A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do trabalho ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA Profª Maria Cristina Bahia Wutke

2 Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito e Demócrito – matemática, astronomia, física e medicina (atuais cientistas e não filósofos) Médicos renascentistas deram os primeiros passos à Fisiologia Moderna Estudos e observações provenientes das Grandes Guerras Primeiras descrições da anatomia e fisiologia estomacal com observações da digestão estomacal – século XIX – pelo médico americano William Beaumont com o caçador de peles canadense, Alexis St. Martin

3 Anatomia Humana Ciência que estuda as formas e estruturas do corpo e suas partes PNA (Paris Nomina Anatomica) –comissão responsável pela nomenclatura anatômica utilizada em todo o mundo Anatomia pode ser dividida em duas disciplinas: Anatomia setorial, regional ou topográfica: divide a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membro superior, tórax, abdômen, coluna vertebral, pelve, períneo e membro inferior. Anatomia sistemática: - divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.

4 Divisão do corpo humano
A análise setorial anatômica consiste no conhecimento da exatidão das formas, da posição, tamanho e relação entre as demais estruturas. Divisão do corpo humano Classicamente: cabeça, tronco e membros A cabeça se divide em face e crânio O tronco em pescoço, tórax e abdome Os membros em superiores e inferiores Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.

5 Divisão do Estudo da anatomia
Osteologia: parte da anatomia que estuda os ossos. Miologia: parte da anatomia que estuda os músculos. Sindesmologia ou Artrologia: parte da anatomia que estuda as articulações. Angiologia: parte da anatomia que estuda o coração e os grandes vasos. Neuroanatomia: parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o periférico. Estesiologia: parte da anatomia que estuda os órgãos que se destinam à captação das sensações. Esplancnologia: parte da anatomia que estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária. Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são drenados diretamente na corrente sanguínea. Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.

6 Organização anatômica do corpo humano

7 Posição anatômica

8 Divisões básicas 1. Direção – considerar o corpo na posição anatômica:
Os sistemas de divisão anatômica do corpo foram adotados para facilitar a uniformidade de descrição e estudo. São: direção, planos e cavidades. 1. Direção – considerar o corpo na posição anatômica: a. Superior: acima, em direção à cabeça. Ex; cabeça é superior ao pescoço    b. Inferior: está abaixo da cabeça. Ex; o pé é inferior ao tornozelo c. Anterior ou ventral: situado na frente. Ex: o umbigo é anterior à coluna vertebral d. Posterior ou dorsal: situado atrás.Ex: a coluna vertebral é posterior ao tubo digestivo e. Cefálica: posição observada em relação à cabeça (regiões). Ex: caixa toráxica é cefálica em relação à cavidade abdominal f. Medial: mais próxima da linha média do corpo. Ex: a ulna é a região medial do antebraço, dedo mínimo é medial da mão g. Proximal: mais próxima do ponto de origem. Ex: cotovelo é proximal ao punho h. Distal: região mais distante do ponto de origem. Ex: punho é distal ao cotovelo i. Lateral: ponto que se afasta da região medial. Ex: rádio é lateral à ulna

9 2. Planos  Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em três dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas as estruturas. Também nos permite dizer se uma estrutura é lateral ou medial. Dizemos que é lateral quando a estrutura se afasta da linha mediana e dizemos que é medial quando ela se aproxima da linha mediana. Por exemplo, podemos dizer que o mamilo é medial e que o ombro é lateral.

10 Plano mediossagital: quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana. Divide o corpo em duas metades, uma porção direita e outra esquerda.    Plano Sagital: é o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior, possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano.  Plano Transversal ou horizontal: é o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior  ou inferior. Plano Coronal ou vertical: é o plano que corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Possui esse nome porque passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele determina se uma estrutura é anterior ou posterior. Podemos dizer, tendo esse plano como referência, que o nariz é anterior e que o ângulo da mandíbula é posterior.

11

12

13

14

15 3. Cavidades do corpo: os espaços dentro do corpo contêm órgãos internos chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos.   a. Cavidade dorsal: está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por: - Cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges). - Cavidade vertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais. b. Cavidade Ventral: está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. O diafragma (diaphragma = partição ou parede), um músculo importante da respiração, divide a cavidade ventral em: - Cavidade torácica, que é a porção superior. Possui duas cavidades pleurais em torno de cada pulmão, e a cavidade pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração - cavidade abdominopélvica, que é a porção inferior, contém órgãos localizados abaixo do diafragma como rins, intestinos, fígado e outros.

16

17 Cavidades do corpo – Dorsal e Ventral


Carregar ppt "Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google