A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:"— Transcrição da apresentação:

1 GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL

2 À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete: Organizar e coordenar as atividades inerentes ao controle de acessibilidade e inclusão digital dos programas informatizados, atuando por meio da inclusão digital para que o cidadão exerça a sua participação política na sociedade do conhecimento.

3 Competências: I – identificar áreas e regiões para implantação de programas de melhoria a acessibilidade e inclusão digital, em articulação com todos os órgãos pertencentes ao Governo do Estado; II – buscar parcerias com entidades públicas, privadas e do terceiro setor ligadas ao desenvolvimento de tecnologias que tragam benefícios na acessibilidade dos serviços prestados pelo Governo do Estado; III – realizar estudos e pesquisas, objetivando a melhoria do atendimento e da qualidade dos serviços prestados, bem como a capacitação dos recursos humanos, monitorando o padrão de atendimento; IV – elaborar e divulgar orientações técnicas, inclusive na forma de manuais e materiais instrucionais; V – realizar recomendações a serem consideradas pelos desenvolvedores de conteúdo para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do Governo do Estado seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

4 Objetivo: Disseminar o uso das TICs orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comunidades e segmentos excluídos.

5 PROPOSTA: SANTA CATARINA, UM ESTADO AMIGO DA PESSOA IDOSA

6

7 Parceiros: Governo do Estado de Santa Catarina – Casa Civil – Conselho Estadual do Idoso SEA – Secretaria do Estado da Administração - DGOV UFSC - NETI – Núcleo de Estudos da Terceira Idade UDESC - GETI – Grupo de Estudos da Terceira Idade UNISUL – Uniexperiência - Unisul Virtual Conselho Estadual do Idoso Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis

8 Dados fornecidos pelo IBGE, Censo 2010. 1.Estado de Santa Catarina: População Total: 6.248.436 Total de pessoas idosas: 656.913 10,51% Homens: 3.100.360 Idosos: 295.131 9,51% Mulheres: 3.148.076 Idosas: 361.782 11,49%

9 Dados fornecidos pelo IBGE, Censo 2010. 2. Município de Florianópolis: População Total: 421.240 Total de pessoas idosas: 48.423 11,49% Homens: 203.047 Idosos: 20.529 10,11% Mulheres: 218.193 Idosas: 27.894 12,78% O Brasil, em 2025, será o sexto país no mundo em número de Idosos!

10 1% é o percentual de menções realizadas por pessoas da terceira idade à internet como fonte principal de informação. 29% dos idosos brasileiros declaram utilizar um computador 55% entre aqueles com ensino superior 43% entre os com médio e 25% entre os com fundamental. 5% dos idosos que utilizam computador acessam a internet. Datafolha 11/2008.

11 1. Prédios públicos e espaços abertos 2. Transporte 3. Moradia 4. Participação Social 5. Respeito e Inclusão Social 6. Participação Cívica e Emprego 7. Comunicação e Informação 8. Apoio Comunitário e Serviços de Saúde O Global: Cidade Amiga do Idoso identifica as características-chave de uma cidade amiga do idoso e mostra uma lista de checagem para os seguintes quesitos:

12 Envelhecimento Ativo – Segundo a OMS é o processo de otimização de oportunidades para saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Em uma cidade amiga do idoso, políticas, serviços, ambientes e estruturas dão apoio e capacitam as pessoas a envelhecer ativamente ao: reconhecer a ampla gama de capacidades e recursos entre os idosos; prever e responder, de maneira flexível, às necessidades e preferências relacionadas ao envelhecimento; respeitar as decisões dos idosos e o estilo de vida que escolheram; proteger aqueles que são mais vulneráveis; e promover a sua inclusão e contribuição a todas as áreas da vida comunitária.

13

14

15

16

17

18 “Acessibilidade na web é tornar todos os serviços, assuntos e publicações tão fáceis de serem utilizados por todas as pessoas, que até esquecemos que há diferenças.” (Carla Nascimento – frase vencedora do concurso “Jornadas de Conhecimento sobre Acessibilidade na WEB”).

19 Que projetos poderemos construir em parceria? "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Gandhi)

20 Obrigado Osny Taborda Ribas Jr., Dr. Gerente de Acessibilidade e Inclusão Digital osny@dgov.sc.gov.br


Carregar ppt "GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google