A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPA CONCEITUAL Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPA CONCEITUAL Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino."— Transcrição da apresentação:

1 MAPA CONCEITUAL Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino

2 O que é? O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Essa atividade pode ser feita paralelamente ao desenvolvimento de muitos projetos

3 Esse recurso é utilizado para representar graficamente relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, o aluno exercita sua capacidade de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no decorrer do processo. Além disso, na dinâmica da elaboração de um mapa conceitual, o professor pode acompanhar o raciocínio feito pelo estudante durante a aprendizagem, em qualquer área.

4 MAPA CONCEITUAL São apenas diagramas indicando relações entre conceitos. Mais especificamente, podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela. Em princípio, poder-se-ia pensar em mapas conceituais com uma, duas, três ou mais dimensões. Entretanto, os de uma dimensão seriam apenas listas de conceitos; os tridimensionais, embora oferecessem grandes possibilidades de representação de estruturas conceituais, ficariam difíceis de traçar.

5

6 Definição Tipo de linguagem Tipo de linguagem Descreve e comunica conceitos

7 Definição Conceitos ordenados, hierarquizados, conectados por arcos formando proposições

8 Geralmente, a construção inicial de um mapa começa com frases de ligações que representam aspectos observáveis, contendo verbos: é, tem, possuem, entre outros.

9 Exemplo Violetas Azuis São

10 Antes de iniciar o mapa do conceitual do projeto vamos elaborar um com uma concepção simples. Ex. banana – é – amarela. Veja exemplo de mapa conceitual simples:

11

12 Como é um mapa conceitual Os conceitos geralmente aparecem em caixas, e a relação de significados entre os dois termos é indicada por uma linha que os une. Nessa linha, deve haver uma frase (proposição) que contenha um verbo conjugado de acordo com o sentido que se quer dar. Não são utilizadas setas para simbolizar a conexão como no fluxograma e pode–se ter dois ou mais conceitos conectados por frase de ligação.

13

14

15 Objetivos conceitos mais abrangentes Sistematiza o que já se conhece Sistematização de processos Organização de informações conceitos menos inclusivos Ajuda a entender o que não se conhece

16

17 Conhecimento Estimulam e facilitam sua construção Individual ou coletivamente

18 Exemplos

19 Como começar… Coloque palavras que respondam: 1.o que é; 2.de onde vem; 3.do que é composto; 4.o que fazemos com; 5.o que me lembra; 6.como está estruturado (objetivo, metodologia, justificativa, avaliação).

20 O Importante não é propriamente o resultado do mapa, mas o exercício mental feito para construí–lo. Ítalo Dutra


Carregar ppt "MAPA CONCEITUAL Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google