A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social."— Transcrição da apresentação:

1 A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social

2 Objetivos Institucionais X Objetivos Profissionais: Profissionais: Melhores condições de Vida,promoção humana, administração de recursos humanos planejamento,bem-estar social. O aconselhamento valorativo tornou-se característica da ação do assistente social. A instituição é um espaço político de atuação onde os problemas que afetam o conjunto das classes dominadas são parcializados, abstraídos, analisados, separados, classificados por categorias que fragmentam estas classes em setores de velhos, menores, acidentados. O Saber é uma forma de enfrentar desafios da natureza como de contornar ou estimular conflitos, de justificar ou criticar a ordem social, de articular a continuidade ou transformação da sociedade na luta de classe e de correlação de forças sociais.

3 Concepções de Instituição: Visão estrutural funcional:está relacionada com o sistema social,às normas sociais que refletem os valores sociais.Nesta visão, as contradições são vistas estruturalmente, isto é, no sentido de disfunções sociais. Visão histórico- estrutural: enfatiza o estudo das relações sociais em que as instituições são consideradas como reflexo de dominação, o que implica que se constituam como práticas de dominação. Nesta visão, as instituições têm a função de assegurar a reprodução das relações socias. Segundo Althusser, as instituições são os aparelhos ideológicos do Estado. Faleiros acrescenta,que a função política das instituições :

4 As classes dominantes necessitam de canais institucionais para dar vazão às demandas e controlá-las. As instituições sociais são organizações específicas de política social...Elas se organizam como aparelhos das classes dominantes para desenvolver e consolidar o consenso social necessário à sua hegemonia sobre os processos sociais.

5 NOB - SUS / 1996 GESTÃO PLENA DA ATENÇÂO BÁSICA: CMS,FMS, PMS,Vigilância sanitária e epidemiológica,recursos humanos com supervisão e auditoria da rede de unidades e serviços realizados. GESTÃO PLENA DO SISTEMA: Elaborar PPI,apresentar plano ao conselho e aprová-lo,o plano deve conter: metas, articulação, integração e responsabilidades programadas dos municípios, programação de ações municipais, indicadores de acompanhamento e comprovar disponibilidade de estrutura de recursos humanos para supervisão e auditoria.

6 UMA EXIGÊNCIA: Para todo Assistente Social (que, considerando a realidade objeto da ação profissional como expressão da totalidade social, objetive estabelecer as MEDIAÇÕES necessárias para captar as tendências contidas nessa realidade no sentido de empreender uma prática profissional- na formação ou no meio profissional – que rompa com formas conservadoras de ser do serviço social) PRECORRER CRITICAMENTE OS CAMINHOS POSTOS PELO DEBATE TEóRICO HEGEMôNICO NA PROFISSãO.

7 DESAFIOS DA DEMANDA: Um Profissional qualificado. A partir de uma “ordenamento social com regras democráticas”,afirmar a hegemonia de uma “direção social estratégica para a profissão”, comprometida com a ruptura de práticas conservadoras, que será possível a partir da formação de um “intelectual que, habilitado para operar numa área particular, compreenda o sentido social da operação e a significância da área no conjunto da problemática social.”

8 Comunicação e Relação na Medicina: MENSSAGEM a Área de Saúde: “Cada ser humano sente a necessidade de ser amado e derramar sobre os demais o amor recebido. E quando esse amor é vivido por duas ou mais pessoas, converte-se em amor recíproco, ou seja, um amor capaz de superar qualquer dificuldade, qualquer obstáculo; um amor que leva a ver o outro como se fosse eu mesmo, para compreendê-lo profundamente e ajudá-lo no concreto; um amor capaz de fazer-nos descobrir os outros como irmão e que,portanto, tende ao BEM da FAMíLIA HUMANA.” Chiara Lubich, Secretaria Internacional de Medicina, Diálogo e Comunicação – Rocca di Papa (ROMA) – segr@focolare.org


Carregar ppt "A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google