A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria Raquel de Andrade Bambirra Aluno: Leonardo Rodrigo Soares

2 Possibilidades Pedagógicas dos Mapas Conceituais

3 O que são os Mapas Conceituais? São recursos didáticos que representam a informação de forma visual.

4 ORIGEM Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (David Paul Ausubel) Joseph Novak – anos 70 e final dos anos 80

5 FUNÇÃO Avaliar os processos de aprendizagem; Avaliar o aprendiz em relação ao que ele já sabe, a partir das construções conceituais que ele consegue criar. Instrumentos de ensino e/ou aprendizagem; Instrumentos de avaliação e organização curricular;

6 Mapas Conceituais Mapas Mentais

7 Possibilidades Pedagógicas Apoio Instrucional -Dar instrução sobre uma atividade a ser executada; -Dar orientações sequenciais sobre um determinado tema.

8 Organizadores prévios - Funciona como uma ponte cognitiva entre as ideias disponíveis pertinentes dos alunos a nova informação.

9 Desenvolvimento dos conteúdos - Os Mapas Conceituais acerca de um determinado tema podem ser revisados, repensados e reelaborados ao longo das aulas.

10 Hipertextos para EAD - Os Mapas Conceituais podem auxiliar de maneira substantiva na ativa construção dos conhecimentos dos alunos.

11 Compartilhar informação - Possibilidade de disponibilizar o conhecimento que foi construído para compartilhá-lo.

12 Portfolio - Pode-se acrescentar elementos e conceitos em um Mapa Conceitual e organizá-lo como portfólio de aprendizagem.

13 Reflexão Crítica - Os alunos podem ser estimulados a refletir sobre o seu processo de pensamento, fazendo registros diários a partir das experiências com os mapas elaborados.

14 Passos para a construção do mapa conceitual 1º) Fazer a leitura do texto de estudo para a compreensão geral.

15 2º) Escolher e destacar cerca de 15 conceitos principais do texto.

16 3º) Agrupar os conceitos (que podem ser compostos por cerca de 3 palavras) de acordo com uma lógica semântica e organizá-los em uma estrutura hierárquica, do mais geral para o mais específico.

17 4º) Ligar os conceitos com palavras ou frases de ligação que explicam a relação entre eles, prestando atenção para que os conceitos não sejam repetidos.

18 5º) Procurar ramificar os galhos/pernas a cada nível hierárquico, não se preocupando com a simetria do mapa.

19 6º) Procurar estabelecer ligações cruzadas, isto é, ligar conceitos de galhos diferentes.

20 7º) Usar setas para indicar se uma ligação cruzada deve ser lida da direita para a esquerda (ou vice-versa) ou de baixo para cima.

21 8º) Avaliar o seu próprio Mapa Conceitual lendo-o em voz alta, prestando atenção à clareza dos conceitos, ao significado expressado pelas ligações estabelecidas entre os conceitos, bem como ao fluxo das ideias.

22 9º) Acrescentar cerca de 5 conceitos seus ao mapa, relacionando-os aos conceitos já mapeados, promovendo assim maior ancoragem e integração do conhecimento novo com o conhecimento prévio.

23 Referências Bibliográficas GAVA, Tânia Barbosa Salles; MENEZES, Crediné Silva de at all. Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva. cd=2&ved=0CDIQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.geografia.fflch.usp.br%2Fp osgraduacao%2Fapoio%2Fapoio_raffo%2Fflg5052%2Faula_1%2FAplicacoesde MapasconceituaisnaEducacao.pdf&ei=fX3rUpzOCJCMkAem0oHQBA&usg=AF QjCNFAI4NO1lzGry1vx66Y9OZbPlMgyw&sig2=5UiqI3yRNpbjRXBCzYyJug. Acesso em: 21/01/2014. PIMENTEL, Fernando SC. O Cmap Tools na construção de Mapas Conceituais. presentation. Acesso em: 08/01/ presentation Acesso em: 20/01/2014.


Carregar ppt "Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google