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Ponto de Presença da RNP em São Paulo VI ENCONTRO REDECOMEP Jairo Carlos Filho 27/05/2010.

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1 Ponto de Presença da RNP em São Paulo VI ENCONTRO REDECOMEP Jairo Carlos Filho jcarlosf@usp.br 27/05/2010

2 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Histórico: Maio/05: Início da articulação para criação do Comitê Gestor. Nov/2005: Assinatura do MoU. Dez/2006: Especificação da rede. Ago/2007: Contratação da Eletropaulo Telecom. Out/2007: Inicio da instalação da rede Ago/2008: Inauguração da rede.

3 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Modelo Cessão de fibra óptica na modalidade de IRU (Indefeasible Right of Use).

4 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Por quê o modelo? As áreas metropolitanas de São Paulo e dos municípios vizinhos são extremamente complexas e com enormes interferências, tais como vias expressas, rios, afluentes, túneis, entre outros, os quais dificultam a implantação; A obtenção de todas as concessões dos órgãos públicos para a implantação da rede pode dificultar sobremaneira a viabilização do projeto; Eletropaulo e outras empresas de telecom dispõem de uma rede ampla que permeia todas as regiões envolvidas, portanto, já implantada e disponível e com redundância; Modelo de prestação de serviço pode ser vinculado a um SLA rigoroso, que irá garantir a operação contínua da rede; Custo de implantação da rede, por um período de 10 ou 15 anos, compatível com outras implantações semelhantes, porém com menor abrangência e tamanho.

5 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Condições de fornecimento 02 (duas) fibras ópticas apagadas. Serviço dividido em 21 lotes. Período de IRU para 10 anos, incluindo os serviços de projeto, instalação, operação e manutenção deste par de fibras ópticas, em caráter de cessão. Custos pertinentes ao treinamento e manutenção das equipes de Operação e Manutenção (O&M) e Gerência de Rede, necessárias para o atendimento 24x7 da operação sob responsabilidade da empresa. SLA 99,3 %. Materiais de instalação e reposição, necessários na manutenção preventiva e corretiva da rede óptica disponibilizados pela empresa, sem ônus para a RNP. Tempo de recuperação de falha (MTTR) de até 4 (quatro) horas.

6 Ponto de Presença da RNP em São Paulo 7ª redecomep a ser inaugurada. 145 km de extensão. 10 pontos conectados. Topologia flat L2 (não há roteamento no backbone). Gerência da rede realizada através de vlan exclusiva Roteamento aplicado somente à rede de gerência. Devido a subutilização do anel, não foi aplicado QoS na rede. Equipamentos estão preparados para aplicação de QoS ou adoção de IPv6 junto aos clientes MetroSampa. Transporte transparente entre cliente e ISP (L2). Rede construída

7 Ponto de Presença da RNP em São Paulo USP CCE (Nó 1) LOTE 1 UNESP REITORIA (Nó 05) LOTE 1 UNIFESP/VC (Nó 02) LOTE 1 UNESP IFT LOTE 5 NIC BR (Nó 04) LOTE 2 INCOR (Nó 03) LOTE 1 USP FD LOTE 5 CEFET LOTE 5 UFABC–1 LOTE 16 25,6 KM 7,5 KM 13,4 KM 21,9 KM 24,2 KM 35,2 KM 5,3 KM 2,7 KM 9,7 KM Rede MetroSAMPA COMPLEXO PINHEIROS Topologia da rede – 10 pontos

8 Ponto de Presença da RNP em São Paulo UFABC–1 LOTE 16 CINEMATECA USP CCE (Nó 1) LOTE 1 UNESP REITORIA (Nó 05) LOTE 1 UNIFESP/VC (Nó 02) LOTE 1 UNESP IFT LOTE 5 NIC BR (Nó 04) LOTE 2 INCOR (Nó 03) LOTE 1 USP FD LOTE 5 CEFET LOTE 5 25,6 KM 7,5 KM 13,4 KM 21,9 KM 24,2 KM 35,2 KM 5,3 KM 2,7 KM 9,7 KM Rede MetroSAMPA COMPLEXO PINHEIROS PUC 5,3 KM 3 KM HOSPITAL DAS CLINÍCAS Topologia da rede – 13 pontos

9 Ponto de Presença da RNP em São Paulo USP CCE (Nó 1) LOTE 1 UNESP REITORIA (Nó 05) LOTE 1 UNIFESP/VC (Nó 02) LOTE 1 NIC BR (Nó 04) LOTE 2 INCOR (Nó 03) LOTE 1 USP FD LOTE 5 CEFET LOTE 5 UFABC–1 LOTE 16 25,6 KM 7,5 KM 13,4 KM 21,9 KM 24,2 KM 35,2 KM 2,7 KM 9,7 KM Rede MetroSAMPA PUC 5,3 KM UNESP IFT LOTE 5 5,3 KM FUNART MACKENZIE MP-USP 3 KM IPEM COMPLEXO PINHEIROS HOSPITAL DAS CLINÍCAS 8,3 KM Topologia da rede – 19 pontos UNESP CINEMATECA CCSP

10 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Gerência de operação e manutenção da MetroSampa coordenada a partir do PoP-SP, localizado no Centro de Computação Eletrônica da USP. Todas Instituições participantes do anel principal contam com o suporte de nível 1 (24x7x365) do NOC CCE/USP. Suporte de nível 2 realizado pela equipe local gerenciadora do nó. Esquema adotado para garantir a operação contínua do anel. Quando o PoP-SP ou os gestores dos nós detectem alterações de desempenho em alguma das rotas, que não seja falha de seus equipamentos, acionam o Centro de Gerência da Eletropaulo para abertura de um chamado técnico. Gerência da rede

11 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Estabelecimento de acordo formal para gestão da rede. Definição de políticas para atendimento de necessidades específicas dos clientes. Definição de políticas relacionadas à segurança. Melhoria dos processos de gerência da rede, com vistas ao estabelecimento de SLA. Plano para evolução da rede. Conectividade à Internet por cliente. Responsabilidade sobre os ativos da rede. Modelo de gestão futuro

12 Ponto de Presença da RNP em São Paulo Perguntas? Final


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