A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, própria e dos demais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, própria e dos demais?"— Transcrição da apresentação:

1 Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, própria e dos demais?

2 – Parece que as causas são multifatoriais (sistêmicas), ou seja, – Decorrem de RELAÇÕES interdependentes e inter-relacionadas entre diversos componentes do HABITAT.

3 –Como remediá-las? PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS/CONVERGENTE Que possibilitam a visão e a de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares, cujo desempenho podem afetar, positiva ou negativamente, a sociedade como um todo. Que possibilitam a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares, cujo desempenho podem afetar, positiva ou negativamente, a sociedade como um todo. Ou seja, desenvolvem a CONVERGÊNCIA

4

5

6

7

8

9

10 DICIONÁRIO LUFT – DEFINIÇÃO DE HARMONIA HAR.MO.NI.A s.f. 1. Boa disposição das partes de um todo; proporção. 2. Paz entre as pessoas; concórdia. 3. Sucessão agradável de sons. 4. (Mús.) Arte de formar e encadear acordes. REGÊNCIA NOMINAL HARMONIA s.f. - com, entre: Harmonia do homem com a natureza, harmonia entre o homem e a natureza. Viver em harmonia com a natureza e consigo mesmo. A paz é um estado de harmonia entre os homens (ou dos homens uns com os outros). com: "Grandes cidades da era moderna das quais se fez ausente a harmonia com a natureza" (Flávio L. Chaves, EVRS, 109). "A harmonia da inteligência com as idéias naturais chama-se razão" (Camilo: Cruz); a harmonia entre inteligência e as idéias... - Locução de (ou em) harmonia com [de acordo com]: "Estar de harmonia com as idéias de alguém" (Aulete). "Isto está em harmonia com o texto do livro" (Herculano: Aulete). entre: "A harmonia entre a nossa propaganda e o sentimento geral do país" (Rui: Fernandes); a harmonia da propaganda com o sentimento...

11

12

13 Quanto as metodologias de Planejamento e Gestão, cabe salientar que: A) O gráfico Planejamento e Gestão Sistêmicos/Convergente utiliza a metodologia BSC - Balanced Scorecard: - os 4 processos da Gestão da Estratégia: 1- Tradução da Visão; 2- Comunicação e conexão; 3- Planejamento; 4- Feedback e Aprendizado.

14 B) Estamos na fase de Tradução da Visão, por isso, ao desenvolvermos os focos prioritários devemos levar em conta as 4 perspectivas: 1- do Cliente, no caso, da Sociedade; 2- das Finanças, no caso, dos Recursos; 3- Processo Organizacional; 4- Aprendizado e Crescimento/Inovação.

15

16 C) Tudo isso de forma sistêmica/convergente, ou seja, tendo uma visão global por ocasião da atuação no que foi priorizado. Para tanto: c.1: Estamos reunidos no Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional para, conjuntamente, desenvolvermos os 3 temas prioritários que foram escolhidos = grupos temáticos; c. 2: Teremos uma mecânica de trabalho que inclui: TEMÁTICA - Identificação e qualificação de assunto a ser tratado. ATORES - Quem tem poder político de decisão e conhecimento sobre o Tema. METAS - O que precisa ser feito para alcançar o desejado. TEMPO - Definição de prazos necessários RESULTADO - A solução que se pretende construir

17 c. 3: Ferramentas Operacionais: - DIÁLOGOS DE CONVERGÊNCIA - OFICINAS DE SOLUÇÃO D) Podemos, buscar um alinhamento de critérios e indicadores que constam de diversas diretrizes nacionais e internacionais, como, por exemplo:.Estudos das Universidades.Agendas Sindicais.Agenda OCERGS.Pacto pelo Rio Grande.Rumos 2015.Agenda 2020.Planejamentos Estratégicos Regionais.IDO - Índice de Diferenciação Organizacional.Internacional IDEA - Guia de Avaliação da Democracia Local.Agenda Habitat; etc. Inclusive daqueles critérios e indicadores que nós já utilizamos de forma isolada e que podem ser otimizados com a convergência.

18 E) Devemos priorizar a mensuração da QUALIDADE DAS RELAÇÕES, com indicadores de: densidade, amplitude, adensamento e enraizamento da rede (Territórios Vitoriosos - O Papel das Redes Organizacionais - Gláucia Maria Vasconcellos Vale) F) Dessa forma podemos criar indicadores e um índice de desenvolvimento sistêmico/convergente (IDS - IDC)

19

20

21

22

23 QUAIS OS REFLEXOS SISTÊMICOS DESSA FORMA DE ATUAÇÃO? 1- Cumprimento de diretrizes nacionais e internacionais: Exemplos: Conferência Internacional das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento – Cairo; Declaração de Istambul sobre Assentamentos Humanos; 8° Objetivo de Desenvolvimento do Milênio - Criar uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento; - Fundação Nacional de Qualidade – Fundamentos de Excelência; etc. Em decorrência disso e por gerar diminuição no risco dos investimentos...

24 2- Acesso a recursos humanos e monetários: Exemplos: - ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa; - DJSI – Dow Jones Sustentability Indexes; - Parágrafo 50 da Agenda Habitat para Municípios; - etc. Em verdade, o Planejamento e Gestão Sistêmicos/Convergente, com o estabelecimento de alguns focos prioritários e com a utilização de indicadores cria, com transparência, um ciclo de efeitos públicos, propiciando, Com CONVERGÊNCIA, Sustentabilidade, Efetividade e Qualidade de vida.

25 No mesmo sentido, o parágrafo primeiro da Agenda Habitat para os Municípios: realizados por meio da solidariedade e cooperação “...Há um senso de grande oportunidade e esperança de que pode ser construído um novo mundo, no qual o desenvolvimento econômico e social e a proteção ambiental, como componentes do desenvolvimento sustentável interdependentes e que se reforçam mutuamente, podem ser realizados por meio da solidariedade e cooperação dentro e entre países através de parcerias eficazes em todos os níveis.”

26 Qual é o sentido da vida? Qual é a nossa missão comum? Parece que o mais importante na vida é a Qualidade das Relações que estabelecemos com nossa consciência e com os seres vivos e objetos que interagimos. Parece mais, parece que para nós atingirmos a sustentabilidade, a efetividade e a qualidade de vida é necessário que percebamos isso. Rodrigo (rsmoraes@mp.rs.gov.br)‏


Carregar ppt "Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, própria e dos demais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google