A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA 1. Como é o pensar filosófico? 2. A filosofia de vida. 3. Para que serve a filosofia? 4. Informação,,, conhecimento e sabedoria. 5. É possível definir filosofia? 6. Um filósofo

2 CONCEITOS ESTRUTURANTES Tempo Ética Cidadania Moral Saúde Religiosidade

3 CONTEÚDOS A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA 1. COMO É O PENSAR FILOSÓFICO? 2. A FILOSOFIA DE VIDA 3. PARA QUE SERVE A FILOSOFIA? 4. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA 5. É POSSÍVEL DEFINIR FILOSOFIA? NASCIMENTO DA FILOSOFIA – FILOSOFIA NA HISTÓRIA 1. PÓLIS E FILOSOFIA – A PASSAGEM DO MITO AO LOGOS: 2. MITOLOGIA GREGA 3. PÓLIS E RAZÃO 4. PRÉ-SOCRÁTICOS – OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS: ANAXÍMENES PITÁGORAS: OS NÚMEROS HERÁCLITO: FOGO E DEVIR PENSADORES DE ELEIA (PARMÊNIDES, ZENÃO) EMPÉDOCLES: QUATRO ELEMENTOS DEMÓCRITO: O ÁTOMO.

4 AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA: Temas, participação em aula, assiduidade, pontualidade, Trabalhos e Provas.

5 Nem sempre o real é o que nos parece ser....

6 Qual é a relação que podemos fazer entre nossa primeira reação diante d imagem e a experiência filosófica?

7 COMO É O PENSAR FILOSÓFICO? LEIA O RELATO DO FILÓSOFO FRANCÊS ANDRÉ COMTE-SPONVILLE:

8 [...] A cena se desenrola no início do século XX, num lugarejo da França rural. Um jovem professor de filosofia passeia com um amigo e encontra um camponês, que seu amigo conhece, lhe apresenta e com o qual nosso filósofo troca algumas palavras. -O que o senhor faz? – indaga o camponês. -- Sou professor de filosofia. -- Isso é profissão? -- Por que não? Acha estranho? -- Um pouco! -- Por quê? -- Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada Não sabia que se aprendia isso na escola.

9 SPONVILLE COMENTA O DIÁLOGO: O QUE É UM FILÓSOFO ? É ALGUÉM QUE PRATICA A FILOSOFIA. ALGUÉM QUE SE SERVE DA RAZÃO PARA TENTAR PENSAR O MUNDO E SUA PRÓPRIA VIDA, A FIM DE SE APROXIMAR DA SABEDORIA OU DA FELICIDADE. ISSO SE APRENDE NA ESCOLA! JÁ DIZIA EPICURO: NUNCA É CEDO DEMAIS NEM TARDE DEMAIS PARA FILOSOFAR. SPONVILLE TERMINA COM UMA CONSTATAÇÃO: SÓ NÃO FILOSOFAM AQUELES PARA QUEM JÁ NÃO É POSSÍVEL PENSAR DE MODO ALGUM. POR QUE O PENSAR FILOSÓFICO É DIFERENTE DO PENSAR MATEMÁTICO, POR EXEMPLO?

10

11

12 ATIVIDADES – RESPONDER NO CADERNO 1. O QUE É F ILOSOFIA DE VIDA ? 2. D ESCREVA SOBRE A SUA FILOSOFIA DE VIDA. R ETOMAR O TEMA DE CASA – AVALIAR DIA 19/03/12

13 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA 19/03/12 PARA QUE SERVE A FILOSOFIA INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA UM FILÓSOFO

14 DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA ETIMOLOGIA FILOSOFIA. A palavra filosofia (philos-sophia), significa amor à sabedoria ou amizade pelo saber. Pitágoras (séc. VI a.C.), filósofo e matemático grego, teria sido o primeiro a usar o termo filósofo, por não se considerar um sábio (sophos), mas apenas alguém que ama e procura a sabedoria.

15 A REFLEXÃO FILOSÓFICA Etimologia Reflexão. Reflectere, em latim, significa fazer retroceder, voltar atrás. Portanto, refletir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e questionar o já conhecido.

16 A reflexão filosófica pode ser: a)Radical – busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Exemplo: a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico: é ela que define o que é ciência, como a ciência se distingue da filosofia e de outros tipos de saber, quais as características dos diversos métodos científicos, qual a dimensão de verdade das teorias científicas e assim por diante. O conceito liberdade na psicologia é diferente para a filosofia.

17 b) Rigorosa Os filósofos desenvolvem um pensamento rigoroso, justificado por argumentos, coerente em suas diversas partes. O uso de linguagem rigorosa evita ambiguidades das expressões cotidianas, o que permite a interlocução com outros filósofos a partir de conceitos definidos. Exemplo: O termo ideia para Platão refere-se à concepção racional do conhecimento: por exemplo, as pessoas e as coisas belas são percebidas pelos meus sentidos, mas a beleza é uma ideia pela qual compreendo a essência – ou seja, aquilo que faz com que uma coisa seja bela. Para Platão a ideia é mais real que as próprias coisas.

18 c ) De conjunto A filosofia se preocupa com a totalidade da reflexão, isto é, tem caráter transdisciplinar, estabelece elos entre as diversas expressões do saber e do agir. Exemplo: O avanço da biologia genética desperta a discussão filosófica da bioética; a produção artística provoca a reflexão estética.

19 PARA SABER MAIS... As áreas de investigação filosófica Metafísica Teoria do conhecimento Epistemologia Filosofia Política Ética Estética Existem as aplicações da filosofia em áreas específicas do conhecimento: Filosofia da educação, filosofia da linguagem, filosofia do direito, filosofia da religião, filosofia da matemática, da história, da biologia etc.

20 PROBLEMATIZANDO Você já ouviu falar em ética aplicada? A partir desta figura, faça uma reflexão sobre a ética na saúde: quais são as responsabilidades humanas (para o bem e para o mal) para que tenhamos saúde pública de qualidade? Proponha um título para a imagem e escreva um breve texto sobre o assunto.

21 UM FILÓSOFO – SÓCRATES Homem feio, mas quando falava, causava fascínio. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo em praça pública. Perguntava o que é a coragem e a covardia? o que é a beleza?, o que é a justiça?, o que é a virtude? A conclusão era a ignorância Para explicar o conceito, Sócrates denominou ironia e maiêutica – método socrático. Em que consiste? Sócrates contrapõe argumentos para perceber a ilusão do conhecimento – ironia. A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Sócrates faz novas perguntas para que o interlocutor possa refletir. Maiêutica – trazer à luz ideias.

22 TRABALHO PARA SER ENTREGUE DIA 26/03 – Turma 101 DIA 28/03 – Turma 102 QUEM É SÓCRATES? CRITÉRIOS: 1) Cabeçalho, nome completo, turma, disciplina; 2)Escrito a mão ou digitado (ima folha)

23 C ÓPIA DA PÁGINA 24 PARA TRABALHAR NA AULA DO DIA 26 E 28/03 FONTE : FILOSOFANDO M ARIA L ÚCIA DE A RRUDA A RANHA E M ARIA H ELENA P IRES M ARTINS – MODERNA – CAPÍTULO I


Carregar ppt "COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google