A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES

2 O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racionalmítico Filosofia a atividade racional voltada à discussão e à explicação intelectualizada das coisas que nos circundam

3 O QUE É FILOSOFIA? - Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. - Ela parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz- nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.

4 A PALAVRA FILOSOFIA - A palavra filosofia é grega e é composta de duas outras: - Philo = aquele ou aquela que tem um sentimento amigável, pois deriva de philía “amizade e amor fraterno” - Sophía = quer dizer “sabedoria” -Filosofia = amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. -Filósofo = o que ama ser sábio, ou tem amizade pelo saber

5 CONHECIMENTO FILOSÓFICO

6 Exercícios 1- A partir da leitura do texto, responda as questões: É assim que a filosofia que a filosofia sempre foi considerada pela maioria dos grandes filósofos de todos os tempos (...) como ciência universal, no sentido em que nenhum campo lhe fica vedado e que se utiliza de todos os métodos ao seu alcance; como uma ciência de questões-limite e de fundamentos, e por isso uma ciência radical, que não se contenta com os pressupostos das outras ciências, mas que investiga mais além, até às raízes. BOCHENSKI a) Indica o significado etimológico da palavra filosofia. b) O texto afirma que à filosofia ‘nenhum campo lhe fica vedado’. Indica dois aspectos que constituem o objeto da filosofia. c) Explica duas características do método da filosofia.


Carregar ppt "COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google