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A TV Digital Braz Izaias da Silva Junior 22 de abril de 2010.

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Apresentação em tema: "A TV Digital Braz Izaias da Silva Junior 22 de abril de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 A TV Digital Braz Izaias da Silva Junior 22 de abril de 2010

2 “Interatividade na TV digital é importante?
Motivação “Interatividade na TV digital é importante? SIM NÃO A HISTÓRIA VAI JULGAR SE VOCÊ ESTAVA CERTO OU NÃO...

3 Charles Prestwich Scott journalist (1846 – 1932)
Motivação “Television? No good will come of this device. The word is half Greek and half Latin.” Charles Prestwich Scott journalist (1846 – 1932)

4 Mercado Brasileiro de TV
Cobertura de quase 100% do território nacional; Atinge 97% da população; 5 grandes emissoras com cobertura nacional; 478 geradoras ; Mais de Retransmissoras; Principal ou única opção de entretenimento, informação e cultura; Principal produtor e distribuidor de conteúdo nacional; Integração da Federação, preservação do idioma e cultura nacional. 4

5 Mercado Brasileiro de TV
2007 2008 Var x 1.000 % Total de Domicílios 55.770 100,0% 57.557 3,2% Fogão 54.707 98,1% 56.541 98,2% 3,4% Filtro de água 28.482 51,1% 29.676 51,6% 4,2% Geladeira 50.580 90,7% 52.989 92,1% 4,8% Freezer 9.041 16,2% 9.236 16,0% 2,2% Máquina de lavar roupa 21.858 39,2% 23.899 41,5% 9,3% Rádio 49.100 88,0% 51.173 88,9% Televisão 52.650 94,4% 54.753 95,1% 4,0% Microcomputador 14.772 26,5% 17.945 31,2% 21,5% 5

6 “As pessoas no Brasil compram TV antes de comprarem o fogão
TV Digital no Brasil “As pessoas no Brasil compram TV antes de comprarem o fogão (1) IBGE 2009, TELECO 2009

7 TV Digital no Brasil Penetração PC: 55% dos lares brasileiros
TV aberta: 98 % dos lares brasileiros Banda larga : 20% dos lares brasileiros (1) Computer Industry Almanac / IBGE (2) Telecom/ IBGE (3)

8 TV digital Interativa como uma ferramenta de inclusão digital
Digital TV no Brasil Baixa Adoção PC/internet Interatividade Alta Penetração TV aberta TV digital Interativa como uma ferramenta de inclusão digital

9 SW Appl, Internet, vídeo conferência Serviços de de telefonia
Convergência Digital: uma Tendência Inevitável Serviços de SW Appl, Internet, vídeo conferência Skype TI Tecnologia de Informação Serviços de de telefonia (fixa e móvel) Telecom SMS, , streaming VoIP You Tube TV portátil, móvel e IPTV Web TV Broadcasting Serviços de Televisão (OTA, Cabo, SAT) 9

10 1 2 3 Fases da Convergência Digital Infraestrutura Convergente
B IT T B IT Infraestrutura Convergente Cable SAT Broad Net Internet Servers WiFi WiMesh Cable SAT Broad Net Internet Servers WiFi WiMesh Telco Net Telco Net 1 2 Dispositivos Convergentes 3 PCs Laptop Palmtops TVs STB PCs Laptop Palmtops TVs STB Phones Phones Serviços Convergentes Voice Serv. Video Serv. Data Serv. Voice Serv. Video Serv.. Data Serv. Situação anterior Situação atual FUTURO PRÓXIMO

11 TV Digital: uma Área Convergente
Radiodifusão (OTA) Telefonia móvel Aparelhos Elétricos e Eletrônicos   Dispositivos individuais Paradigma da comunicação 1 p/ 1 Paradigma da comunicação 1 p/ N Modelo de negócio baseado em pagamentos mensais Modelo de negócio baseado em publicidade Prestação de serviços sobre concessões públicas Prestação de serviços sobre concessões públicas Serviço baseado em conteúdo Canais de voz e datos Information Technology (PC + internet) Dispositivos altamente customizados Modelo de negócios baseado em pgtos. mensais em publicidade Serviços orientados para entrega de conteúdo e dados Paradigma da comunicação N p/ N Prestação de serviços baseada em empresas privadas

12 equipamentos de recepção
Cadeia de Valor: TV Analógica Indústria de equipamentos de recepção Telespectadores Passivos Anunciantes Redes de Televisão Aberta Produtores de Conteúdo Indústria de Transmissão 12

13 equipamentos de recepção
Cadeia de Valor : TV Digital Aberta Provedores de Chipsets para Set Top Box Indústria de equipamentos de recepção Telespectadores Passivos Provedores de software embarcado Anunciantes Redes de Televisão Aberta Produtores de Conteúdo Softwares para equipamentos de transmissão Indústria de Transmissão 13

14 equipamentos de recepção
Cadeia de Valor : TV Digital Aberta e Interativa Provedores de middleware Desenv. de aplicações interativas Provedores de ferramentas para desenv. de aplicativos Ginga Provedores de software embarcado Softwares para equipamentos de transmissão de Chipsets para Set Top Box Produtores de Conteúdo Anunciantes Redes de Televisão Aberta Indústria de equipamentos de recepção Transmissão Telespectadores Passivos 14

15 equipamentos de recepção
Cadeia de Valor : TV Digital Aberta e Interativa Provedores de middleware Desenv. de aplicações interativas Provedores de ferramentas para desenv. de aplicativos Ginga Provedores de software embarcado Softwares para equipamentos de transmissão de Chipsets para Set Top Box Produtores de Conteúdo Anunciantes Redes de Televisão Aberta Indústria de equipamentos de recepção Transmissão Telespectadores Passivos 15

16 equipamentos de recepção
Cadeia de Valor : TV Digital Aberta e Interativa Provedores de middleware Desenv. de aplicações interativas Provedores de ferramentas para desenv. de aplicativos Ginga Provedores de software embarcado Softwares para equipamentos de transmissão de Chipsets para Set Top Box Produtores de Conteúdo Anunciantes Redes de Televisão Aberta Indústria de equipamentos de recepção Transmissão Telespectadores Passivos Varejo Governo ? Setor Bancário e Financeiro Provedores TV por assinatura Gravadoras Provedores de Conteúdos para Internet 16

17 Middleware Ginga MW Ginga Ginga-J Ginga-NCL JVM Ginga COMMON CORE
Especificação do middleware Ginga conforme Associação Brasileira de Normas Tecnicas - ABNT MW Ginga Ginga-J Ginga-NCL BRIDGE Ginga COMMON CORE JVM CDC 1.1 / FP 1.1 / PBP 1.1 APIs br.org.sbtvd NCL Formatter LUA Script XHTML + CSS + ECMAScript SMIL Transitions Mono-media Players JavaTV 1.1 JMF JavaDTV LWUIT

18 TV Digital: Requisitos Principais
Questionário com duração prevista Sincronização de meios Recursos gráficos Jogos Possibilidade de caixa de texto Portal de informação Los detalles sobre las clases, etc Monomídias Variante de câmera, etc. Áudio e vídeo alternativo REQUISITOS USO TÍPICO Questionário em tempo real Conteúdo com edição em tempo real Interação a distancia entre os telespectadores Canal de retorno Segurança das informações Comércio eletrônico (t-commerce, t-banking, etc) Serviços de informação com dados de radiodifusão Guia eletrônico de programação (EPG), etc.

19 Interatividade Local O QUE É
sem transmissão de dados do receptor para o radiodifusor a interação é local, apenas possibilitando que o usuário acesse informações já presentes no receptor. os dados são enviados pelas emissoras junto com a aplicação; são armazenados na aplicação e apresentados ao usuário sob demanda. Experiência de interatividade na TV Digital sem o uso de um canal de retorno. Exemplos: Sinopse de programas, dados estatísticos de campeonatos esportivos, informações extras, enquetes etc.

20 Interatividade Plena O QUE É
via conexão dedicada para a interatividade (canal de retorno); o usuário precisa ter acesso a um canal para fazer a interação, como banda larga, 3G, etc. interação entre o usuário e o radiodifusor é bidirecional, permitindo envio de informações pessoais, consultas sob demanda, etc. dados armazenados em um servidor remoto e são apresentados ao usuário sob demanda. Experiência de interatividade on-line em tempo real na TV Digital e promover ações de inclusão digital. Exemplos: pesquisas, votações, pagamentos de contas, consulta a conta corrente, compras on-line, educação a distância, , etc.

21 Exemplos de Utilização
Informação Guia de programação (EPG - Electronic Program Guide) 21

22 Exemplos de Utilização
Informação Guia de programação (EPG - Electronic Program Guide) 22

23 Exemplos de Utilização
Informação Divulgação, T – Commerce 23

24 Exemplos de Utilização
Informação Divulgação, T – Government 24

25 Exemplos de Utilização
Serviços: Consulta do saldo bancário Empréstimos bancários Imposto de Renda 25

26 Exemplos de Utilização
Entretenimento Jogos 26

27 Exemplos de Utilização
Entretenimento Shows musicais, eventos etc. 27

28 Exemplos de Utilização
Novelas Quizz, sinopses, ficha técnicas etc. 28

29 Participação de todos os agentes Adaptação à realidade do país
Êxito na Aplicação da Interatividade Interatividade confiável Interoperabilidade Adequação à norma Qualidade dos produtos Participação de todos os agentes Adaptação à realidade do país 29

30 Interatividade A TV Digital interativa abre uma nova oportunidade de mercado na América Latina, com grande potencial de sinergia entre os países da região. Todos os atores da cadeia de valor da televisão tradicional deverão se adaptar . O conteúdo interativo é essencial para propagação da convergência digital, permitindo a adoção massiva por parte dos usuários. O momento atual da globalização e a necessidade da expansão do comércio é melhor momento para a transição a um modelo de televisão digital interativa para fomentar a geração de aplicação com a indústria local. 30

31 Mercado: Equipamentos Disponíveis
26 modelos (1 com Ginga) 6 modelos 10 modelos (3 com ginga p/ lançar em 2010 3 modelos 5 modelos

32 A Empresa TQTVD 140 empregados
Experiencia extensa com desenvolviemnto Java JEE Parceiro Oracle Experiência anterior com software de desenvolvimento para mercado global Especialista em consultoria e serviços SLA Atualmente, com foco em soluções empresariais para mercado de software 9000 empregados Maior empresa de software da América Latina Focada em sistemas de ERP para a América Latina

33 Mercados-Alvo Agências de marketing Outras empresas Radiodifusores
Empresas de eletrônica de consumo Outras empresas Radiodifusores Fabricantes

34 TQTVD e Parcerias Estratégicas
ODMs Broadcasters Chipset Manufacturers Strategic Alliances

35 Ciclo de vida da TV digital no fabricante
Incluir software de interatividade Testar aderência á norma Desenvolver produto Lançar produto no mercado Envio para produção Desenvolvimento novo produto Manutenção no produto

36 Ciclo de vida da TV digital no fabricante
Desenvolver produto Incluir software de interatividade Testar aderência á norma brasileira Lançar produto no mercado Manutenção no produto Desenvolvimento novo produto Envio para produção ASTROTV (NRE) Porting do Licenciamento do ASTROATE Licenciamento do ASTROTV Contrato de Manutenção

37 Desenvolvimento de aplicações interativas
(Emulador da aplicação Conteúdo De Áudio e Vídeo Aplicação AstroPlay Sinal Modulada RF (ISDB-T) Programa de Parcerias ASTRODEVNET

38 Portfólio de Produtos Middleware para TV digital 100% compativel com Ginga Software + hardware para transmissão de TV digital Ambiente automatizado de testes para clientes

39 Desenvolvimento - Aplicações Interativas
Uma divisão da TQTVD focados em: Aplicações interativas em TV digital Demonstrações públicas do ASTROTV Explorar todos os possíveis cenários interativos para utilização da TV digital

40 Muchas Gracias! Braz Izaias da Silva Junior Sales & Alliances Director


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