A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETOS DE APRENDIZAGEM. Exploração das informações associadas a uma dada questão, uma curiosidade, sobre um determinado mundo, seja ele real ou imaginário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETOS DE APRENDIZAGEM. Exploração das informações associadas a uma dada questão, uma curiosidade, sobre um determinado mundo, seja ele real ou imaginário."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETOS DE APRENDIZAGEM

2 Exploração das informações associadas a uma dada questão, uma curiosidade, sobre um determinado mundo, seja ele real ou imaginário. O objetivo é a elaboração de uma síntese que esclareça a curiosidade; Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma rede de conhecimentos em torno da questão investigada.

3 PROJETOS DE APRENDIZAGEM O primeiro passo é a seleção de uma curiosidade, uma Questão de Investigação. A seguir é feito um inventário dos conhecimentos (sistemas nocionais, ou conceituais dos aprendizes) sobre a questão; Esse conhecimento pode ser classificado em Certezas Provisórias e Dúvidas temporárias O processo de investigação consiste no esclarecimento das dúvidas e na validação das certezas.

4 Mapas Conceituais Os mapas conceituais,desenvolvidos por Novak (1977) são ferramentas para organizar e representar conhecimento.

5 Mapas Conceituais Eles representam conceitos e suas ligações (relacionamentos) na forma de um mapa, onde nós são conceitos e os links entre dois nós são os relacionamentos entre os conceitos.

6

7 O mapa Conceitual mais simples se constitui de dois nós conectados por um link representando uma frase simples (proposição). Flores são visitadas por Abelhas.

8

9 Edição de Mapas Cmap Tool Instituto for Human and Machine Cognition Arquivos de áudio e vídeo Paginas de texto Figuras Associação de mapas a outros mapas Software Inspiration Linguagem multimídia Figuras Desenhos

10 Uso de mapas Conceituais como Ferramenta de apoio à Avaliação O professor pode comparar mapas construídos pelos alunos para identificar a formação dos conceitos as suas ideias e relações identificadas entre os conceitos. Aponta o conhecimento do aluno sobre um determinado assunto; Possibilita que o professor detecte facilmente as falhas conceituais dos alunos.

11 Uso de mapas conceituais como ferramenta de apoio e desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem A identificação de questões que serão exploradas; Um inventário do seu conhecimento (certezas e dúvidas). Ao longo do processo o aluno busca esclarecer suas dúvidas e validar suas certezas; Durante a exploração do problema é muito importante que se registre o processo de aprendizagem da construção do projeto.

12 Os mapas conceituais podem expressar o inventário do conhecimento do de um grupo ou de um membro do grupo. 1ª Mapa deve ser feito no inicio do projeto para expressar o conhecimento inicial sobre a questão escolhida; 2º No decorrer do projeto; 3º No final do processo (na conclusão do PA).


Carregar ppt "PROJETOS DE APRENDIZAGEM. Exploração das informações associadas a uma dada questão, uma curiosidade, sobre um determinado mundo, seja ele real ou imaginário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google