A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda."— Transcrição da apresentação:

1 Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda

2 Inclusão Social  Definição de Tecnologias Sociais Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criados para solucionar algum tipo de problema social e que atendam aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado. Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criados para solucionar algum tipo de problema social e que atendam aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.

3 Inclusão Social  Caracterização Todo conhecimento técnico-científico pode se constituir em um sistema perito de natureza tecnológica, na medida em que sua aplicabilidade prática se volta à solução de problemas variados. Todo conhecimento técnico-científico pode se constituir em um sistema perito de natureza tecnológica, na medida em que sua aplicabilidade prática se volta à solução de problemas variados.

4 Inclusão Social  Caracterização Mais do que a solução imediata de um problema, uma tecnologia social requer que as soluções adotadas expressem trocas de conhecimentos científicos e saberes tradicionais, através dos quais surgem soluções simples para problemas de natureza social, de baixo custo e de alto impacto social. Mais do que a solução imediata de um problema, uma tecnologia social requer que as soluções adotadas expressem trocas de conhecimentos científicos e saberes tradicionais, através dos quais surgem soluções simples para problemas de natureza social, de baixo custo e de alto impacto social.

5 Inclusão Social  Caracterização Em função de sua importância estratégica para a superação de contextos escassos de recursos sociais e ambientais, a criação e a disseminação de tecnologias sociais atendem às demandas de uma cidadania inclusiva e de uma política governamental de fomento a projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico da população. Em função de sua importância estratégica para a superação de contextos escassos de recursos sociais e ambientais, a criação e a disseminação de tecnologias sociais atendem às demandas de uma cidadania inclusiva e de uma política governamental de fomento a projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico da população.

6 Inclusão Social Objetivo: Fomentar projetos de pesquisa, no Nordeste, Fomentar projetos de pesquisa, no Nordeste, em que a Ciência, Tecnologia e Inovação se constituam em instrumentos capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a redução da pobreza da população sergipana, contemplando modalidades de pesquisa de expressivo alcance social. em que a Ciência, Tecnologia e Inovação se constituam em instrumentos capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a redução da pobreza da população sergipana, contemplando modalidades de pesquisa de expressivo alcance social.

7 Inclusão Social  Experiência de Sergipe Edital de Tecnologias Sociais Edital de Tecnologias Sociais Antecedentes: Antecedentes:  Workshop de Tecnologias Sociais  Workshop de Tecnologias Sociais  Seminário de Tecnologias Sociais  Seminário de Tecnologias Sociais

8 Inclusão Social  Workshop de Tecnologias Sociais Objetivo de conhecer as experiências de outros Estados do Brasil: - Pará - Rio Grande do Norte - Paraíba Participações: Secretário de Inclusão Social do Participações: Secretário de Inclusão Social do MCT. MCT. ABIPTI ABIPTI

9 Inclusão Social  Seminário de Tecnologias Sociais Objetivo de conhecer as experiências do governo estadual, das ONGs e dos pesquisadores de Sergipe. (Participação do Dr. Alessandro Bonnano – Presidente da Sociedade Internacional de Sociologia)

10 Inclusão Social  Projetos Aprovados no Edital: 1. Organização cooperativa e capacitação das doceiras da comunidade de Saramém - Brejo Grande - Sergipe. 2. PREDITE: Laboratório de previsão de safra agrícola de produtores do Treze - Lagarto- SE.

11 Inclusão Social 2. Jardim Etnobotânico do Illê Axé Opô Oxogum Ladê: preservação cultural, pesquisa e promoção de saúde no município de São Cristóvão – Sergipe. 3. Projeto de desenvolvimento e adaptação de fogões solares aplicados na comunidade de “Revoada” no Conj. Eduardo Gomes – São Cristóvão-SE.

12 Inclusão Social 5. Compostagem de resíduos orgânicos de feiras-livres e podas visando aplicação em sistemas de hortas comunitárias e produção de mudas na cidade de Boquim- SE.

13 Inclusão Social 6. Adequação tecnológica para a produção de pólen como instrumento de geração de renda familiar para apicultores da comunidade do Baixo São Francisco. 7. Incubação de empreendimentos solidários.

14 Inclusão Social PROPOSTAS

15 a) Desenvolvimento de Tecnologias: Os projetos devem ter por objetivo a aplicação da ciência para o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de melhorar as condições da vida e do trabalho humano, incluindo-se temas como habitação, energia, saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca; Os projetos devem ter por objetivo a aplicação da ciência para o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de melhorar as condições da vida e do trabalho humano, incluindo-se temas como habitação, energia, saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca;

16 Inclusão Social b) Adaptação de Tecnologias: Projetos que tenham por objetivo a adequação de tecnologias existentes para a solução de problemas sócio-econômicos locais e regionais, que considerem as especificidades do Estado de Sergipe, incluindo-se temas como habitação, energia, recursos hídricos e saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca; Projetos que tenham por objetivo a adequação de tecnologias existentes para a solução de problemas sócio-econômicos locais e regionais, que considerem as especificidades do Estado de Sergipe, incluindo-se temas como habitação, energia, recursos hídricos e saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca;

17 Inclusão Social c) Transferência e Difusão de Tecnologias: Projetos que tenham por objetivo a transferência e a difusão das tecnologias de processo, tecnologias de gestão ou tecnologias de produto, desenvolvidas e/ou adaptadas, a partir das demandas das comunidades carentes do Estado de Sergipe, capazes de contribuir efetivamente para a inclusão social, envolvendo temas como habitação, energia, recursos hídricos e saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca; Projetos que tenham por objetivo a transferência e a difusão das tecnologias de processo, tecnologias de gestão ou tecnologias de produto, desenvolvidas e/ou adaptadas, a partir das demandas das comunidades carentes do Estado de Sergipe, capazes de contribuir efetivamente para a inclusão social, envolvendo temas como habitação, energia, recursos hídricos e saneamento básico, educação, associativismo, segurança alimentar, segurança pública, transporte, geração de emprego e renda, agricultura familiar e convivência com a seca;

18 MUITO OBRIGADO! Josenito Oliveira Santos Diretor de Coord. Exec. de Apoio e Desenvolvimento de Programa Diretor de Coord. Exec. de Apoio e Desenvolvimento de Programa Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe josenito@fap.se.gov.br Fone: 3211-9300 – Ramal 225


Carregar ppt "Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google