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História da Música III CMU 350 Módulo V Música instrumental do primeiro período Prof. Diósnio Machado Neto.

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1 História da Música III CMU 350 Módulo V Música instrumental do primeiro período Prof. Diósnio Machado Neto

2 O “stile concertato” No decorrer do século XVII, a linguagem da música instrumental e do melodrama se aproximaram cada vez mais. –"As ouvertures, as árias, os duetos, os coros operísticos, tomaram emprestados suas formas das formas instrumentais contemporâneas: as suítes, os concerti grossi, os concertos solisti, as sonatas, dando-se, também o processo inverso". –O início desse intercâmbio foi no aproveitamento do “stile concertato”, desenvolvida na capelania da Catedral de São Marcos, onde, aliás, Monteverdi trabalhou a partir de 1613 Substituição do estilo colla parte (instrumento dobravam ou substituíam as partes instrumentais) pelo “stile concertato” (grupos que ‘contrastam’) O estilo concertato nasce do princípio da policoralidade, desenvolvido pelos compositores associados ao mestrado da capela da Catedral de São Marcos - principalmente Andrea e Giovanni Gabrieli (1517-1612). –A organização espacial de uma composição em duas massas opostas de som se viu realçada pelo uso de instrumentos empregados conjuntamente ou de maneira alternada com as vozes. Princípio básico é a independência dos conjuntos Esse procedimento pode ser observado nos livros de madrigais de Monteverdi, quando o compositor usava ritornelos instrumentais. Esse fenômeno nasce com a técnica dos ecos, desenvolvida no uso de composições a dois coros, muita usada por Willaert. –Qualquer obra com acompanhamento de acordes se dizia que estava no "stile concertato", o que significava, segundo Bukofzer, "estilo moderno“ –No estilo concertato de Gabrielli, os instrumentos muitas vezes dobravam as vozes agudas outras vezes se moviam independentes delas –Uma outra característica do estilo concertato era um certo sentido homofônico, apesar da existência de motivos imitativos, de uma polifonia fingida.

3 Estilo “concertato” O desenvolvimento do estilo concertato dentro da prática teatral foi sistematizado nos livros de madrigais nº5 e 8, de Monteverdi. No Livro n 8 (canções de Guerra e Amor), O Combate de Tancredo e Clorinda, Monteverdi se vale do estilo concertato para desenvolver o estilo Concitato, que é a valorização dramática da música pelo uso de figuras musicais simbólicas, como os trêmulos das cordas.

4 O desenvolvimento da música instrumental O século XVII deixará de ser um mundo dominado pela música estritamente vocal e passará a ser a era da ópera e da música instrumental. –A música instrumental independente se desenvolve desde o século XVI, com as obras escritas para alaúde, e suas formas são retiradas dos madrigais e chansons (ex. Giovanni Gabrieli, ao lado) A princípio eram chamadas canzones ou fantasias. Andrea Gabrieli denomina obras para órgão como canzona, ricercare ou fantasie. Já Cláudio Merulo as chama de tocata.

5 Diversidade de formas Três princípios gerais: –Forma - estrutura multiseccional. –Melodia - variações extensas. –Textura - polaridade entre baixo e vozes superiores. Prática comum à música de dança do século XVI Três categorias –Música de dança –Formas especificamente instrumentais Caráter rapsódico, muitas vezes, baseadas em cantus firmus. –Estilo improvisatório »Toccata, Fantasia e prelúdio –Conhecidas também como formas de variação »Variações sobre dada melodia ou baixo: Partita, Passacaglia, Chacone, partita Coral, Prelúdio Coral –Formas derivadas dos princípios da música vocal Fugada: peças em contraponto imitativo contínuo (não divididas em seções) –Ricercare, Fantasia, Fancy, Capriccio, Fuga, e outras denominações Tipo Canzona – contraponto descontínuo (seccional) Principais compositores –Girolamo Frescobaldi (1583-1643). Organista da Capela de São Pedro, em Roma. Obras para órgão ou cravo –Giovanni Gabrieli (1557-1612). Autor de importantes avanços na música instrumental, principalmente no que diz respeito ao estilo concertato. Compôs canzonas e sonata a 3 - 22 vozes instrumentais. Intonazione e ricercari per 'organo (1595). –Ennemond Gaultier (1575-1651) suítes para teclado –Johann Jakob Froberger (1616-1667) Uso do estilo “brisé” – deitar os acordes (arpejos) –Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621) mestre na arte das formas improvisadas como a Tocatta, o prelúdio e a Fantasia

6 Formas de danças Sobreviventes dos bailes do Renascimento. Suas origens se encontram na estampida medieval e no costume de se dançar o par pavana-galharda –A pavana tem origem incerta »Nome associado à volta que se dava ao redor de Pádova – paduana/pavana »Dança espanhola – “dança del pavone”. –Rítmo binário e andamento moderado –Esteve em moda entre 1500 a 1650. Substituiu o Basse Dance. –Galharda é uma dança saltada, ternária, bastante ágil »Sucede a pavana –No século XVII, a pavana e a galharda já não estavam na moda Dança social em par. –Dança de passos (pavana) e danças de salto (galharda) –Esse par é o germe do que constituiu a suíte de variações »Os pares antigos como a pavana/galharda e o passamezzo/saltarello cederam lugar à alemanda/courante-corrente A característica definidora da dança não era a melodia, mas sim a pauta rítmica –Uma mesma melodia servia tanto para uma alemanda como para uma courante Escreveu-se música de dança para todos os tipos de instrumentos –Podiam ou não seguir os pares tradicionais –Os compositores publicavam conjuntos de várias danças ou volumes com várias músicas do mesmo gênero Não havia ainda a concepção da “suíte” de danças como forma cíclica Muitas vezes recebiam o nome de sonata da camera – adequada para a câmara Composição da suíte foi bastante variada –Em 1617 o compositor Schein publicou um conjunto de danças, denominado Banchetto Musicale Prelúdio em estilo de improviso – pavana – galharda – alemanda – corrente Unidade tonal e recorrência melódica entre as partes –Partita –Grupo de variações seccionais sobre melodias do baixo Monicha, Ruggiero, tenori da napoli e passamezzo Importante repertório de música para câmara do primeiro barroco. –Compositores de Partitas »Salomone Rossi, Cláudio Merula, Biagio Marini e Frescobaldi

7 Romanesca - Marini

8 Formas derivadas da música vocal Nasceram da imitação das formas vocais –Importantes no futuro desenvolvimento da fuga e da sonata. –O motete e a chanson foram os modelos do ricercare (tradução: voltar a buscar) e da canzona. Essas duas formas se fundiram formando a Fuga. Ricercare –Baseava-se nas variações de um ou mais tema e sua textura era fugada Temas concisos com notas de valor prolongado Poderiam ser politemático ou monotemático No início, poderiam ter tantos temas como seções. Depois passou a ser uma forma de variação – ricercare variado Frescobaldi estabeleceu o ricercare variado –Partiu dos modelos de G. Gabrielli – politematismo Canzona –Assim como o ricercare, a canzona era um procedimento fugado A diferença entre as duas era rítmica –As canzonas tinham um ritmo animado, estereotipado e um contraponto menos rígido em relação ao ricercare. –Possuía várias seções onde se contrapunham texturas de acordes com imitativas »Essa contraposição de texturas foi levado ao extremo, principalmente por Frescobaldi – introduziu a canzona de variação no lugar da canzona multiseccional –As canzones para grupos de câmara apareciam com o nome de sonata ou sinfonia. »A diferença estava em começar a música com uma textura de acordes »As canzones para poucas vozes é a origem da sonata barroca (canzon para sonar) »Surgem as sonatas a due, a ter, a cuattro. » Sonata a solo – três executantes: um solista e dois para o contínuo. –No decorrer do tempo, a textura fugada da canzone foi substituída pela influência da música de dança e da monodia –Fontana foi o primeiro compositor que escreveu sonatas para violino. Seguiram Marini, Frescobaldi, farina e outros

9 Formas derivadas Tradição –Apesar da aparente indiscriminação das formas da música instrumental, elas obedeciam regras carregados de tradição Fantasia, Ricercare e canzona –Ambos eram construídos sobre um tema ou temas de caráter legato sustentado A Fantasia usava temas conhecidos e processos mais complexos que o ricercare –A tendência era desenvolver esses temas em contraponto imitativo contínuo, como uma série de fugas –A canzona tinha uma material melódico mais vivo, com ritmo mais marcado e com seções bastante claras

10 Exemplos Ricercare Canzona Sonata

11 Formas de variação Música de caráter livre (improvisado): –Toccata, Intonazione, prelúdio ou preâmbulo. –Foram as primeiras formas idiomáticas para teclado e alaúde. Tema e variação era uma das formas prediletas do Renascimento tardio –Aria com variazioni; variationes; O termo partita era designado para nomear as séries de variações Tipos de variação –Cantus firmus A melodia pode se repetir com poucas ou nenhumas alterações O tema poderia transitar entre as vozes – princípio do cantus firmus A variação cantus firmus foi usada pelos virginalistas ingleses, Sweelinck e Scheidt –Melodia alterada mantendo-se a harmonia Estilo de Reonken –O baixo inalterado Frescobaldi – doze partite


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