A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 2 O Modelo OSI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 2 O Modelo OSI."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 2 O Modelo OSI

2 Sumário 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação;
2.2 - O Modelo OSI; 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP;

3 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Objetivo Apresentar diversos conceitos relacionados à comunicação. Estrutura Usando Camadas para Analisar Problemas em um Fluxo de Materiais; Origem, Destino e Pacotes de Dados; Meios; Protocolo; A Evolução dos Padrões ISO de Redes.

4 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Usando Camadas para Analisar Problemas em um Fluxo de Materiais

5 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Usando Camadas para Analisar Problemas em um Fluxo de Materiais

6 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Origem, Destino e Pacotes de Dados Nível mais básico de informações de computador consiste nos dígitos binários, ou bits (0s e 1s); Computadores que enviam um ou dois bits de informação não são eficientes  necessidade de outros agrupamentos (bytes, kilobytes, megabytes e gigabytes); Para que computadores enviem informações em uma rede, comunicação deve se originar em uma origem e depois trafegar até um destino.

7 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Origem, Destino e Pacotes de Dados Informações que trafegam em uma rede são referidas como dados, pacote ou pacote de dados; Pacote de dados  unidade de informações logicamente agrupada que se desloca entre sistemas de computadores; Inclui informações da origem, e com outros elementos necessários para fazer com que a comunicação com o destino seja possível e confiável;

8 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Origem, Destino e Pacotes de Dados Endereço de origem em um pacote especifica a identidade do computador que envia o pacote; Endereço de destino especifica a identidade do computador que recebe o pacote.

9 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Meios Se tratando de redes, um meio é um material através do qual os pacotes de dados trafegam; Ele pode ser um dos seguintes materiais: cabos telefônicos; UTP Categoria 5 (usado para Ethernet 10BaseT); cabos coaxiais (usados para TV a cabo); fibra óptica (fibras finas de vidro que transportam luz).

10 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Meios Dois outros tipos de meios que devem ser levados em consideração nas comunicações em rede: Atmosfera (constituída principalmente de oxigênio, nitrogênio e vapor d'água), que transporta ondas de rádio, microondas e luz; Vácuo;

11 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Meios Comunicação sem nenhum tipo de fio ou cabo é chamada de comunicação sem fio ou em espaço livre; Possível através das ondas eletromagnéticas (EM); Ondas EM trafegam através da atmosfera, e no vácuo do espaço (onde virtualmente não há nenhuma matéria, nem moléculas, nem átomos).

12 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Meios Cabo Coaxial 10Base2 de 50 Ohm Conectores de Cabo de Fibra Ótica Cabo Thicknet 10Base5

13 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Protocolo Para que pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, em uma rede, importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, ou protocolo; Protocolo é um conjunto de regras que tornam mais eficiente a comunicação em uma rede; Tecnicamente falando, é um conjunto de regras, ou um acordo, que determina o formato e a transmissão de dados.

14 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
Protocolo Camada n em um computador se comunica com a camada n em outro computador; Regras e convenções usadas nessa comunicação são conhecidas como protocolo da camada n.

15 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
A Evolução dos Padrões ISO de Redes Início da década de 80  marcado por um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes; Na metade da década de 80  empresas começaram a ter problemas gerados pelas expansões realizadas; Empresas perceberam que precisavam abandonar os sistemas de redes proprietários.

16 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
A Evolução dos Padrões ISO de Redes Sistemas proprietários têm desenvolvimento, posse e controle privados; Na indústria de computadores, "proprietário" é o contrário de "aberto" e quer dizer deter o controle sobre todo o uso da tecnologia; "Aberto" quer dizer que o livre uso da tecnologia está disponível para o público;

17 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
A Evolução dos Padrões ISO de Redes Para tratar do problema da incompatibilidade entre redes, a International Organization for Standardization (ISO) criou um modelo de rede que ajudaria fabricantes a criar redes que poderiam ser compatíveis com outras; Processo de decompor comunicações complexas em discretas tarefas menores pode ser comparado ao processo de montagem de um automóvel.

18 2.1 - Camadas em um Modelo Geral de Comunicação
A Evolução dos Padrões ISO de Redes Modelo de referência OSI ( não confundir com ISO), lançado em 1984, foi o esquema descritivo criado; Ofereceu aos fabricantes conjunto de padrões que garantiram maior compatibilidade e interoperabilidade entre vários tipos de tecnologias de rede, criados por várias empresas de todo o mundo.

19 2.2 - O Modelo OSI Objetivo Estrutura
Apresentar com detalhes modelo em camadas OSI. Estrutura A Finalidade do Modelo de Referência OSI; As Sete Camadas do Modelo de Referência OSI; As Funções de Cada Camada; Encapsulamento; Nomes dos Dados em Cada Camada do Modelo OSI.

20 2.2 - O Modelo OSI 2.2.1 - A Finalidade do Modelo de Referência OSI
Modelo de referência OSI permite que se visualize funções de rede que acontecem em cada camada; Pode ser usado para visualizar como pacotes de dados trafegam entre aplicativos (localizados em computadores distintos) através de um meio de rede.

21 CNAP - Cisco Network Academy Program CCNA - Módulo I
2.2 - O Modelo OSI A Finalidade do Modelo de Referência OSI Neste modelo existem sete camadas numeradas e cada uma ilustra uma função particular da rede; Separação das funções da rede é chamada divisão em camadas. Academia Local Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ

22 2.2 - O Modelo OSI 2.2.2 - As Sete Camadas do Modelo de Referência OSI
Problema de transferência de informações dividido em sete problemas menores, cada um referente à uma camada no modelo: Camada 7: A camada de aplicação; Camada 6: A camada de apresentação; Camada 5: A camada de sessão; Camada 4: A camada de transporte; Camada 3: A camada de rede; Camada 2: A camada de enlace; Camada 1: A camada física.

23 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Cada camada OSI tem um conjunto de funções que são executadas para que pacotes de dados trafeguem de uma origem a um destino em uma rede.

24 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 7: A camada de aplicação Fornece serviços de rede aos aplicativos do usuário; Se diferencia das outras por não fornecer serviços à nenhuma outra camada OSI, mas apenas a aplicativos fora do modelo OSI; Estabelece disponibilidade entre parceiros de comunicação, sincroniza e estabelece acordo sobre procedimentos para recuperação de erros e controle da integridade dos dados; Programas de processamento de texto e de terminal bancário são exemplos desses processos de aplicativos;

25 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 6: A camada de apresentação Assegura que informação emitida pela camada de aplicação de um sistema seja legível para a camada de aplicação de outro; Se necessário, faz a conversão de vários formatos de dados usando um formato comum.

26 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 5: A camada de sessão Estabelece, gerencia e termina sessões entre dois hosts que se comunicam; Fornece seus serviços para a camada de apresentação; Sincroniza o diálogo entre as camadas de apresentação dos dois hosts e gerencia troca de dados entre eles; Além da regulamentação básica das sessões, oferece: Recursos para transferência eficiente de dados; Classe de serviço; Relatórios de exceção sobre as camadas de sessão, de apresentação e de aplicação.

27 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 4: A camada de transporte Segmenta dados do host transmissor e monta dados novamente em uma seqüência de dados no host receptor; Limite entre camadas de sessão e transporte pode ser comparado ao limite entre protocolos de camada de meios e protocolos da camada de host; Enquanto as camadas de aplicação, apresentação e sessão estão relacionadas a problemas de aplicativos, as três camadas inferiores estão relacionadas a problemas de transporte de dados;

28 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 4: A camada de transporte Tenta fornecer um serviço de transporte de dados que isola as camadas superiores de detalhes de implementação de transporte; Questões como realizar transporte seguro entre dois hosts, dizem respeito à camada de transporte; Fornecendo serviços de comunicação, estabelece, mantém e termina corretamente circuitos virtuais; Fornecendo serviço confiável, são usados controle do fluxo de informações e detecção e recuperação de erros de transporte.

29 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 3: A camada de rede Camada complexa que fornece conectividade e seleção de caminhos entre dois hosts que podem estar localizados em redes geograficamente separadas;

30 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 2: A camada de enlace Fornece trânsito seguro de dados através de um link físico; Trata portanto de: endereçamento físico (em oposição ao endereçamento lógico); topologia de rede; acesso à rede; notificação de erro; entrega ordenada de quadros; controle de fluxo.

31 2.2 - O Modelo OSI 2.2.3 - As Funções de Cada Camada
Camada 1: A camada física Define especificações elétricas, mecânicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar link físico entre sistemas finais; Definidas pelas especificações da camada física características como: Níveis de voltagem; Temporização de alterações de voltagem; Taxas de dados físicos; Distâncias máximas de transmissão; Conectores físicos e outros atributos similares.

32 2.2 - O Modelo OSI 2.2.4 - Encapsulamento
Todas as comunicações em uma rede têm uma origem e um destino; Informações emitidas em uma rede são chamadas de dados ou pacote de dados; Se um computador (host A) desejar enviar dados para outro (host B), eles devem ser empacotados primeiro através de um processo chamado encapsulamento.

33 2.2 - O Modelo OSI 2.2.4 - Encapsulamento
Encapsulamento empacota informações de protocolo necessárias antes do trânsito pela rede; À medida que pacote de dados desce pelas camadas do modelo OSI, ele recebe headers, trailers e outras informações.

34 2.2 - O Modelo OSI 2.2.4 - Encapsulamento
Empacotamento e fluxo dos dados passam por alterações à medida que redes executam seus serviços para usuários finais; Etapas de conversão para encapsular dados que devem ser efetuadas pelas redes: Compilar os dados; Empacotar os dados para transporte ponto-a-ponto; Anexar (adicionar) o endereço da rede ao cabeçalho; Anexar (adicionar) o endereço local ao cabeçalho do link de dados; Converter em bits para transmissão.

35 2.2 - O Modelo OSI 2.2.5 - Nomes dos Dados em Cada Camada do

36 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
Objetivo Fazer uma introdução ao modelo de camadas do TCP/IP. Estrutura O Modelo de Referência TCP/IP; As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP; Gráfico do Protocolo TCP/IP; Comparação entre o Modelo OSI e o Modelo TCP/IP; Uso dos Modelos OSI e TCP/IP no Currículo.

37 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
O Modelo de Referência TCP/IP Padrão aberto técnico e histórico da Internet; Modelo de referência e pilha de protocolos TCP/IP tornam possível comunicação de dados entre dois computadores quaisquer, em qualquer parte do mundo; Modelo TCP/IP tem importância histórica, assim como padrões que permitiram que indústrias de telefonia, energia elétrica, estradas de ferro e videotape se desenvolvessem.

38 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP

39 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP Camada de aplicação Projetistas do TCP/IP decidiram que protocolos de mais alto nível deviam incluir detalhes da camada de apresentação e de sessão; Trata de protocolos de alto nível, questões de representação, codificação e controle de diálogo; Combina todas as questões relacionadas às aplicações em uma camada e presume que esses dados estejam empacotados corretamente para a próxima camada.

40 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP Camada de transporte Lida com questões de qualidade de serviços de confiabilidade, controle de fluxo e correção de erros; Um de seus protocolos, TCP, fornece formas excelentes e flexíveis de se desenvolver comunicações de rede confiáveis com baixa taxa de erros e bom fluxo; TCP é um protocolo orientado à conexões que mantém um diálogo entre origem e destino, enquanto empacota informações da camada de aplicação em unidades chamadas segmentos;

41 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP Camada de transporte Orientado à conexões não significa que exista circuito entre computadores que se comunicam (o que poderia ser comutação de circuitos); Significa que segmentos da camada 4 trafegam entre dois hosts para confirmar que a conexão existe logicamente durante um certo período; Isso é conhecido como comutação de pacotes.

42 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP Camada de Internet Finalidade é enviar pacotes da origem de qualquer rede na internetwork e fazê-los chegar ao destino, independente do caminho e das redes que passem para chegar lá; Protocolo específico que governa essa camada é chamado protocolo de Internet (IP); Determinação do melhor caminho e comutação de pacotes acontecem nessa camada (p.ex.: sistema postal).

43 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
As Camadas do Modelo de Referência TCP/IP Camada de rede Significado do nome dessa camada é muito amplo e um pouco confuso; Também chamada de camada host-rede; Se relaciona a tudo aquilo que um pacote IP necessita para realmente estabelecer um link físico e depois estabelecer outro link físico; Isso inclui detalhes de tecnologia de LAN e WAN e todos os detalhes nas camadas física e de enlace do OSI.

44 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
Gráfico do Protocolo TCP/IP No modelo TCP/IP, não importa que aplicativo solicite serviços de rede, nem que protocolo de transporte seja usado, haverá apenas um protocolo de rede, o internet protocol, ou IP; IP serve como protocolo universal que permite que qualquer computador, em qualquer lugar, comunique-se a qualquer momento.

45 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
Comparação Entre o Modelo OSI e o Modelo TCP/IP

46 2.3 - Como o Modelo OSI se Compara com o Modelo TCP/IP
Uso dos Modelos OSI e TCP/IP no Currículo


Carregar ppt "Capítulo 2 O Modelo OSI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google