A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica da USP Afonso Fleury

2 “Over the next 50 years, Brazil, Russia, India and China the BRICs economies –could become a much larger force the BRICs economies –could become a much larger force in the world economy. … If things go right, in less than 40 years, the BRICs economies together could be larger than the G6 in US dollar terms”. (Wilson and Purushothaman, Goldman and Sachs Economic Papers, October 2003) HOJE BRASIL: CERCA DE 30 EMPRESAS PRODUZINDO NO EXTERIOR INDIA : GLOBAL PLAYERS (TATA GROUP,...) CHINA : GLOBAL PLAYERS (HUAWEI, HAIER, LENOVO,...) RUSSIA: ?

3 AGENDA 1.CHINA E BRASIL/DESEMPENHO MACRO: ALGUNS INDICADORES 2.MACRO VERSUS MICRO: QUESTÕES QUE SE COLOCAM 3.IMPACTOS DO AVANÇO DA ECONOMIA CHINESA SOBRE A INDUSTRIA BRASILEIRA 4.PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS E CHINESAS 5.CONCLUSÕES

4 O DESEMPENHO RECENTE DE BRASIL E CHINA: ALGUNS INDICADORES

5 BRASIL: INDICADORES AGREGADOS REVELAM 1)Evolução dependente do mercado interno 2) Mercado interno crescendo menos do que o resto do mundo 3)Estrutura da pauta das exportações evoluiu muito pouco 4)Participação no mercado internacional não aumentou ESTRUTURA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA A)Participação crescente das MNEs no mercado local B)Participação crescente das MNEs nas exportações C)Movimento crescente das empresas brasileiras para implantar operações no exterior

6 Table 1: Growth of Brazilian and World Markets 1973-19831983 - 1993 1993 – 2003 World (measured by global exports)12.227.186.13 Brazil (measured by GNP)4.212.782.67 Source: Frischtak, 2004:3

7 Source: Frischtak, 2004:4 Crescimento da indústria

8 Participa ç ão relativa nas 500 maiores empresas MNEsBrasil PrivadasBrasil Estatais 197934.5%34.2%31.3% 200145.8%34.5%19.7% Source: Lacerda, 2003, p.7 Participa ç ão nas exporta ç ões MNEsBrasil PrivadasBrasil Estatais 200464%30%6% Source: America Economia, 16 August 2005

9 CHINA: INDICADORES AGREGADOS REVELAM 1)Forte orientação para os mercados externos (escalas globais) 2) Mercados internos dinâmicos 3)Exportação com valor agregado crescente 4)Aumento de participação nos mercados internacionais ESTRUTURA DA INDÚSTRIA CHINESA A)Crescente participação das MNEs nos mercados locais e exportações B)Empresas privadas chinesas pequenas iniciando scale-up C) Movimento incipiente de internacionalização de empresas

10 5.39%5.86%0.66%0.98%2003 4.49%5.07%0.75%0.94%2002 3.84%4.34%0.92%0.95%2001 3.43%3.91%0.89%0.86%2000 2.53%2.50%1.03%0.91%1995 1.50%1.49%0.63%0.91%1990 ImportsExportsImportsExports Year ChinaBrazil Table 2: Participation of Brazil and China in the world market Source: IMF, Direction of Trade Statistics Yearbook 2004

11 BRASIL – CHINA : EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO BRASIL EXPORTA COMMODITIES PRINCIPALMENTE (95% VALOR) CHINA EXPORTA BENS MANUFATURADOS BÁSICOS PARA BRASIL (Exportados por SOEs e POEs chinesas e importados por subsidiárias locais de MNEs globais) A balança comercial tem favorecido o Brasil mas espera-se reversão Há empresas brasileiras operando na China mas não há empresas Chinesas operando no Brasil

12 Source::http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/secex/depPlaDesComExterior/indEstatisticas/aliWeb.php accessed in 21 August 2005

13 SUMARISANDO Os indicadores macroeconomicos revelam um dinamismo muito maior da economia Chinesa quando comparada à brasileira QUESTÕES Como as condições macro econômicas influenciam o processo de internacionalização de empresas em países emergentes, como é o caso de Brasil e China. Qual o impacto do desenvolvimento acelerado chinês sobre as global value chains em geral e sobre a indústria brasileira. As trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e chinesas – pontos de semelhança e diferença.

14 COMO O AVANÇO CHINÊS NA ECONOMIA GLOBALIZADA AFETOU A INDÚSTRIA BRASILEIRA?

15 IMPACTOS INDIRETOS (em função de decisões das MNEs) 1)Relocalização da produção 2)Deslocamento (e upgrading) da produção 3)Alteração nas políticas de compra

16 IMPACTOS DIRETOS 1)Empresas brasileiras produzindo no exterior e na China 2)Empresas chinesas produzindo no exterior e no Brasil

17 YEARPRIOR TO 1992 TO 1994 1995 TO 1997 1998 TO 2000 2001 TO 2003 2004 TOTAL START 33625120 NEW FACT ORIES 591225261289 TYPE OF INVESTMENT ACQUISITIONGREENFIELD JOINT VENTURE FOREIGN FACTORIES 80 %3 %17 % BASIC CHARACTERISTICS OF BRAZILIAN MNEs

18 Brazilian companies with plants abroadPlants outside Brazil CompanySector # of Plants # of Plants Abroad Countries AmbevBeverages356Uruguay, Argentina, Venezuela and Paraguay BusscarBuses’ bodies95 Cuba, Mexico, Norway, Venezuela and Colombia CSNSteel2USA, Portugal CitrosucoOrange Juice?USA CoopinhalCoffee1Russia CutraleOrange Juice2USA DuratexConstruction102Argentina EmbracoCompressors63Italy, China and Slovakia EMBRAERAERONAUTICS31China GerdauSteel2314Argentina, Canada, Chile, USA and Uruguay MarcopoloBuses’ bodies95 South Africa, Argentina, Colombia, Mexico and Portugal SABO AUTO COMPONENTS 34Argentina, Germany, Austria and Hungary SantistaTextile83Argentina, Chile and Mexico Tigre Tubes and Pipe connections 6Argentina, Bolivia, Chile and Paraguay VOTORANTIMCement53USA and Canada WegElectric Engines94Argentina, Mexico and Portugal

19 INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS RAPIDOS MOVIMENTOS PARA CAPTURAR OPORTUNIDADES DE MERCADO VOTORANTIM ADQUIRE PLANTAS NO CANADA GERDAU E CSN AVANÇAM COM AQUISIÇÕES NOS USA E EU

20 EMPRESAS BRASILEIRAS NA CHINA QUARENTA EMPRESAS BRASILEIRAS (TODOS OS SETORES) COM OPERAÇÕES NA CHINA DAS 20 MULTINACIONAIS BRASILEIRAS, QUATRO TEM OPERAÇÕES NA CHINA CVRDEMBRACOEMBRAERWEG E OUTRAS JÁ ANUNCIARAM: GERDAU, MARCOPOLO, AZALEIA,

21 INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CHINESAS GRANDES AQUISIÇÕES (POR SOEs) RELACIONADAS À CAPTURA DE MARCAS E À RÁPIDA INCORPORAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS LENOVO ADQUIRE IBM (PERSONAL COMPUTERS, USA) “CHINA MOTORS” ADQUIRE ROVER (AUTOMÓVEIS, UK) BEIJING MACHINE TOOLS ADQUIRE WALDRICH-COBURG (GER)

22 CONCLUINDO Como as condições macro econômicas influenciam o processo de internacionalização de empresas em países emergentes, comoé o caso de Brasil e China? No caso da China: internacionalização é projeto político-estratégico. No caso do Brasil: internacionalização é projeto das empresas Qual o impacto do desenvolvimento acelerado chinês sobre as global value chains em geral e sobre a indústria brasileira em particular? Há um impacto direto relacionado aos conteúdos de pauta de importação- exportação e um impacto indireto relacionado ao movimento das MNEs. As trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e chinesas – pontos de semelhança e diferença. Empresas brasileiras internacionalizam para explorar competências adquiridas. Empresas chinesas internacionalizam para incorporar rapidamente competências estratégicas com alto poder de agregação de valor


Carregar ppt "CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google