Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsadora Dias Bastos Alterado mais de 8 anos atrás
1
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES
2
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO ENG: Which Enactus team most effectively used entrepreneurial action to empower people to improve their livelihoods in an economically, socially and environmentally sustainable way? PORT: Qual Time Enactus foi mais efetivo em aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar sua subsistência de forma econômica, social e ambientalmente sustentável?
3
O QUE É UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES? Uma avaliação das necessidades é o processo de identificação dos gaps entre a condição em que o indivíduo ou comunidade se encontra e o resultado desejado por eles(o “sonho”).
4
ENTENDENDO OS RECURSOS DE SUBSISTÊNCIA E A ESTRATÉGIA Compreender o contexto mais amplo do público-alvo leva a um projeto mais sustentável. A avaliação das necessidades também empodera a comunidade, dando-lhes voz e participação em seu próprio resultado.
5
PASSOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO DE NECESSIDADE: 1.Determinar as pessoas a empoderar. 2.Desenvolver um plano para avaliar os meios de subisistência e os resultados desejados. 3.Conduzir a avaliação COM a comunidade. 4.Analizar os resultados
6
QUEM PODE PARTICIPAR DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO? Beneficiados Membros do Time Líderes da comunidade Empresários envolvidos com o projeto Outras pessoas que tiverem conhecimento sobre a comunidade (sua história, o local onde está inserida, etc.)
7
COMO COMEÇAR UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES? Comece examinando o contexto de sustentabilidade: Fatores Econômico, social e ambiental relevantes para os beneficiados pelo projeto. Dados do censo, pesquisas e relatórios locais.
8
AMBIENTAL Sazonalidade dos preços, produtos e mão –de-obra Principais locais de emprego na área Renda média Taxa de desemprego Causa dos desempregos Clima e relevo Doenças reais ou potenciais, poluição ou desastres naturais Manegamento do lixo Infrastrutura e matéria-prima disponível Dados demográficos Tendências da população Acesso à edcação de qualidade Problemas relacionados a saúde Papel do governo Conflitos históricos Discriminação Práticas culturais Outras organizações desenvolvendo projetos com a comunidade SOCIAL ECONÔMICO O QUE CONSIDERAR:
9
ENTENDENDO OS RECURSOS DE SUBSISTÊNCIA E A ESTRATÉGIA Em seguida, o Time deverá se reunir com os beneficiados para aprender mais sobre os recursos disponíveis e quais as estratégias da comunidade na utilização dos mesmos. Entrevistas, Grupos Focais; Fóruns públicos; Observação direta.
10
PROCESSO DOS PROJETOS ENACTUS Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
11
ENTENDENDO RECURSOS DE SUBSISTÊNCIA Todo indivíduo e comunidade tem acesso a, pelo menos, um dos recursos de subsistência. Os recursos de subsistência são o capital envolvido na obtenção de resultados desejados
12
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Emprego Renda Ações, poupança, etc. Acesso a serviços financeiros
13
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Recursos naturais – Ar, água, etc. Gerenciament o do desperdício;
14
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Espírito comunitário Networking Relacionamento Confiança
15
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Habilidades Conhecimento Capacitação Educação
16
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Infraestrutura Moradia Transporte Acesso aos bens de consumo Energia Limpa
17
PROCESSO DOS PROJETOS ENACTUS Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
18
ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE SUBSISTÊNCIA Como utilizar os recursos para obter o resultado desejado? Estratégias de subsistência são as escolhas que as pessoas fazem e as atividades que elas desenvolvem para alcançar seus resultados. Os recursos são as ferramentas utilizadas na adoção da estratégia.
19
Investigue o que as pessoas já estão fazendo. Como o Time pode, de uma forma colaborativa, ter uma abordagem empreendedora para melhorar (ou ajudar a desenvolver) estratégias de subsistência? A estratégia de subsistência é a chave para o empoderamento. ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE SUBSISTÊNCIA
20
PROCESSO DOS PROJETOS ENACTUS Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
21
ENTENDENDO OS RESULTADOS Os resultados estão diretamente ligados às categorias dos resursos. Resultados desejáveis devem ser identificados pelo público-alvo para garantir a sustentabilidade. Atingir um resultado pode impactar positivamente ou negativamente nos recursos.
22
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Geração de emprego Desenvolvime nto de habilidades para geração de renda. Tornar-se empreendedor Aumento de renda
23
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Destinação adequada do lixo Preservar a biodiversidade Uso dos recursos naturais
24
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Aumentar a confiança entre os membros da comunidade Expandir as relações Aumentar o engajamento nas atividades comunitárias
25
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Aprender uma nova habilidade Adquirir conhecimento Capacitação profissional
26
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Melhorar infraestrutura Acesso à moradia e/ou transporte Novas fontes de energia
27
KEY IDEAS TO REMEMBER: Ter o engajamento do público-alvo é crucial em TODOS os estágios do projeto. O envolvimento dos membros do Time e da comunidade garante o entendimento do propósito do projeto que, por sua vez, garante sua sustentabilidade.
28
IDEIAS-CHAVE PARA LEMBRAR: O time não deve presumir que compreende completamente os beneficiados. Estejam sempre preparados para ouvir e aprender. Certifique-se de considerar qualquer possível conflito ou resultados negativos que podem resultar de seu projeto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.