A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Disciplinas Saúde do Idoso História e Ética na Enfermagem Bioética Me. Alexander de Quadros

2 Possibilidades Pedagógicas dos Mapas Conceituais

3 O que são os Mapas Conceituais?
São recursos didáticos que representam a informação de forma visual.

4 ●Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (David Paul Ausubel)
ORIGEM ●Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (David Paul Ausubel) Criado por Novak e seus alunos de pós- graduação na década de 70 na Universidade de Cornell.

5 Objetivo ●Avaliar os processos de aprendizagem; →Avaliar o discente em relação ao que ele já sabe, a partir das construções conceituais que ele consegue criar.

6 Condições para aprendizagem significativa
O material ou a aula deve ser POTENCIALMENTE significativo; Aluno deve possuir pré-disposição a aprender e não a memorizar; AS DUAS CONDIÇÃO SÃO NECESSÁRIAS SIMULTANEAMENTE!!!

7

8 ●Desenvolvimento dos conteúdos - Os Mapas Conceituais acerca de um determinado tema podem ser revisados, repensados e reelaborados ao longo das aulas.

9 ●Compartilhar informação - Possibilidade de disponibilizar o conhecimento que foi construído para compartilhá-lo.

10 ●Portfolio - Pode-se acrescentar elementos e conceitos em um Mapa Conceitual e organizá-lo como portfólio de aprendizagem.

11 ●Reflexão Crítica - Os alunos podem ser estimulados a refletir sobre o seu processo de pensamento, fazendo registros diários a partir das experiências com os mapas elaborados.

12 Passos para a construção do mapa conceitual
1º) Fazer a leitura do texto de estudo para a compreensão geral.

13 2º) Escolher e destacar cerca de 15 conceitos principais do texto.

14 3º) Agrupar os conceitos (que podem ser compostos por cerca de 3 palavras) de acordo com uma lógica semântica e organizá-los em uma estrutura hierárquica, do mais geral para o mais específico.

15 4º) Ligar os conceitos com palavras ou frases de ligação que explicam a relação entre eles, prestando atenção para que os conceitos não sejam repetidos.

16 5º) Procurar ramificar os galhos/pernas a cada nível hierárquico, não se preocupando com a simetria do mapa.

17 6º) Procurar estabelecer ligações cruzadas, isto é, ligar conceitos de galhos diferentes.

18 7º) Usar setas para indicar se uma ligação cruzada deve ser lida da direita para a esquerda (ou vice-versa) ou de baixo para cima.

19 8º) Avaliar o seu próprio Mapa Conceitual lendo-o em voz alta, prestando atenção à clareza dos conceitos, ao significado expressado pelas ligações estabelecidas entre os conceitos, bem como ao fluxo das ideias.

20 9º) Acrescentar cerca de 5 conceitos seus ao mapa, relacionando-os aos conceitos já mapeados, promovendo assim maior ancoragem e integração do conhecimento novo com o conhecimento prévio.

21 Referências Bibliográficas
GAVA, Tânia Barbosa Salles; MENEZES, Crediné Silva de at all. Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva. Acesso em: 21/01/2014. PIMENTEL, Fernando SC. O Cmap Tools na construção de Mapas Conceituais. Acesso em: 08/01/ Acesso em: 20/01/2014.


Carregar ppt "MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google