A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer

2 Definindo Conceitos Uma tarefa que possibilita alcan ç ar os objetivos previamente definidos com maior eficiência, ou seja, com menor dificuldade e maior rapidez. Administra ç ão A palavra Administra ç ão vem do latim, ad – que significa dire ç ão,tendência para, e minister – que significa subordina ç ão ou obediência, ou seja, quem realiza uma fun ç ão sob comando de outra ou presta servi ç o a outro, (CHIAVENATO, 2003). Administra ç ão é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcan ç ar os objetivos das organiza ç ões.

3 A tarefa b á sica da administra ç ão é a de fazer as coisas por meio de pessoas. A administra ç ão est á sendo considerada uma das principais chaves para a solu ç ão dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno Peter Drucker, afirma que não existem pa í ses desenvolvidos e paises subdesenvolvidos, mas sim pa í ses que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos dispon í veis e potenciais e pa í ses que ainda não o sabem, ou seja, existem pa í ses administrados e pa í ses subadministrados.

4  A Teoria Geral da Administra ç ão (TGA) surgiu no momento em que as organiza ç ões alcan ç aram um certo tamanho e complexidade (no in í cio do s é culo XX).  É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hip ó teses e id é ias a respeito da administra ç ão como ciência, t é cnica e arte.  Essa teoria oferece aos dirigentes das organiza ç ões modelos e estrat é gias adequados para a solu ç ão de problemas empresariais.

5 Administração na Sociedade Moderna O papel do administrador: ◦ Ele não é o executor, mas o respons á vel pelo trabalho dos outros; ◦ Forma ç ão ampla e diversificada (matem á tica, sociologia, Psicologia, etc) ◦ Respons á vel por diminuir ou extinguir qualquer possibilidade de de erro para a organiza ç ão.

6 Cinco variáveis básicas na TGA.  Tarefas  Estruturas  Pessoas  Tecnologia  Ambiente  Essas vari á veis constituem os principais componentes do estudo da administra ç ão nas organiza ç ões das empresas.

7 1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência aplicada na racionaliza ç ão e no planejamento das atividades operacionais.  2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que cuida da configura ç ão e estrutura ç ão das organiza ç ões.  3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organiza ç ões..  4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que cuida da aplica ç ão bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.  5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que busca a adequa ç ão das organiza ç ões à s demandas e situa ç ões que ocorrem em seu contexto externo.

8

9 HABILIDADES FUNDAMENTAIS Habilidade T é cnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer pr á tico, com objetos f í sicos e concretos; consiste em saber utilizar m é todos e equipamentos necess á rios para realiza ç ão de tarefas espec í ficas. Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Est á relacionada à intera ç ão com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da coopera ç ão dentro da equipe encorajamento da participa ç ão dos mesmos.

10 Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualiza ç ão do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com id é ias e conceitos, teorias e abstra ç ões. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagn ó stico das situa ç ões e com a formula ç ão de alternativas de solu ç ão de problemas.

11 Para ser plenamente capaz de administrar uma organiza ç ão, o administrador deve ter algumas competências que são essenciais:  Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência m ú tua de outras fun ç ões;  Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informa ç ões, e mantendo sua lideran ç a;  Ser pr ó -ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organiza ç ão;  Ser comunicativo, negociador e mantenedor de rela ç ões de natureza profissional e interpessoal.

12 Organiza ç ões do Governo – que são administradas pelo governo e têm como objetivo prestar servi ç os à comunidade em geral, e são mantidas pela arrecada ç ão de impostos, taxas e contribui ç ões;  Organiza ç ões Empresariais – são organiza ç ões que têm como finalidade o lucro na produ ç ão e/ou comercializa ç ão de bens e servi ç os, podendo ser classificadas de acordo com o seu tamanho, natureza jur í dica e á rea de atua ç ão. São criadas com recursos pr ó prios (dos propriet á rios em forma de capital social) e tamb é m com recursos de terceiros, como fornecedores e credores em geral (como empr é stimos e financiamentos). O seu resultado é distribu í do aos s ó cios e o restante é mantido como reservas de lucros para a empresa.

13 Organiza ç ões do Terceiro Setor – compreende as organiza ç ões de utilidade p ú blica, sem fins lucrativos, e são criadas por pessoas sem v í nculo com o governo, entre elas estão as ONGs (organiza ç ões não- governamentais) e outras entidades com fins filantr ó picos.

14 DIVISÃO DOS GRUPOS Escola Secretaria Municipal ou Estadual de Esportes Clube Academia Federa ç ão Empresa Esportiva


Carregar ppt "Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google