A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diálogos – Português, 2.º ciclo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diálogos – Português, 2.º ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 Diálogos – Português, 2.º ciclo
O pronome pessoal em adjacência verbal Metas Curriculares 5.º ano G5 – Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando corretamente os pronomes átonos em frases afirmativas e negativas.

2 Recorda 1. Observa as seguintes frases:
Diálogos – Português, 2.º ciclo Recorda 1. Observa as seguintes frases: a. O João comprou uns chocolates. O João comprou-os. b. O João ofereceu os chocolates à Rita. O João ofereceu-lhe os chocolates. 1.1. A que classe pertencem as palavras os e lhe? R.: São pronomes pessoais átonos. 1.2. Em que posição se encontram? R.: Encontram-se depois do verbo, ligadas a ele por um hífen. 2. Escreve as frases O João comprou-os. e O João ofereceu-lhe os chocolates. na negativa. R.: O João não os comprou. / O João não lhe ofereceu os chocolates. 2.1. Explica o que aconteceu aos pronomes os e lhes, justificando. R.: Os pronomes foram colocados antes do verbo porque as frases são negativas.

3 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Em síntese Há pronomes pessoais que surgem sempre junto de um verbo: são os pronomes pessoais átonos. Geralmente, estes pronomes colocam-se a seguir ao verbo, unidos a ele por um hífen: A Ana provou-o na festa. Quando as frases são negativas, os pronomes colocam-se antes do verbo: A Ana não o provou na festa.

4 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Outras formas do pronome pessoal o, a, os, as Quando o pronome pessoal o, a, os, as está colocado depois do verbo, pode apresentar outras formas, dependendo da terminação do verbo.  O Rui está a lavar a louça.  O Rui está a lavá-la. (lavar-a  lavá-la)  Nós vimos o filme.  Nós vimo-lo. (vimos-o  vimo-lo)  A Ana fez uns bolos.  A Ana fê-los. (fez-os  fê-los)  Eles compraram dois livros.  Eles compraram-nos.  Eles colhem a fruta e dão a fruta.  Eles colhem-na e dão-na.  Ele põe o tabuleiro no forno.  Ele põe-no no forno. Conclui: Se a forma verbal termina em __, __ ou __, estas consoantes desaparecem e o pronome o, a, os, as assume as formas __, __, __, __. -r, -s ou -z, lo, la, los, las. Conclui: Se a forma verbal termina em ____________ (-am, -ão, -õe, -em), o pronome o, a, os, as assume as formas __, __, __, __. ditongo nasal no, na, nos, nas.

5 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas por pronomes pessoais. a. A Rita encontrou um cão vadio. A Rita encontrou-o. b. Ela deu um banho ao cão. Ela deu-lhe um banho. c. A Rita pediu aos pais para ficar com o cão. A Rita pediu-lhes para ficar com o cão. d. Os pais compraram uma casota preta e azul. Os pais compraram-na. e. A Rita fez uma almofada às flores para o cão. A Rita fê-la para o cão. f. A Rita e o pai dão muitos ossos ao cão. A Rita e o pai dão-nos ao cão.

6 Diálogos – Português, 2.º ciclo
2. Responde de forma afirmativa e de forma negativa às perguntas seguintes, substituindo as expressões sublinhadas por pronomes pessoais. Ex.: A professora entregou os testes? Sim, a professora entregou-os. / Não, a professora não os entregou. a. A Elsa disse a nota do teste aos pais? Sim, a Elsa disse-a aos pais. / Não, a Elsa não a disse aos pais. b. Os pais pediram o teste de Português à Elsa? Sim, os pais pediram-no à Elsa. / Não, os pais não o pediram à Elsa. c. Eles deram os parabéns à filha? Sim, eles deram-lhe os parabéns. / Não, eles não lhe deram os parabéns. d. A Elsa vai corrigir os erros? Sim, a Elsa vai corrigi-los. / Não, a Elsa não os vai corrigir. e. Ela e os pais veem os testes juntos? Sim, ela e os pais veem-nos juntos. / Não, ela e os pais não os veem juntos.

7 Diálogos – Português, 2.º ciclo
O pronome pessoal em adjacência verbal Metas Curriculares 6.º ano G6 – Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando-o corretamente nas seguintes situações: em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos.

8 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Observa Observa as frases seguintes: a. O Tomás deu um livro à irmã. c. direto O Tomás deu-o à irmã. c. O Tomás deu um livro à irmã. O Tomás deu-lho. (= lhe + o) b. O Tomás deu um livro à irmã. c. indireto O Tomás deu-lhe um livro. Conclui: Dois pronomes pessoais (nas formas de complemento direto e indireto) podem contrair-se numa só forma. Por exemplo: lhe + o = ____ lhe + as = ____ me + a = ____ te + os = ____ lho lhas ma tos

9 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. A Rita comeu uma fatia de bolo. A Rita comeu-a. b. Ela deu uma prenda ao Carlos. Ela deu-lhe uma prenda. c. O Ivo emprestou os patins ao irmão. O Ivo emprestou-lhos. d. A Isabel contou-me uma história muito engraçada. A Isabel contou-ma. e. Os teus avós compravam-te doces todos os domingos. Os teus avós compravam-tos todos os domingos. f. Podes oferecer essas camisolas às crianças? Podes oferecer-lhas?

10 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Observa Observa as frases seguintes nas quais destacámos palavras negativas: a. O Sérgio não comeu os bombons. O Sérgio não os comeu. b. Ninguém viu essa exposição de pintura. Ninguém a viu. c. Nenhum menino contou o segredo aos pais. Nenhum menino lhes contou o segredo. d. A Inês nunca conheceu o avô paterno. A Inês nunca o conheceu. e. Jamais telefonarei ao Jaime. Jamais lhe telefonarei. 1. Reescreve cada uma das frases, substituindo as expressões sublinhadas pelos pronomes pessoais adequados. 2. Diz em que posição colocaste os pronomes: antes ou depois da forma verbal? Antes da forma verbal.

11 Em síntese Em frases que contêm uma palavra negativa
Diálogos – Português, 2.º ciclo Em síntese Em frases que contêm uma palavra negativa (não, ninguém, nenhum, nunca, jamais, nada…), o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal. O Simão viu-o na escola. O Tomás não o viu na escola. O Carlos nunca o viu na escola. O Vítor jamais o viu na escola. Ninguém o viu na escola. Nenhum aluno o viu na escola.

12 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Observa 1. Classifica as palavras a negrito que iniciam cada uma das seguintes frases interrogativas: a. Porque ofereceste isto ao teu avô? b. Onde guardaste os teus livros? c. Como resolveste o problema? d. Quando viste a Joana? 2. Completa as frases seguintes com os pronomes interrogativos que ou quem: e. ___________ trouxe este presente? f. ___________ terá acontecido aos teus irmãos? 3. Substitui as expressões sublinhadas nas frases de 1. e 2. pelos pronomes pessoais adequados. a. Porque lhe ofereceste isto? b. Onde os guardaste? c. Como o resolveste? 3.1. Em que posição colocaste os pronomes: antes ou depois da forma verbal? Antes da forma verbal. advérbios interrogativos Quem Que d. Quando a viste? e. Quem o trouxe? f. Que lhes terá acontecido?

13 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Em síntese Em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal. Quem a conhece? Que lhe terá acontecido? Onde se encontra? Porque se apressa? Quando a viram na rua? Como se sentirá?

14 Diálogos – Português, 2.º ciclo
Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. Eu nunca tinha visto este filme. Eu nunca o tinha visto. b. Ninguém apreciou o discurso da Ana. Ninguém o apreciou. c. Durante o protesto, nenhum manifestante falou aos jornalistas. Durante o protesto, nenhum manifestante lhes falou. d. Como preferes a tua sopa? Como a preferes? e. Quando telefonaste à Joana? Quando lhe telefonaste? f. Onde compraram os vossos fatos de treino? Onde os compraram? g. Porque contaste o meu segredo ao Ricardo? Porque lho contaste?


Carregar ppt "Diálogos – Português, 2.º ciclo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google