A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS

2 PERSAS Governo de Dario Localização: Atual Irã.
Relevo: Planalto semi-árido - montanhas e desertos. No século XIII aconteceu a união das tribos medas. Em 550 a.C. Ciro unificou as tribos persas e tornou-se o imperador de toda região. No seu governo destaca-se: divisão da sociedade rígida e ampliação da escravidão. Expansão do Império Governo de Dario Divisão do império em províncias (Satrápias) Criação de uma moeda para todo o império – O dárico. Integração do império através de estradas. Depois da derrota dos persas para os gregos, o império se enfraquece e em 300 a.C. Alexandre da Macedônia domina o império persa.

3

4 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Sociedade de castas Atividades econômicas: agricultura e comércio. Religião: dualista, denominada de Masdeísmo ou Zoroastrismo, em homenagem a Zoroastro ou Zaratustra. Acreditava que o mundo é dominado pela luta entre duas forças contrárias, Aura-Mazda (luz) e Alviriman (Trevas).  Crença no juízo final e na vinda de um salvador.

5 HEBREUS Região da Palestina – Povos semitas (filisteus, arameus e cananeus) Por volta de 2000 a.C. os hebreus (povo do outro lado do rio) se estabeleceram na Mesopotâmia. Os patriarcas O primeiro foi Abraão – por volta de 1800 a.C. conduziu seu povo até Canaã - Palestina. José do Egito – o povo hebreu foi para o Egito. Com a expulsão dos hicsos, os hebreus foram escravizados (cativeiro do Egito – 400 anos). Êxodo – Retorno a Palestina (1250 a.C.)

6 Os Juízes As guerras contra os cananeus e filisteus – Dois séculos de luta. Unificação das tribos – Governos dos juízes. Os Reis Período de centralização do poder – começa com Saul no ano de 1010 a.C. Nova luta contra os filisteus - Davi. Governo de Salomão – Forte comércio com diferentes povos da região.

7 Cisma – divisão do reino hebraico em dois – Judá e Israel.
O reino de Israel foi dominado por Sargão II (722 aC.). O reino de Judá foi dominado por Nabucodonosor (587 a.C.) –– Cativeiro da Babilônia. Em 539 a.C. Ciro, o imperador persa dominou o império babilônico. Retorno a Palestina. A Palestina foi invadida por Alexandre da Macedônia em 332 a.C. Em 63 a.C. a Palestina tornou-se parte do Império Romano.

8 Característica Gerais
Cultura – Literatura  os textos do velho testamento. Religião – Judaísmo Primeira grande religião monoteísta.

9 CRETENSES Creta – Ilha do mar Egeu.
A ocupação começou por volta de 3000 a.C. – Povos vindos da Síria e da Turquia. Talassocracia – Império Marítimo mercantil. Colônias – Tirinto, Micenas e Tróia. Em 1400 a.C os aqueus dominaram a ilha de Creta. Em 1200 a.C. os aqueus dominaram a cidade de Tróia. Foi o fim da dominação cretense.

10

11 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Sociedade : A mulher era valorizada. Tinha os mesmos direitos e funções que os homens. Economia: Indústria e comércio – metalurgia, ourivesaria. Religião: Era matriarcal – culto à Deusa-mãe, símbolo da fertilidade.  Culto a plantas e alguns animais como o touro, a serpente e o minotauro.

12 FENÍCIOS Localização: Líbano.
Foram os principais navegadores do Oriente antigo. Cidades-Estados independentes. As principais eram Sídon, Biblos e Tiro. Governo dos Sufetas (membros de um conselho de anciãos – ricos comerciantes). Colônias ao longo do Mediterrâneo – A principal era Cartago. Criação de um alfabeto simplificado – deu origem ao alfabeto grego e latino. Em 701 a.C. os assírios dominaram o território fenício. Depois a Fenícia foi dominada pelos persas e macedônios.

13

14


Carregar ppt "PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google