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Parâmetros Curriculares Nacionais Geografia

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Apresentação em tema: "Parâmetros Curriculares Nacionais Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros Curriculares Nacionais Geografia

2 Ensino Fundamental 1ª- Brasil -> década de 40 -> Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo -> Departamento de Geografia -> professores licenciados -> influência francesa Vidal de La Blanche. Geografia -> explicação objetiva e quantitativa da realidade -> asséptica -> não politizada -> neutralidade -> Geografia tradicional -> estudava-se a população, mas não a sociedade -> relações sociais. Os procedimentos didáticos adotados-> descrição e memorização. Desenvolvimento do capitalismo -> fase concorrencial -> substituída pela fase monopolista do grande capital. Espaço globalizado -> tecnologias aeroespaciais -> fotos satélites -> computador -> SIG -> Sistemas Geográficos da Informação

3 Geografia Marxista -> década de 60 -> relações entre a sociedade, trabalho, natureza -> produção no espaço geográfico. Não basta explicar o mundo é preciso transformá-lo. Geografia tradicional -> Geografia marxista ortodoxa -> negligenciam a relação homem/sociedade/natureza. Nas últimas décadas -> Geografia -> diferentes percepções do espaço geográfico e sua construção -> explicações mais plurais -> relacionada com outros campos do saber: antropologia -> sociologia -> biologia... 2ª Fundação Carlos Chagas a geografia está permeada de indefinição e confusão. Separação da Geo humana e da Geo física, pendendo para um dos lados. O ensino da Geo -> busca a compreensão da realidade -> o conhecimento geográfico.

4 Conhecimento Geográfico:
Objetivo da Geografia -> explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza -> diferentes noções espaciais e temporais -> fenômenos sociais, culturais e naturais. O espaço geográfico é produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade em épocas distintas. A geografia deve ter como objetivo mostrar ao aluno o que é cidadania e o sentimento de pertencer a uma realidade -> e sentir-se membro participante e afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente. Aprender e ensinar Geografia Até hoje a maneira mais comum de se ensinar Geografia -> discurso do professor/livro didático -> descrito e explicado de forma descontextualizado do lugar e do espaço. Abordagens atuais -> práticas pedagógica -> que possibilitam aos alunos conhecer e utilizar.

5 A paisagem local -> espaço vivido -> objeto de estudo nos dois primeiros ciclos.
A compreensão de como a realidade local relaciona-se no contexto global -> trabalho a ser desenvolvido durante toda a escolaridade -> cada vez mais abrangente. A Geografia -> ao pretender o estudo dos lugares, suas paisagens e território -> trabalho interdisciplinar. A linguagem cartográfica tem reafirmado a sua importância. Objetivos Gerais da Geografia para o Ensino Fundamental Ao longo dos oito anos do ensino fundamental espera-se que: Conhecer o espaço geográfico, funcionamento da natureza em suas múltiplas relações. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade. Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.

6 Compreender as melhorias nas condições de vida, direitos políticos, avanços tecnológicos -> conquistas de conflitos e acordos. Fazer leitura de imagens, dados, documentos de diferentes fontes de informação. Saber utilizar a linguagem cartográfica. Valorizar o patrimônio sóciocultural e respeitar a sóciodiversidade, direito dos povos e individuais. Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos A seleção de conteúdos da Geografia deve contemplar temáticas de relevância social, para a construção de uma identidade com o lugar onde se vive -> e com a nação brasileira -> constituída por múltiplas e variadas culturas -> respeito às diferenças étnicas e sócioculturais.

7 Primeiro ciclo: Geografia/Ensino
A Geografia deve abordar questões relativas à presença e ao papel da natureza -> sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais, na construção do espaço geográfico. Observar, descrever, representar e construir explicação são procedimentos que podem aprender a utilizar - mesmo com pouca autonomia. Esse ciclo é o momento de ingresso da criança na escola -> desenhar é uma maneira de se expressar -> característica desse segmento da escolaridade -> início da aprendizagem de noções de proporção, distância e direção. O início do processo da linguagem cartográfica -> mapas simples -> situações significativas. O estudo do meio, o trabalho com imagens e representação dos lugares são recursos didáticos interessantes onde os alunos podem construir e reconstruir -> as imagens e as percepções -> da paisagem local. A interface com a HISTÓRIA -> essencial. Ciências -> afinidade -> funcionamento da natureza -> suas determinações na vida dos homens.

8 Objetivos da Geografia - 1º Ciclo
reconhecer na paisagem local as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade. Comparar a natureza local com outras paisagens. Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam. Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas. Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância. Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem.

9 Blocos temáticos: Paisagem local
São muitos e variados os temas que podem ser pesquisados a partir do estudo da paisagem local, o professor poderá utilizar um ou mais blocos temáticos no estudo da paisagem local. Tudo é natureza -> presença da natureza em tudo que está visível ou não na paisagem local -> no bairro -> estado -> região -> mundo. Conservando o ambiente -> compreensão das diferentes relações que indivíduos, grupos sociais e sociedades estabelecem com a natureza no dia-a-dia. Transformando a natureza: Diferentes paisagens> estudo sobre os motivos, as técnicas e as conseqüências da transformação e do uso da natureza. O lugar e a paisagem – trata das relações mais individualizados dos alunos com o lugar em que vivem -> vínculos familiares -> trabalho ... Os blocos temáticos contemplam conteúdos de diferentes dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais -> considerados como fundamentais para atingir capacidades definidas para esse segmento da escolaridade.

10 Critérios de Avaliação
A avaliação deve ser planejada e alguns critérios estabelecidos: Reconhecer manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na vida cotidiana e na paisagem local. Reconhecer, localizar e comparar características da paisagem local com outras paisagens. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.

11 Segundo Ciclo – Ensino e Aprendizagem de Geografia
Deve neste ciclo abordar as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais, considerando o papel do trabalho, de tecnologias, da informação, comunicação e do transporte. O objetivo central é que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e paisagem rural ->como foram constituídas -> como sintetizam múltiplos espaços geográficos. No segundo ciclo, às possibilidades de aprendizagem dos alunos se ampliam em vários aspectos. Maior autonomia em relação à leitura e escrita. Familiaridade com a rotina escolar e com o conhecimento escolarizado. O estudo sobre a representação do espaço segue de modo semelhante ao primeiro ciclo – mais aprofundada as noções de distância, direção, orientação, noções de proporção e escala. Os referenciais de localização, pontos cardeais, divisão e contornos políticos dos mapas, o sistema de cores e legendas podem e devem ser trabalhados. Continua sendo papel fundamental do professor considerar os conhecimentos que os alunos já possuem para planejar situações de ensino e aprendizagem significativas e produtivas. A Interdisciplinaridade é indicada.

12 Blocos temáticos; conteúdos as paisagens urbanas e rurais
São muitos e variados os temas a partir do estudo de paisagens urbanas e rurais. O professor poderá trabalhar com um ou mais blocos: O papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais-> pelo estudo comparativo de como diferentes grupos sociais utilizam e elaboram técnicas para superar problemas cotidianos. Informação, comunicação e interação -> refere-se às alterações que o fluxo de informações fez e faz na vida em sociedade. Distâncias e velocidade no mundo urbano e rural -> transporte e sua influência na vida em sociedade, as alterações que imprimem nas paisagens -> semelhanças e diferenças entre o urbano e o rural. Urbano e rural: modos de vida perceber, comparar como as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida -> considerando indivíduos e grupos sociais. - Os blocos temáticos contemplam conteúdos de diferentes dimensões: conceituais, procedimentais, atitudinais -> capacidades fundamentais para este segmento de escolaridade

13 Critérios para avaliação de Geografia no 2º ciclo
No final do segundo ciclo, os alunos devem ser avaliados e alguns critérios devem ser estabelecidos. Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras. Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo. Reconhecer o papel das tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais na estruturação da vida em sociedade. Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. Representar, interpretar informações sobre diferentes paisagens utilizando procedimentos convencionais da linguagem cartográfica. Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.

14 Orientações Didáticas
O ensino da Geografia, de forma geral, é realizado por meio de aulas expositivas, ou leitura do livro didático. É possível trabalhar com esse campo do conhecimento de forma mais dinâmica e instigante para os alunos -> que permitam “ler” a paisagem local e outras paisagens em outros tempos e espaços. Leitura e Paisagem Conhecer uma paisagem é reconhecer seus elementos sociais, culturais, naturais e a interação existente entre eles -> percebendo o processo de transformação e como contém múltiplos espaços e tempos. A leitura da paisagem pode ocorrer: de forma direta -> mediante a observação da paisagem de um lugar que os alunos visitaram. de forma indireta -> por meio de fotografias, da literatura, de vídeos, de relatos. O desenvolvimento da leitura da paisagem, possibilita ir ao encontro das necessidades do mundo contemporâneo no qual o apelo às imagens é constante.

15 Descrição e observação
A observação e a descrição são os pontos de partida básicos para início da leitura da paisagem e construção de sua explicação. A descrição é fundamental, porque a paisagem não é experimental e sim visual. Explicação e Interação A explicação é o momento da compreensão das interações dos fatos. Procura sempre decompor em partes -> caminho do particular para o geral -> induz e deduz sobre a realidade. Na Geografia o objeto de análise é o território e a paisagem.

16 Territorialidade e extensão
O território é a base física e material da paisagem, expressa-se numa determinada extensão – estabelecendo alguma forma de postura. As fronteiras se estabelecem por meio de diferentes relações de comércio, de comunicação, de circulação de pessoas e pela sua natureza concreta. A apropriação da natureza pela sociedade garante que se estabeleçam limites e fronteiras -> são concretas e localizáveis –> facilitando sua representação cartográfica. Analogia “Analogia” -> comparação, semelhança de relações. A Geografia tem por objetivo buscar a explicação das diferentes paisagens -> territórios e lugares como resultado de combinações próprias que marcam suas singularidades -> o que caracteriza o espaço mundial são as significativas diferenças entre os lugares.

17 Representação do Espaço no Estudo Geográfico
Espaço é noção e categoria. Noção -> sentido de estrutura mental que se constrói desde o nascimento até a formalização do pensamento. Categoria -> como objeto de estudo da geografia. A categoria de espaço geográfico como objeto de estudo dos geógrafos, deve ter um tratamento didático que possibilite a interação dos alunos. A compreensão do espaço geográfico será trabalhada sempre que se estudar a paisagem, o território e o lugar -> usando a leitura e a produção da linguagem cartográfica. A função social da linguagem cartográfica é comunicação de informações sobre o espaço -> ser significativa -> aprendizagem. Compreender e utilizar a linguagem cartográfica -> amplia as possibilidades dos alunos extrair, comunicar e analisar informações em vários campos de conhecimento.


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