A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE

2 SISTEMA SOLAR

3 SOL ● 99,9 % do sistema solar; ● formado por hélio e hidrogênio; ● 6.000 graus de temperatura

4 LUA ● Formação recente(4,5 milhões de anos); ● Influência nas marés; ● 4 fases: Lua cheia,Lua minguante,Lua nova e Lua crescente;

5 MERCÚRIO ● Não possuí atmosfera; ● Variação de temperatura ( - 170 até 470 graus); ● Formado em 70% de material metálico;

6 NETUNO ● Rochoso, formado por hélio hidrogênio e amônia e metano; ● Variação de temperatura devido aos seus componentes;

7 Buraco negro ● Concentração grande de massa em único ponto; ● Gravidade atraí tudo inclusive a luz;

8 Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta.

9 Super Massivos Os “trogloditas” cósmicos que existem por lá contam com massas mais de 9,5 bilhões de vezes superiores à do Sol, e seus horizontes de eventos

10

11 Errantes Quando ocorrem colisões entre galáxias, é possível que buracos negros sejam empurrados para fora delas, passando a vagar livremente pelo Universo.

12 Anéis de saturno ● Choque entre sua lua e outro corpo celeste; ● O resto não ultrapassa o limite

13

14 Maior estrela ● TAMANHO ● VY CANIS MAJORIS - 2 100 vezes maior que o Sol ● DIÂMETRO - 3 bilhões de quilômetros ● ONDE FICA - Constelação de Cão Maior ● Se o Sol fosse... - Um homem de 85 kg ● A maior estrela da categoria seria... - Dois elefantes africanos

15

16 Movimentos da terra

17

18

19

20

21 Equinócio momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador. O termo tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite).

22 A inclinação de aproximadamente 23°27’ do eixo de rotação da Terra com relação ao eixo de translação proporciona uma distribuição desigual dos raios solares entre os Hemisférios Sul e Norte. Sendo assim, em um determinado período do ano, a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios.

23 Constelações

24 Quando olhamos para as estrelas, estamos vendo o passado delas. Se a estrela estiver bem longe, bem longe mesmo, ela pode até nem mais existir da forma como a conhecemos hoje - e inclusive ter se transformado em outro corpo celeste.

25 Nas estrelas menos quentes, a temperatura da superfície chega a 3 000ºC, enquanto nas mais quentes chega a 50 000ºC.

26

27 AVALIAÇÃO EM GRUPOS 4 pessoas; 8 minutos de duração; Avaliação individual; Todos devem falar; Critérios de avaliação: Oralidade, postura e interesse;

28 Grupo 1 As teorias de origem do Universo e origem do sistema solar; Quais são? Quando surgiram? Quem criou? Quantas existem?

29 Grupo 2 Os movimentos da terra: Rotação, translação, estações do ano e os equinócios e solstícios. Quais são os movimentos da terra? O que geram? Quais as estações do ano e suas características? O que são solstícios e equinócios?

30 Grupo 3 As estrelas e suas constelações O que são estrelas? Quais as suas cores? Como se formam? Quais as constelações existentes? Como o homem usava as constelações no passado?

31 Grupo 4 O sistema solar: Como se formou? Quais os seus planetas? Quais as características dos planetas próximos e distantes do sol?

32 Grupo 5 Ida do homem a lua – O que é a lua? Como se formou? Quais suas características e o que influencia na terra? Quais seus movimentos? O homem foi a lua? Quando e o que fez lá?

33 Grupo 6 Planeta terra Quais suas camadas e características? Qual sua temperatura e tamanho? Qual sua distância com o sol? Por que tem vida no planeta terra?

34 Grupo 7 Nasa – O que é a nasa? Onde fica e qual sua história? O que devemos fazer para trabalhar na nasa? Quanto investe por ano?

35 Grupo 8 Buracos negros Como se formam? Quantos existem? Quais suas características?

36 Grupo 9 Satélites naturais Quais são? Quais suas características? Qual planeta tem mais? Como se formam?

37 COLÉGIO ESTADUAL DR WOLFRAM METZLER LOGO DO COLÉGIO Nomes: Título: Data:

38 Objetivos Sempre com verbo no infinitivo: Exemplo: Identificar, Esclarecer, Mostrar...

39 Usar figuras ou mapas!

40 Referências: Exemplo AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p. Encyclopedia Britânica On-line. Disponível em:. Acesso em 5 de fev. 2004.http://www.britanica.com/bcom/eb/article


Carregar ppt "ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google