A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA

2 O Sol e o Movimento de Translação da Terra ao seu redor

3 A LOCALIZAÇÃO DA TERRA NO UNIVERSO A LOCALIZAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL, SUA CROSTA TERRESTRE, ATMOSFERA, CLIMA, HIDROGRAFIA ENTRE OUTROS, COLABORARAM PARA O SURGIMENTO DA VIDA. A TERRA E O SOL ESTÃO NA VIA LÁCTEA. A VIA LÁCTEA É FORMADA PELA ESTRELA SOL, PLANETAS MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. ALEM DE VÁRIOS ASTERÓIDES, COMETAS, SATÉLITES ETC.

4 O SOL É UMA ESTRELA COMO MUITAS OUTRAS. MAS, PARA TODOS OS QUE VIVEM NA TERRA, ELA É A ESTRELA MAIS IMPORTANTE. O SOL PARECE-NOS MUITO GRANDE PORQUE É A ESTRELA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMA DA TERRA. NO ENTANTO, ELE É UMA DAS ESTRELA MAIS PEQUENAS DO UNIVERSO. APESAR DISSO, É 111 VEZES MAIOR QUE A TERRA E ENCONTRA-SE A CERCA DE 150 MILHÕES DE KM DESTA. A SUA LUZ DEMORA CERCA DE OITO MINUTOS A CHEGAR ATÉ NÓS E É TÃO INTENSA QUE NÃO NOS DEIXA VER OS OUTROS ASTROS DURANTE O DIA. PODE DANIFICAR OS OLHOS SE FOR OBSERVADA DIRETAMENTE. O TELESCÓPIO COM QUE OS CIENTISTAS ESTUDAM O SOL TEM UM FILTRO DENSO PARA PROTEGER A VISÃO.

5 DISTÂNCIAS AO SOL

6 O EIXO IMAGINÁRIO DA TERRA E AS ZONAS TÉRMICAS A TERRA POSSUI UM EIXO IMAGINÁRIO LIGANDO A TERRA DE NORTE A SUL. O FORMATO ARREDONDADO DA TERRA (GEOIDE) COM O EIXO DE INCLINAÇÃO, FAZ COM QUE OS RAIOS SOLARES SE DISTRIBUAM DE FORMA DESIGUAL NA SUPERFÍCIE. ASSIM A INTENSIDADE DOS RAIOS SOLARES NÃO É A MESMA NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. EXISTEM VÁRIAS ZONAS TÉRMICAS NA TERRA, POIS EXISTE UMA DISTRIBUIÇÃO DE CALOR DESIGUAL.

7 ZONAS TÉRMICAS DA TERRA

8 ZONAS TÉRMICAS E CLIMAS ENTRE OS TRÓPICOS DE CÂNCER E CAPRICÓRNIO, TEMOS A FAIXA TROPICAL OU INTERTROPICAL. ENTRE O CIRCULO POLAR ÁRTICO E O TRÓPICO DE CÂNCER, TEMOS A ZONA TEMPERADA NORTE. ENTRE O CIRCULO POLAR ANTÁRTICO E O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO TEMOS A ZONA TEMPERADA SUL.

9 Movimento de Translação da Terra  É DEFINIDO COMO O MOVIMENTO ELÍPTICO QUE A TERRA REALIZA AO REDOR DO SOL.  ESSE MOVIMENTO ELÍPTICO, JUNTAMENTE COM O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA, É RESPONSÁVEL PELAS ESTAÇÕES DO ANO.

10 SE O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA NÃO FOSSE INCLINADO EM RELAÇÃO AO PLANO DE SUA ÓRBITA, AS REGIÕES DO GLOBO RECEBERIAM SEMPRE A MESMA QUANTIDADE DE ENERGIA DO SOL. A INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA QUE DEFINE AS ESTAÇÕES DO ANO, POIS, À MEDIDA QUE A TERRA REALIZA SEU MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, OS RAIOS SOLARES INCIDEM DE MANEIRA DIFERENTE SOBRE SEUS HEMISFÉRIOS, AQUECENDO MAIS INTENSAMENTE O HEMISFÉRIO SUL E MENOS O HEMISFÉRIO NORTE OU VICE-VERSA.

11 Período de rotação = 23h 56m 4s Período de translação = 365 dias 6 horas AS ESTAÇÕES DO ANO Sol

12 SOLSTÍCIO: É A POSIÇÃO DA TERRA NO UNIVERSO ONDE OS RAIOS SOLARES ATINGEM O NOSSO PLANETA DE FORMA DESIGUAL. SIGNIFICA DIAS E NOITES EXTREMAMENTE DESIGUAIS E OCORRE EM 21 DE JUNHO E 21 DE DEZEMBRO, QUANDO UMA PORÇÃO DO HEMISFÉRIO RECEBE MAIS LUZ SOLAR DO QUE O OUTRO. AS ESTAÇÕES DO ANO

13 EQUINÓCIO: É A POSIÇÃO DA TERRA NO UNIVERSO ONDE OS RAIOS SOLARES ATINGEM NOSSO PLANETA POR IGUAL. SIGNIFICA DIAS E NOITES IGUAIS E OCORRE EM MARÇO E SETEMBRO, QUANDO OS RAIOS SOLARES INCIDEM PERPENDICULARMENTE SOBRE A LINHA DO EQUADOR, ILUMINANDO DE FORMA IGUAL OS DOIS HEMISFÉRIOS. ELES ACONTECEM DIA 21 DE MARÇO E 23 DE SETEMBRO.

14 MOVIMENTO DE ROTAÇÃO ESSE MOVIMENTO É REALIZADO DE OESTE PARA LESTE, TENDO UMA DURAÇÃO DE 23 HORAS, 56 MINUTOS E 4 SEGUNDOS. ESSE MOVIMENTO É REALIZADO PELA TERRA EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO. DURANTE MUITO TEMPO PENSOU-SE QUE ERA O SOL QUE GIRAVA AO REDOR DA TERRA. (GEOCENTRISMO)

15 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO ESSE MOVIMENTO É REALIZADO PELA TERRA AO REDOR DO SOL, SENDO UMA VOLTA COMPLETA REALIZADA EM 365 DIAS, 5 HORAS, 48 MINUTOS E 47 SEGUNDOS. A CADA 4 ANOS, ESSAS QUASE 6 HORAS SÃO SOMADAS FORMANDO MAIS 1 DIA. (ANO BISSEXTO) DIA 29 DE FEVEREIRO.

16 FUSOS HORÁRIOS A TERRA POSSUI UM FORMATO DE GEOIDE ONDE UMA CIRCUNFERÊNCIA COMPLETA ATINGE 360º ESSES 360º DIVIDIDOS POR 24 HORAS EQUIVALEM A 15º 15º EQUIVALEM A 1 HORA O MERIDIANO DE GREENWICH É O MERIDIANO 0º PARA LESTE A HORA AUMENTA (ADIANTADA) E PARA OESTE A HORA DIMINUI (ATRASADA). CADA ESPAÇO ENTRE UM MERIDIANO E OUTRO EQUIVALE A 1 HORA. A LINHA INTERNACIONAL DA DATA SE LOCALIZA NO OCEANO PACÍFICO

17 RELAÇÃO DA HORA ENTRE BRASIL E JAPÃO

18 FUSOS HORÁRIOS MUNDIAIS

19  Para o leste, as horas são adiantadasPara o oeste, as horas são atrasadas 

20

21

22

23 FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL

24

25 Verão

26 Outono

27 Inverno

28 Primavera


Carregar ppt "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google