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- Mercado - o Mundo Inteiro - Público Alvo - Todos os Povos Adaptado pelo Prof Fernando Flessati.

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1 - Mercado - o Mundo Inteiro - Público Alvo - Todos os Povos Adaptado pelo Prof Fernando Flessati

2 Ciclo dos Negócios Retomada Prosperidade Recessão Depressão Nova Retomada Nova Retomada Nível de Atividade Nível de Atividade Tempo

3 Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais Objetivos do marketing global

4 Demanda e Preferência, Rendas e Preços - I Preços dos Outros Produtos Preços dos Outros Produtos Preço do Mercado Preço do Mercado Renda do Consumidor Renda do Consumidor A Demanda de um Produto é Determinada Pela Escala Destes Fatores Preferências do Consumidor

5 O Ambiente Econômico Elementos do Ambiente Econômico Cooperação Poder Aquisitivo Sistemas Econômicos Câmbio Desenvolvimento

6 Desafios dos Nossos Dias Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Enfraquecimento das Grandes Marcas Mudança de Comportamento Social

7 Processo de Internacionalização Filiais de vendasProdução no exterior Sem exportação Exportação por meio de agentes

8 Decisões sobre o Marketing Global

9 Decisões Importantes no Marketing Internacional Decidir se deve ingressar no mercado internacional Decidir em que mercados entrar Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado Decidir o programa de marketing Decidir a organização de marketing

10 Missão da empresa – vocação para exportar - Foco Valor dos produtos em nivel mundial Tecnologia da organização Analise dos mercados potenciais Concorrencia Retorno – Roi Estrategia Fatores de marketing considerados

11 Analisando mercados globais

12 Estratégias de entrada no mundo global

13 Investi- mento direto Joint ventures Licencia- mento Cinco Maneiras de Ingressar no Mercado Internacional Exportação direta Exportação indireta Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro

14

15 Governos instáveis Problemas de câmbio Burocracia Corrupção Pirataria tecnológica Culturas diferentes Desafios do Marketing Internacional

16 Atratividade do mercado Risco Vantagem competitiva Critérios para o Ingresso

17 Orientação do Cliente Produtos de Coleção Produtos de Coleção Produtos de Preferência Produtos de Preferência Produtos de Conveniência Produtos de Conveniência Produtos de Especialidade Produtos de Especialidade Produtos de Shopping Produtos de Shopping Baixo Envolvimento Alto Baixo Alto Risco do Cliente Esforço do Cliente

18 Gatt e OMC

19 Licenciamento: venda de direitos para comercializar uma marca Fabricação por contrato: contrata empresas locais para fabricar o produto Contrato de Gestão: contratos para gerenciar negócios Franquia: verdadeira parceria com a empresa no país local para ganhos mútuos Joint -Ventures

20 Cinco Estratégias Internacionais de Produto e Promoção Adaptação do produto/ promoção PromoçãoProduto Adaptação do produto Adaptar o produto Extensão direta Não mudar o produto Não mudar a promoção Adaptação da comunicação Adaptar a promoção Desenvolver um novo produto Invenção de um produto

21 Desafios na Determinação de Preço >Diferenças de preço >Práticas de dumping >Mercado paralelo >Preços de transferência

22 Conceito de Canal Total para Marketing Internacional Empresa Vendedora Matriz de marketing internacional da empresa Canais entre países Canais nos países estrangeiros Compradores finais

23 Organização de Marketing Departamento de exportação Divisão internacional Organização global

24 Composto de Comunicação

25 Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais Revisão

26 A evolução no tempo O pré projeto O Sonho As decisões tomadas O ciclo completo A expansão Os melhores momentos O exemplo da Embraer


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