A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico?"— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico?
COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico? A filosofia de vida. Para que serve a filosofia? Informação,,, conhecimento e sabedoria. É possível definir filosofia? Um filósofo

2 CONCEITOS ESTRUTURANTES
Tempo Ética Cidadania Moral Saúde Religiosidade

3 CONTEÚDOS A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA 1. COMO É O PENSAR FILOSÓFICO. 2
CONTEÚDOS A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA 1. COMO É O PENSAR FILOSÓFICO? 2. A FILOSOFIA DE VIDA 3. PARA QUE SERVE A FILOSOFIA? 4. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA 5. É POSSÍVEL DEFINIR FILOSOFIA?   NASCIMENTO DA FILOSOFIA – FILOSOFIA NA HISTÓRIA 1. PÓLIS E FILOSOFIA – A PASSAGEM DO MITO AO LOGOS: 2. MITOLOGIA GREGA 3. PÓLIS E RAZÃO 4. PRÉ-SOCRÁTICOS – OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS: ANAXÍMENES PITÁGORAS: OS NÚMEROS HERÁCLITO: FOGO E DEVIR PENSADORES DE ELEIA (PARMÊNIDES, ZENÃO) EMPÉDOCLES: QUATRO ELEMENTOS DEMÓCRITO: O ÁTOMO.

4 SISTEMÁTICA: Temas, participação em aula, assiduidade, pontualidade,
AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA: Temas, participação em aula, assiduidade, pontualidade, Trabalhos e Provas.

5 Nem sempre o real é o que nos parece ser....

6 Qual é a relação que podemos fazer entre nossa primeira reação diante d imagem e a experiência filosófica?

7 COMO É O PENSAR FILOSÓFICO
COMO É O PENSAR FILOSÓFICO? LEIA O RELATO DO FILÓSOFO FRANCÊS ANDRÉ COMTE-SPONVILLE:

8 [...] A cena se desenrola no início do século XX, num lugarejo da França rural. Um jovem professor de filosofia passeia com um amigo e encontra um camponês, que seu amigo conhece, lhe apresenta e com o qual nosso filósofo troca algumas palavras. O que o senhor faz? – indaga o camponês. - Sou professor de filosofia. - Isso é profissão? - Por que não? Acha estranho? - Um pouco! - Por quê? - Um filósofo é uma pessoa que não liga para nada... - Não sabia que se aprendia isso na escola.

9 SPONVILLE COMENTA O DIÁLOGO: O QUE É UM FILÓSOFO
SPONVILLE COMENTA O DIÁLOGO: O QUE É UM FILÓSOFO? É ALGUÉM QUE PRATICA A FILOSOFIA. ALGUÉM QUE SE SERVE DA RAZÃO PARA TENTAR PENSAR O MUNDO E SUA PRÓPRIA VIDA, A FIM DE SE APROXIMAR DA SABEDORIA OU DA FELICIDADE. ISSO SE APRENDE NA ESCOLA! JÁ DIZIA EPICURO: NUNCA É CEDO DEMAIS NEM TARDE DEMAIS PARA FILOSOFAR. SPONVILLE TERMINA COM UMA CONSTATAÇÃO: “SÓ NÃO FILOSOFAM AQUELES PARA QUEM “JÁ NÃO É POSSÍVEL PENSAR DE MODO ALGUM”. POR QUE O PENSAR FILOSÓFICO É DIFERENTE DO PENSAR MATEMÁTICO, POR EXEMPLO?

10

11

12 ATIVIDADES – responder no caderno 1. O que é Filosofia de vida. 2
ATIVIDADES – responder no caderno 1. O que é Filosofia de vida? 2. Descreva sobre a sua filosofia de vida. Retomar o tema de casa – avaliar dia 19/03/12

13 A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
19/03/12 PARA QUE SERVE A FILOSOFIA INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA UM FILÓSOFO

14 DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
ETIMOLOGIA FILOSOFIA. A palavra filosofia (philos-sophia), significa “amor à sabedoria” ou “amizade pelo saber”. Pitágoras (séc. VI a.C.), filósofo e matemático grego, teria sido o primeiro a usar o termo filósofo, por não se considerar um “sábio” (sophos), mas apenas alguém que ama e procura a sabedoria.

15 A REFLEXÃO FILOSÓFICA Etimologia Reflexão. Reflectere, em latim, significa “fazer retroceder”, voltar atrás”. Portanto, refletir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e questionar o já conhecido.

16 A reflexão filosófica pode ser:
Radical – busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Exemplo: a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico: é ela que define o que é ciência, como a ciência se distingue da filosofia e de outros tipos de saber, quais as características dos diversos métodos científicos, qual a dimensão de verdade das teorias científicas e assim por diante. O conceito liberdade na psicologia é diferente para a filosofia.

17 b) Rigorosa Os filósofos desenvolvem um pensamento rigoroso, justificado por argumentos, coerente em suas diversas partes. O uso de linguagem rigorosa evita ambiguidades das expressões cotidianas, o que permite a interlocução com outros filósofos a partir de conceitos definidos. Exemplo: O termo ideia para Platão refere-se à concepção racional do conhecimento: por exemplo, as pessoas e as coisas belas são percebidas pelos meus sentidos, mas a beleza é uma ideia pela qual compreendo a essência – ou seja, aquilo que faz com que uma coisa seja bela. Para Platão a ideia é mais real que as próprias coisas.

18 c) De conjunto A filosofia se preocupa com a totalidade da reflexão, isto é, tem caráter transdisciplinar, estabelece elos entre as diversas expressões do saber e do agir. Exemplo: O avanço da biologia genética desperta a discussão filosófica da bioética; a produção artística provoca a reflexão estética.

19 PARA SABER MAIS... As áreas de investigação filosófica Metafísica
Teoria do conhecimento Epistemologia Filosofia Política Ética Estética Existem as aplicações da filosofia em áreas específicas do conhecimento: Filosofia da educação, filosofia da linguagem, filosofia do direito, filosofia da religião, filosofia da matemática, da história, da biologia etc.

20 Você já ouviu falar em ética aplicada?
PROBLEMATIZANDO Você já ouviu falar em ética aplicada? A partir desta figura, faça uma reflexão sobre a ética na saúde: quais são as responsabilidades humanas (para o bem e para o mal) para que tenhamos saúde pública de qualidade? Proponha um título para a imagem e escreva um breve texto sobre o assunto.

21 Maiêutica – trazer à luz ideias.
UM FILÓSOFO – SÓCRATES Homem feio, mas quando falava, causava fascínio. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo em praça pública. Perguntava “o que é a coragem e a covardia?” “o que é a beleza?”, “ o que é a justiça?”, “o que é a virtude?” A conclusão era a ignorância Para explicar o conceito, Sócrates denominou ironia e maiêutica – método socrático. Em que consiste? Sócrates contrapõe argumentos para perceber a ilusão do conhecimento – ironia. A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Sócrates faz novas perguntas para que o interlocutor possa refletir. Maiêutica – trazer à luz ideias.

22 TRABALHO PARA SER ENTREGUE DIA 26/03 – Turma 101
QUEM É SÓCRATES? CRITÉRIOS: Cabeçalho, nome completo, turma, disciplina; Escrito a mão ou digitado (ima folha)

23 Cópia da página 24 para trabalhar na aula do dia 26 e 28/03 fonte: FILOSOFANDO Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins – moderna – capítulo i


Carregar ppt "A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google