A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs 07 E 08 DE MAIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs 07 E 08 DE MAIO."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs 07 E 08 DE MAIO 2014

2 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Reflexão inicial

3 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP OBJETIVO GERAL Aprender o que são mapas conceituais, para que servem, como fazê-los e como utilizá-los em diversos contextos; Indicar onde obter uma ferramenta automática gratuita de mapas conceituais na internet

4 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Ampliando nosso conhecimento.... O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?

5 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Ampliando.... Mapas Conceituais Ferramenta gráca para a organização e representação do conhecimento.

6 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Ampliando.... Mapas conceituais Conhecimento organizado representam

7 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Ampliando.... PROPOSIÇÃO Conceito inicial Conceito final Frase de ligação 1.Os conceitos escolhidos expressam um padrão? 2.O termo de ligação possui um verbo? 3.Eu consigo concordar ou discordar?

8 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP EXEMPLO Exemplo de mapa conceitual sobre a questão do aquecimento global. Alto grau de clareza

9 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP

10 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Os conceitos são representados de maneira hierárquica. Conceitos mais inclusivos e gerais Especícos e menos gerais Ampliando.... CARACTERÍSTICAS

11 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Cross links, ou ligações cruzadas, que são as relações ou ligações entre conceitos nos diferentes segmentos ou domínios do MC. auxiliam a ver como um conceito em um domínio de conhecimento representado no mapa se relaciona a um conceito em outro domínio ali mostrado. Ampliando.... CARACTERÍSTICAS

12 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Exemplo de mapa conceitual cuja questão foco é Porque nós temos as estações do ano? Fonte: NOVAK & CAÑAS, 2006, p. 8 EXEMPLO

13 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC 1º PASSO Escolha de uma área de conhecimento que seja bastante familiar para a pessoa cria um contexto que ajudará a determinar estrutura hierárquica do mapa conceitua a que pretende elaborá-lo

14 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP QUESTÃO FOCAL Pergunta que especíca claramente o problema ou questão que o mapa conceitual deve ajudar a resolver. Nortear a construção do MC (contexto); Organizar as ideias; Selecionar conceitos;

15 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC 2º PASSO Identicar os conceitos-chave que se aplicam a esse contexto; Em torno de 15 a 25 conceitos; Escala ordenada dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais especícos e menos gerais.

16 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC Exemplo 2º PASSO

17 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC 3º PASSO Elaborar um mapa conceitual preliminar. Início do processo de elaboração de uma boa organização hierárquica.

18 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC 4º PASSO Buscar as ligações cruzadas. Ligações cruzadas são importantes para mostrar que o aluno entende as relações entre os subdomínios no mapa.

19 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Elaborando bons MC 5º PASSO Revisar o mapa, reposicionar conceitos de modo a transmitir clareza e melhor estrutura geral, e preparar uma versão nal.

20 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP OBSERVAÇÕES É importante ajudar os alunos a compreender que todos os conceitos são de algum modo relacionados uns aos outros; Evitar frases nas caixas, ou seja, frases completas usadas como conceitos; Os alunos muitas vezes comentam que é difícil acrescentar palavras de ligação às linhas de seus MC. Isso se deve à má compreensão do relacionamento entre os conceitos, ou dos signicados dos conceitos – e são as palavras de ligação que especicam esse relacionamento.

21 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP

22 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Como podemos usar os MC?

23 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Como podemos usar os MC? Planejamento curricular 1.Transparência no que o professor vai ensinar e no que o aluno tem que aprender; 2. Coloca-se conceitos chaves a serem ensinados.

24 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Como podemos usar os MC? AVALIAÇÃO 1. Verificar conhecimentos prévios dos alunos; 2. Verificar o processo de aprendizagem através dos mapas elaborados pelos alunos. (ampliação e aprimoramento dos MC)

25 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Como podemos usar os MC?

26 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Exemplo: MC para avaliação ANTES DEPOIS

27 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAPTÉCNICASESTACIONAMENTOEESQUELETO

28 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP O professor oferece uma série de conceitos estacionados TÉCNICAESTACIONAMENTO Questão focal Por que existem as estações do ano?

29 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Questão focal Por que existem as estações do ano?TÉCNICAESQUELETO O professor oferece o esqueleto de um MC

30 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Questão focal Por que existem as estações do ano?TÉCNICA ESTACIONAMENTO e ESQUELETO O professor oferece pequeno mapa e outros conceitos para serem inseridos

31 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP CONSIDERAÇOES FINAIS

32 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Referências

33 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Referências

34 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Referências

35 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Em grupos de 4 integrantes elabore um mapa conceitual com o auxílio dos post-its. -Contexto para questão focal: CURRÍCULO X AVALIAÇÃO Oficina 1 Construindo Mapas conceituais

36 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP Oficina 2 Construindo MCs no Cmap Tools

37 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP

38 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP SOCIALIZAÇÃODOSGRUPOS

39 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP


Carregar ppt "Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs 07 E 08 DE MAIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google