A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Cada embarque é uma nova emoção”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Cada embarque é uma nova emoção”"— Transcrição da apresentação:

1 “Cada embarque é uma nova emoção”
Comércio Exterior – Suporte Logístico Fontes: Logística Internacional – Nelson Ludovico e Sites especializados no assunto “Cada embarque é uma nova emoção” Nelson Ludovico

2 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Será que o Brasil aprendeu ou está aprendendo que não se pode crescer com sua economia desvinculada da economia mundial? Na análise das vendas do Brasil para o comércio exterior nos últimos anos, pode-se observar que as exportações contribuíram para a economia do país. Porém nem tanto como poderia ter sido, principalmente pelas já conhecidas questões como: taxa de câmbio, juros e gargalo logístico.

3 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Exportações brasileiras Quadro 1 Ano Brasil US$ bi Mundo US$ bi % participação 2008 179,9 15742,0 1,26* 2009 153,0 12146,0 2010 202,0 15237,0 1,33 2011 256,0 18000,0 1,44

4 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Quais seriam os gargalos logísticos que dificultam o crescimento e a produtividade das exportações? Resposta:

5 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Se o país e as empresas quiserem crescer, precisam priorizar urgentemente o mercado externo, trazendo resultados para o país como também para a sociedade. E como estão as empresas brasileiras em termos de seu porte na economia x a participação nas exportações?

6 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Quadro 2 Estratégia dos países como China, Índia, Coréia do Sul e México? Porte das empresas Participação nas exportações Grandes empresas 85% Médias empresas 8% Pequenas e Micro empresas 2,5% Posição no ranking mundial entre 22ª e 23ª nação exportadora

7 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Brasil  Nossa realidade: As empresas brasileiras enfrentam dificuldades com impostos, juros, infraestrutura, logística e burocracia. Esperar que questões como essas sejam resolvidas para se acessar o mercado externo e avançar mais fortemente com as exportações é a escolha mais indicada que as empresas devem fazer?

8 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Resposta: Não. O que se deve fazer é prosseguir com os objetivos de explorar as oportunidades de negócio, buscando da melhor forma possível desenvolver a criatividade para driblar as dificuldades.

9 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Orientações no site do SEBRAE

10 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Fonte:www.sebrae.com.br/customizado/negocios-internacionais II Exportar e importar - Estatísticas Identifique os mercados - Qualifique-se Prepare-se para o mercado - Publicações Como exportar - Mercados estratégicos Como importar - Links Comércio exterior barreiras comerciais e legisl. Acesso a serviços financeiros instituições e organizações Seguros e garantias Oportunidades, parceiros

11 Comércio Exterior – Suporte Logístico
As empresas ao decidirem romper fronteiras nacionais em busca de novos mercados, enfrentam maiores complexidades em relação às questões aduaneiras, cambiais, fiscais, de transporte, seguro, moedas, entre outras.

12 Comércio Exterior – Suporte Logístico
A modernização do Brasil está correlacionada com o desenvolvimento de PMEs (pequenas e médias empresas) Face as necessidades de crescimento econômico as PMEs, necessitam desenvolver condições de tornarem-se exportadoras.

13 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Que mudanças a exportação poderá trazer para as condições mercadológicas da empresa? nas escalas de operações novos mercados que diferem do mercado interno padrões comerciais Estrutura dos canais de distribuição

14 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Pontos importantes à considerar: especificidade das legislações diferenças culturais e linguísticas (comunicação) Agentes comerciais* (interlocutores) Que representam diariamente seus interlocutores nos próprios países, só recebendo comissões sobre os negócios realizados com êxito

15 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Comércio exterior - Globalização Exportação de produtos Empresa brasileira Países do 1º Mundo Modificações de melhoria dos produtos, normas de segurança, exigência dos consumidores, observar hábitos, costumes e gostos do país Necessidades a serem atendidas Esforço de engenharia, logística, introdução de novas MPs entre outros insumos, criando-se um produto tipo exportação

16 Comércio Exterior – Suporte Logístico
Jdjd


Carregar ppt "“Cada embarque é uma nova emoção”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google