A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz."— Transcrição da apresentação:

1 A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz

2 PENSANDO NA SAÚDE x TVDI-T A Fundação Oswaldo Cruz elaborou estratégias de Informação Educação e Comunicação em Saúde (IECS) para a TV Digital Interativa (TVDI) aberta e gratuita no Brasil, que proporcionarão o debate não presencial entre profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde. A Fundação Oswaldo Cruz elaborou estratégias de Informação Educação e Comunicação em Saúde (IECS) para a TV Digital Interativa (TVDI) aberta e gratuita no Brasil, que proporcionarão o debate não presencial entre profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde.

3 CANAL SAÚDE NA FIOCRUZ Quanto à inclusão digital e à interatividade, a TVDI dará recursos aos que ainda não têm acesso à Internet. Reunindo expertise nas áreas de saúde pública e produção para TV, a Fiocruz criou um aplicativo para reforçar a discussão sobre o conceito ampliado de saúde e o SUS. Quanto à inclusão digital e à interatividade, a TVDI dará recursos aos que ainda não têm acesso à Internet. Reunindo expertise nas áreas de saúde pública e produção para TV, a Fiocruz criou um aplicativo para reforçar a discussão sobre o conceito ampliado de saúde e o SUS. Na área da televisão, a instituição desenvolve, há dez anos, o projeto Canal Saúde, que produz uma programação veiculada através de emissoras de TV. O Canal Saúde tem participado do Sistema Brasileiro de TV Digital e aprimorado a transmissão de vídeo por Internet. Na área da televisão, a instituição desenvolve, há dez anos, o projeto Canal Saúde, que produz uma programação veiculada através de emissoras de TV. O Canal Saúde tem participado do Sistema Brasileiro de TV Digital e aprimorado a transmissão de vídeo por Internet.

4 SAÚDE NA ESCOLA A equipe do Canal montou conteúdo sobre saúde para o Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula, com o objetivo de transformar uma programação linear e analógica de TV numa proposta assíncrona e digital com interatividade, visando professores com interesse em educação e saúde. A equipe do Canal montou conteúdo sobre saúde para o Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula, com o objetivo de transformar uma programação linear e analógica de TV numa proposta assíncrona e digital com interatividade, visando professores com interesse em educação e saúde.

5 METODOLOGIA Para isto, foram indexadas Revistas RADIS do programa de jornalismo em saúde pública da ENSP. O material virou uma série de verbetes, que complementam o vídeo, necessitando que o telespectador interaja, acionando botões do controle remoto (TV) ou do mouse (PC). Para isto, foram indexadas Revistas RADIS do programa de jornalismo em saúde pública da ENSP. O material virou uma série de verbetes, que complementam o vídeo, necessitando que o telespectador interaja, acionando botões do controle remoto (TV) ou do mouse (PC). Utilizou-se uma tecnologia de codificação de vídeo denominada MPEG4, que foi desenvolvida para que o mesmo possa rodar em vários dispositivos. Foram produzidas 15 horas de programação interativa, que pode ser vista em computadores e TVs com Unidades Receptoras Decodificadoras. Utilizou-se uma tecnologia de codificação de vídeo denominada MPEG4, que foi desenvolvida para que o mesmo possa rodar em vários dispositivos. Foram produzidas 15 horas de programação interativa, que pode ser vista em computadores e TVs com Unidades Receptoras Decodificadoras.

6 CONCLUSÕES Existe necessidade de levar em conta as particularidades de usabilidade da TVDI para inclusão digital da população, entre elas, o uso simplificado do controle remoto e um manual elaborado por uma equipe multidisciplinar, onde, além da área biomédica, figurem profissionais de Pedagogia (com experiência em Educação à Distância) e da Ciência da Informação (bibliotecários com vivência em ambientes virtuais). Existe necessidade de levar em conta as particularidades de usabilidade da TVDI para inclusão digital da população, entre elas, o uso simplificado do controle remoto e um manual elaborado por uma equipe multidisciplinar, onde, além da área biomédica, figurem profissionais de Pedagogia (com experiência em Educação à Distância) e da Ciência da Informação (bibliotecários com vivência em ambientes virtuais). No futuro próximo, a área terá que se apropriar desta nova tecnologia e incorporar profissionais de diferentes tipos para aprimorar o SUS, assim como já acontece em vários países. No futuro próximo, a área terá que se apropriar desta nova tecnologia e incorporar profissionais de diferentes tipos para aprimorar o SUS, assim como já acontece em vários países.

7 SÁUDE PÚBLICA E TVDI-T – uma possibilidade concreta A Fiocruz, como produtora de audiovisual e artífice do SUS, desenvolveu um produto para TVDI, cujo eixo foi o conceito de promoção da saúde, que engloba a universalidade do atendimento de um sistema de saúde público, a informação como direito do usuário-paciente e o conceito ampliado de saúde como qualidade de vida em vários aspectos. A Fiocruz, como produtora de audiovisual e artífice do SUS, desenvolveu um produto para TVDI, cujo eixo foi o conceito de promoção da saúde, que engloba a universalidade do atendimento de um sistema de saúde público, a informação como direito do usuário-paciente e o conceito ampliado de saúde como qualidade de vida em vários aspectos. ARQUIVO (20 segundos) ARQUIVO (20 segundos) ARQUIVO


Carregar ppt "A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google