A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Web Health Application for ADHD Monitoring INFORMAÇÃO DE APOIO SESSÃO 3 Programa de Treino para Pais e Professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Web Health Application for ADHD Monitoring INFORMAÇÃO DE APOIO SESSÃO 3 Programa de Treino para Pais e Professores."— Transcrição da apresentação:

1 Web Health Application for ADHD Monitoring INFORMAÇÃO DE APOIO SESSÃO 3 Programa de Treino para Pais e Professores

2 A intervenção comportamental pode incluir: Ensinar à criança comportamentos novos, de substituição Recompensar a criança por usar comportamentos apropriados Ajudar a criança a aprender sobre o que “precipita” o comportamento e como evitar e afastar-se desses “precipitantes” Alterar o que acontece à volta da criança de modo a promover o comportamento apropriado Ajudar a criança a desenvolver os seus pontos fortes Ensinar a criança a identificar as emoções e a expressá-las de forma apropriada Identificar os momentos difíceis para a criança e planear formas de a apoiar nesses momentos Exceptional Children. Retirado de: http://ec.ncpublicschools.gov/instructional-resources/behavior-support/resources/behavior-intervention-plan 1 Build your networkIdentify the relevant behaviour Observe the behaviourIdentify the functionIntervention planVerify the results 23456 Voltar ao ppt principal 4. Planificar a intervenção e/ou desenvolver o Plano de Intervenção Comportamental

3 Ignorar os comportamentos desafiantes Se a função do comportamento é obter atenção, este pode reduzir se não for dada atenção quando a criança apresenta o comportamento desafiante (não manter o contacto ocular, não chamar o nome da criança, não dar uma reprimenda. As tentativas de redireccionar o comportamento, dando atenção à criança, pode, inadvertidamente aumentar o comportamento desafiante. Recompensar o “bom” comportamento Quando reforça um comportamento apropriado (ex. Através do elogio), está a ensinar à criança como quer que ela se comporte e, assim, a aumentar a probabilidade de ela repetir o comportamento “bom”. Quando a criança demonstrar o comportamento apropriado, em vez de dizer apenas “Boa”, diga-lhe o que fez bem: “Boa, levantaste a mão antes de falares”. Tornar a vida mais agradável, excepto após ocorrer o comportamento desafiante Outra forma de diminuir o comportamento desafiante é tornar os objectos de que gosta mais acessíveis, dar mais atenção positiva, e mais oportunidades para aceder às suas actividades preferidas. Esta abordagem permite à criança obter o que quer (atenção e interacções) sem ter de se comportar apropriadamente. Pedidos de “alta probabilidade” Peça acções que a criança consegue, facil e rapidamente, fazer – pedido de “alta probabilidade”. Fazer pedidos usando uma sequência de “alta probabilidade” irá aumentar a probabilidade de que a criança consiga ter sucesso e cumpra todos os pedidos. Técnicas de Intervenção Comportamental Targeting the Big Three – Challenging Behaviours Caregiver Manual 4. Planificar a intervenção e/ou desenvolver o Plano de Intervenção Comportamental

4 Time-out Time-out significa perder o acesso a objectos/actividades preferidas como consequência da ocorrência do comportamento desafiante, normalmente funciona retirando a criança do contexto onde estão os objectos/actividades preferidos. Os time-outs apenas podem ocorrer quando a criança está em time-in, isto é, se não estiver a acontecer nada (agradável para a criança) antes do time-out, estamos simplesmente a mudá-la de um local não estimulante para outro local não-estimulante. Como usar o time-out correctamente: Antes do time-out deve estar a ocorrer uma actividade interessante para a criança O time-out não deve servir para que a criança evite ou adie uma tarefa que não goste O time-out deve ter lugar num contexto “despido”, desinteressante. Não deve ser dada atenção à criança durante o time-out. Diga-lhe simplesmente, “Bateste no teu irmão, não há mais televisão. Vai para o …(local do time-out) até te acalmares.” O time-out deve ser interrompido pouco tempo após a criança ficar mais calma (aproximadamente 10 segundos depois de a criança acalmar) Criar intervalos entre as tarefas Devem ser proporcionados, frequentemente, intervalos nas tarefas. Os intervalos podem ser planeados de várias formas: após um determinado período de tempo a criança tem um intervalo; após um determinado número de tarefas a criança tem um intervalo (ex: após 3 respostas certas). A criança pode também ser ensinada a pedir o intervalo. Segmentar as tarefas Para diminuir o comportamento desafiante que permitiu à criança evitar a realização de uma tarefa pouco prazeirosa, torne a tarefa mais fácil de completar segmentando os passos necessários para terminar a tarefa. Isto é, inicia com a tarefa (ou parte da tarefa) que a criança consegue, com o mínimo de ajuda, realizar consistentemente e com sucesso. Depois adicione outro pequeno passo e, gradualmente aumente o número de passos até que a tarefa seja concluída. Técnicas de Intervenção Comportamental Targeting the Big Three – Challenging Behaviours Caregiver Manual 4. Planificar a intervenção e/ou desenvolver o Plano de Intervenção Comportamental

5 Estratégias baseadas nos antecedentes Estratégias baseadas nas consequências Involve a manipulação dos eventos que precedem o comportamento alvo Tentativa de prevenir: A ocorrência do comportamento problemático Involve a manipulação dos eventos que ocorrem após o comportamento alvo Tentativa de: (a) aumentar a probabilidade de ocorrer uma resposta adaptada; (b) diminuir a probabilidade do comportamento problemático Intervenções dirigidas à tomada de escolhas, e.g., pedindo aos alunos para escolherem entre duas ou mais actividades da sala deaula; Modificar as tarefas, e.g. reduzindo o comprimento e/ou segmentando a tarefa em pequenas unidades; Ensino activo das regras da sala de aula, e.g. lembrando os alunos para “colocar o braço no ar antes de interromper a professora”. Reprimendas, de forma calma e em tom baixo, de preferência em privado, mantendo o contacto ocular com a criança Reforço token/fichas – as crianças ganham reforços imediatos (e.g. fichas, pontos) por corresponderem as expectativas e as fichas podem ser trocadas no final do dia/semana por reforços tangíveis (e.g. actividades escolares&familiares preferidas). Adapted from Du Paul & Weyandt, 2006 Descrição Exemplos Return to main ppt 4. Planificar a intervenção e/ou desenvolver o Plano de Intervenção Comportamental

6  Organizar e simplificar o ambiente físico  Horários e rotinas previsíveis  Posto de trabalho bem definido  Usar pistas visuais  Pistas visuais durante as instruções  Colar post-its com regras e rotinas  Imagens para fornecer pistas sobre o comportamento esperado  Usar exemplos concretos Pistas relativas à organizaçãoPistas visuais  Diversificar as tarefas  Usar reforços/recompensas que sejam significativas  Usar modelagem, pistas visuais, físicas  Eliminar distrações visuais  Eliminar disctrações auditivas  Introduzir tarefas novas/desconhecidas num ambiente familiar Ambiente da sala de aula  Ensinar a aceder apropriadamente aos items (actividades/objectos) que deseja  Praticar situações sociais/role-play  Histórias sociais  Ensinar estratégias de auto-controlo, como comunicar adequadamente com os outros, a necessidade de respeitar os limites sociais Competências sociais Estratégias Preventivas (Vitto, 2002)

7  Criar uma tabela relativa às rotinas e ao horário. Preparar a criança com antecedência para eventuais mudanças na rotina  Limitar as distrações durante os períodos em que a criança está em tarefa (i.e. trabalhos de casa)  Fornecer à criança feedback (e consequências) imediato  Usar incentivos antes da punição. Recorrer a consequências com maior impacte na criança.  Prestar atenção positiva à criança…preste atenção a quando executa comportamentos positivos  Promover a prática de exercício físico  Não comparar (a criança com os pares) Estratégias Preventivas (Vitto, 2002) PPT (return)


Carregar ppt "Web Health Application for ADHD Monitoring INFORMAÇÃO DE APOIO SESSÃO 3 Programa de Treino para Pais e Professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google