A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO

2 DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute um “Ser” GENERALIZADO, ou seja, não-individualizado. Os dados são apresentados em PROGRESSÃO LÓGICA. Visa ao CONVENCIAMENTO do leitor a respeito de um ponto-de-vista que se quer sustentar.

3 DISSERTAÇÃO – noções Composto principalmente de (ELEMENTOS ABSTRATOS). Função ARGUMENTATIVA. EX: “O indivíduo tem dificuldades em admitir suas falhas e incapacidades, preferindo o desprezo por aquilo que não consegue conquistar.” (Moral da fábula A raposa e as uvas)

4 FERRAMENTAS DA DISSERTAÇÃO

5 1. Objetividade O Foco é o próprio fato Depois de ter sido aprovado em (...) 2009 por uma comissão especial do Senado e de ter passado (...) pela Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de reforma do Código de Processo Penal só depende de votação em plenário (...) para se converter em lei. Com 702 artigos, ele consagra medidas importantes (como o monitoramento eletrônico de presos e o uso da internet para remessa de informações) e dispositivos polêmicos, que mudam radicalmente a estrutura da legislação processual em vigor. Editorial (O Estado de São Paulo)

6 2. Subjetividade O Foco é a opinião do redator Contar o tempo é uma grande ilusão, como todos sabemos, mas – e se não contássemos? Estaríamos como num deserto, todo plano, só areia, e sem estrelas no céu. Não é que, numa situação dessas, não se acha o caminho; é que não há caminho (...). O tempo, esse ente assustadoramente impalpável e elusivo, no calendário aparece singelamente traduzido em papel, como se tivesse sido (...) dominado. Dominado é bem a palavra. É a palavra que se usa contra os inimigos, e o tempo é um inimigo. Roberto Pompeu de Toledo (Revista Veja)

7 3. Raciocínio Indutivo Do caso Particular para o caso Geral Na semana passada, ouvi uma senhora suspirar: – “Tudo anda tão confuso!”. E, de fato, o homem moderno é um pobre ser dilacerado de perplexidades. Nunca se duvidou tanto. Nelson Rodrigues (Crônicas)

8 4. Raciocínio Dedutivo Do caso Geral para o caso Particular A possibilidade de recuperar a memória e a dignidade de brasileiros desterrados apenas por lutar por suas ideias é das mais nobres tarefas da redemocratização. O poeta Vinícius de Moraes, por exemplo, foi brutalmente apeado do seu posto de diplomata pelo AI-5, acusado de “poetinha — vagabundo e comunista”. De lá para cá, Vinícius, que já era grande, tornou-se cada vez maior. Esquina do Ricardo (Revista Carioquices)

9 5. Silogismo Raciocínio Lógico (A = B e B = C, então A = C) A Grécia é governada por Atenas. Atenas é governada por mim. Eu sou governado por minha mulher. Minha mulher é governada por meu filho, criança de 10 anos. Logo, a Grécia é governada por esta criança de 10 anos. Temístocles (General Ateniense)

10 A DISSERTAÇÃO EM TEXTOS POÉTICOS O único mistério é haver quem pense no mistério. Quem está ao sol e fecha os olhos, Começa a não saber o que é o sol E a pensar muitas cousas cheias de calor. Mas abre os olhos e vê o sol, E já não pode pensar em nada, Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos De todos os filósofos e de todos os poetas. A luz do sol não sabe o que faz E por isso não erra e é comum e boa. Alberto Caeiro (O guardador de rebanhos)


Carregar ppt "LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google