A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:"— Transcrição da apresentação:

1 Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica: persuasão pela palavra Eloquência: técnica do discurso

2 Argumentação, Verdade e Ser A Retórica em Platão: dois usos ( bom e mau) - Como falar e escrever correctamente? “Fedro ”- Relações entre o pensamento e a linguagem - Qual a importância da Retórica? _ Distinção entre Aparência e Verdade O Retórico não se preocupa com a Verdade mas com a aparência de verdade ( ver ex, cavalo e do burro- pág Fedro

3 Oposição entre Verdade e Persuasão- A retórica é vista como persuasão - arte de convencer acerca do “inverosímil ”: discurso do absurdo e do demagógico ; - A retórica é um negócio e não uma arte; - Logo,os Sofistas são uns charlatães- mau uso da Retórica- “Górgias” - A retórica deveria visar a verdade e não a eficácia ou o êxito

4 “ Górgias” – mau uso da Retórica; “Fedro”- Bom uso da Retórica - A Retórica não garante o seu bom uso, daí o seu perigo; - Para que se faça um bom uso, esta deverá ser uma dialéctica – diálogo e descoberta da verdade; - pressupõe a organização e coerência lógica do discurso mas sobretudo a formação intelectual do orador.

5 Retórica, dialéctica e Filosofia ( perspectiva positiva de Platão) - A retórica não deve ser a arte de persuadir mas a de instruir ( O Sofista não instrui o auditório ao contrário de Sócrates : método) - A boa retórica baseia-se na condução das almas, através do método – educação.

6 Relações entre Retórica e Dialéctica _A Retórica consiste na Dialéctica que é a actividade do próprio filosofar, o caminho da verdade, das Ideias. - Objectivo de Platão: afastar as críticas dos Retóricos à Filosofia. - Descoberta de Platão. É necessária a formação filosófica do orador e do escritor. - os mestres da retórica não procuravam a verdade mas apenas o evidente e o provável

7 -A Posição de Aristóteles - Na Grécia, a Retórica era não só entendida como a arte de bem falar mas também uma teoria dessa mesma arte. - Os Sofistas distribuíam textos pelos seus discípulos acerca das técnicas retóricas. - Destaca-se, também, “A Arte retórica”de Aristóteles onde salienta os seguintes aspectos: - o seu conceito de retórica; - os passos a seguir no discurso; - a importância do auditório; - as técnicas a utilizar, ex: ethos, pathos e logos.

8 A Concepção Aristotélica de Retórica - esta depende da classificação dos saberes em Aristóteles: - Divisão das Ciências em 3 grupos( teoréticas, práticas e poiéticas); - Só ao nível dos saberes práticos, relacionados com os campos da acção humana – moral, economia, direito, política é que é possível o uso da Retórica.

9 - Para Aristóteles, o campo da acção humana não é susceptível de demonstrações matemáticas mas apenas de discussões e deliberações com vista à escolha de uma conclusão plausível. - Assim, os raciocínios dialécticos e os discursos retóricos são as técnicas mais adequadas para assegurar a racionalidade ao nível dos saberes mais práticos ( ciências humanas).

10


Carregar ppt "Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google