A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RIO DOURO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RIO DOURO."— Transcrição da apresentação:

1 RIO DOURO

2 RIO DOURO O QUE É UM RIO? Os rios são cursos permanentes de água doce.
Em Portugal há muitos rios. Eu vou falar do Rio Douro. O QUE É UM RIO? Os rios são cursos permanentes de água doce. O rio que vai desaguar noutro rio chama-se afluente. Foz é o lugar em que as águas do rio entram no mar ou noutro rio. Chama-se nascente o ponto onde o rio nasce,  leito o terreno por onde corre.  As terras que ladeiam o rio chamam-se as margens.

3 RIO DOURO O rio Douro nasce na serra de Urbion em Espanha.
Um dos seus afluentes é o rio Águeda. Tem 2080 metros de altitude e a sua foz é na costa atlântica na cidade do Porto. O seu curso tem o comprimento total 850 km . Desenvolve-se ao longo de 112 km de fronteira portuguesa e espanhola , e de seguida 213 km em território nacional. O rio Douro é o maior rio de Portugal na parte do norte.

4 RIO DOURO Fornece pesca, irrigação e centrais eléctricas.
Ao longo do rio Douro encontramos algumas barragens. O rio Douro, desde os tempos da pré-historia é fonte de vida e de actividade humana. As águas correm frias e turvas, o rio serpenteia por entre penedos. As águas correm sem fim nas encostas talhadas pela força da água tornando a paisagem deslumbrante e importante, outros afluentes se lhe vão juntando aumentando assim o seu caudal.

5 RIO DOURO De Foz Côa passando por, Peso da Régua, Gaia e Porto, este rio proporciona grande abundância de peixe, criando muitos postos de trabalho. As cidades portuguesas junto do rio Douro são: Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, Lamego, Peso da Régua, Gaia e Porto. Os barcos que navegam no rio Douro são: os rabelos, os rabões e os valboeiros. O barco rabelo é o mais conhecido, é uma embarcação portuguesa, típica do rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de vinho do Porto, o qual é muito importante para a economia da região.

6 RIO DOURO Nas suas águas encontramos várias espécies de peixes, com o a boga, o barbo, a enguia, a truta, a carpa (que, podendo atingir acima dos 20 kg tem a propriedade de se alimentar de tudo, fazendo a limpeza das barragem e viver em condições precárias de oxigenação das águas.) Mais recentemente o Achigão, a Perca, o Lúcio ( peixes carnívoros) e o Lagostim vermelho( todos eles originários de outros países.) Podemos ainda encontrar o mexilhão (idêntico do mar).

7 RIO DOURO Nos nossos dias, além de ainda continuar a ser uma fonte de rendimento para muitas famílias, o rio Douro é para quem o visita um excelente local de lazer, onde nos meses mais quentes a prática de desportos náuticos, pesca, passeios em barcos turísticos são algumas opções para passar um bom fim de semana ou umas férias. Poderão contemplar uma das mais esmagadoras paisagens do troço e internacional do Douro, ouvir em silêncio absoluto rumorejar do rio, seguir o voo de um abutre do Egipto pela imponente verticalidade dos alcantis das margens do rio.

8 RIO DOURO - TURISMO

9 RIO DOURO - Barragens O que são barragens?
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer água em zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.

10 RIO DOURO - Barragens Miranda - Portugal (Troço Internacional)
Picote - Portugal (Troço Internacional) Bemposta - Portugal (Troço Internacional) Pocinho - Portugal Valeira - Portugal Régua (Bagaúste) - Portugal Carrapatelo - Portugal Crestuma-Lever - Portugal

11 Rio Douro Com este trabalho desejo ter contribuído para aprendermos mais sobre os rios . Miriam Santos


Carregar ppt "RIO DOURO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google