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?» (Mateus 12:10) É evidente que os fariseus consideravam que a cura de uma pessoa transgredia a observância do sábado. Jesus lhes mostrou a incongruência de estar disposto a transgredir o sábado para ajudar a um animal, mas não estar disposto a fazê-lo para ajudar a uma pessoa. Obcecados em seu pensamento, «saíram e formaram conselho contra ele para o matarem» (Mateus 12:14). É possível que meus conceitos sobre a observância do sábado me levem a julgar indevidamente as ações de meu irmão?

6 «Muitas vezes, médicos e enfermeiros são chamados durante o sábado para atender ao enfermo, e algumas vezes lhes é impossível dispor de tempo para repouso e assistência aos cultos devocionais. As necessidades da humanidade sofredora não devem jamais ser negligenciadas. Por Seu exemplo, o Salvador nos mostrou que é correto aliviar os sofrimentos no sábado. O trabalho desnecessário, porém, tal como tratamentos usuais e operações, que possam ser adiados, devem sê-lo. Faça-se com que os pacientes compreendam que os médicos e auxiliares precisam de um dia de repouso. Devem compreender que os obreiros temem a Deus, e querem santificar o dia que Ele separou para os Seus seguidores observarem como sinal entre Ele e eles» E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 7, pg. 106)

7 «Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor…» (Isaías 58:13-14) Jesus quis restaurar o sábado a seu verdadeiro significado. O que é permitido fazer no sábado? O bem (Mateus 12:12). Ele já havia indicado, através do profeta Isaías, como devíamos guardar o sábado para agradar a Deus:  Não fazer minha própria vontade.  Que sua observância seja uma delícia.  Honra-lo, não fazendo as atividades comuns do meu negócio.  Nem sequer falar de minhas ocupações semanais. Então, nos deleitaremos passando este tempo na companhia de Deus e de nossos irmãos.

8 «Não devemos em caso algum permitir que encargos e transações comerciais nos desviem a mente do sábado do Senhor, que Ele santificou. Nem devemos permitir que nossa mente se demore em coisas de caráter mundano. Mas a mente não pode ser refrigerada, vivificada e enobrecida sendo confinada quase todas as horas do sábado entre paredes, ouvindo longos sermões e orações tediosas, formais. O sábado do Senhor é mal-empregado se for assim celebrado. O objetivo para o qual foi criado não é atingido. O sábado foi feito para o homem, para lhe ser uma bênção mediante o desviar-lhe a mente do trabalho secular para a contemplação da bondade e glória de Deus. É necessário que o povo de Deus se reúna para falar sobre Ele, para trocar pensamentos e ideias a respeito das verdades contidas em Sua Palavra, e dedicar uma parte do tempo à devida oração. Esses períodos, porém, mesmo no sábado, não devem ser tornados tediosos por sua extensão e falta de interesse» E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 2, pg. 516)


Carregar ppt "Lição 6 para 7 de maio de 2016. «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google