A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE ISLÂMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE ISLÂMICA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE ISLÂMICA

2 CONCEITO A arte islâmica abrange a literatura, dança, música, teatro e artes visuais da população do Oriente Médio que adotou o islamismo a partir do século VII. Ela não significa somente uma manifestação que tem por objetivo render culto a fé, pois apresenta grandes características artísticas de um povo que dominou uma grande parte do mundo durante muito tempo.

3 HISTÓRIA Maomé deu origem ao Islamismo, religião monoteísta, depois de uma suposta revelação divina. Foi a partir do século VII que esta religião espalhou-se pela Arábia e por diversos países da Europa e Ásia. Seu crescimento é considerado uma dos mais rápidos progressos já registrados na História. Sua base vem das heranças mediterrâneas gregas e romanas mescladas com outros povos.

4 CARACTERÍSTICAS Apesar dos muçulmanos terem se inspirado em vários traços artísticos dos povos conquistados, eles conseguiram adaptar seu modo de pensar e agir, conseguindo transmitir sua própria identidade em uma arte rica e variada. A produção artística islâmica é marcada de idéias religiosas, imateriais (usando conceitos de eternidade e infinito) e concepções do Profeta. Suas artes visuais constituem-se de elementos geométricos e arabescos que geralmente não possuem expressões figurativas. Mesmo assim encontramos expressões com imagens de animais e humanos.

5 Na arquitetura, os muçulmanos se expressavam através da construção de mesquitas, escolas religiosas, conhecidas como madrasas, locais de retiros espirituais e túmulos. Já na pintura islâmica destacam-se afrescos e miniaturas. Muito pouco desta arte existe ate hoje, pois eram empregadas em paredes de palácios ou edifícios públicos.

6 Dentro da cultura islâmica, os tapetes e tecidos desempenharam grande papel na decoração de tendas na época do nomadismo. Esta arte abrange ainda a literatura, a música, a dança e o teatro. É uma arte muito valorizada por conter seus traços únicos mesmo que seja aproveitando as influências de outros povos.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20


Carregar ppt "ARTE ISLÂMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google