A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As quatro operações com fração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As quatro operações com fração"— Transcrição da apresentação:

1

2 As quatro operações com fração
PARTE TEÓRICA Definição de fração Leitura de fração Tipos de fração Fração equivalente Número misto Comparação de fração As quatro operações com fração JOGOS Dominó Baralho Hora da multiplicação Bingo Dividindo a pizza Jogo da memória

3 IDEIA DE FRAÇÃO Conceito: Fração é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a representação das partes iguais de um todo. É importante deixar claro para os alunos que muitas situações do nosso cotidiano não podem ser representadas com os números naturais, por isso usamos a fração Origem: Surgiu no Egito, da necessidade que o ser humano teve de representar as partes de um número inteiro. Função: Usamos para representar números que indicam uma ou várias partes de um todo que foi divido em partes iguais

4 LEITURA DE FRAÇÃO Primeiro lemos o número que representa o numerador e, em seguida, o número que representa o denominador.

5 1 UM MEIO/MEIO 3 TRÊS OITAVOS 5 CINCO NONOS 2 8 9
NUMERADOR DENOMINADOR EX.: 1 UM MEIO/MEIO TRÊS OITAVOS CINCO NONOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10... UM DOIS TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE OITO NOVE DEZ 2 3 4 5 6 7 8 9 MEIO TERÇO QUARTO QUINTO SEXTO SÉTIMO OITAVO NONO

6 EX.: 4 QUATRO DÉCIMO 7 SETE CENTÉSIMO 9 NOVE MILESÍMO 10 100 1000
MILÉSIMO

7 Quando o denominador for maior que dez lê-se acompanhado da palavra avos.
EX.:

8 O número que fica acima do traço indica quantas partes do inteiro foram consideradas.
O número que fica abaixo do traço indica em quantas partes o too foi dividido;

9 Vejamos o significado de algumas frações e a sua ilustração:

10 TIPOS DE FRAÇÃO FRAÇÃO Própria Imprópria Aparente

11 Própria São aquelas que representam números menores que 1, ou seja, que tem o numerador menor que o denominador. Ex.:

12 Imprópria São as frações que representam números maiores que 1, portanto o numerador será maior que o denominador.

13 Aparente São frações cujo numerador é múltiplo do denominador. Elas representam números inteiros.

14 FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR
COMPARAÇÃO DE FRAÇÃO FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR Exemplo: A mãe de Diogo e Daniela fez um bolo de cenoura. Desse bolo, Diogo comeu ¾ e Daniela, ¼. Quem ficou com a maior parte? Quando duas ou mais frações têm o mesmo denominador, a maior Dessas frações é a que tem o maior numerador. Comparar significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais.

15 FRAÇÕES COM O MESMO NUMERADOR
Exemplo: A professora distribuiu duas folhas de papel sulfite para que Mário e Caio fizessem um trabalho. Caio usou 2/4 de sua folha e Mário usou 2/3 da dele. Quem usou um pedaço maior de papel sulfite? As partes do inteiro que foi dividido em 3 são maiores que as partes do inteiro que foi dividido em 4. Quando duas ou mais frações tem o mesmo numerador, a maior delas é a que tem o menor denominador.

16 FRAÇÕES COM NUMERADORES E DENOMINADORES DIFERENTES
Qual é a maior fração? Quando duas ou mais frações tem numeradores e denominadores diferentes, devemos reduzi-las ao mesmo denominador e depois compará-las. Para compará-las, primeiro devemos reduzi-las ao menor denominador comum.

17 NÚMERO MISTO Toda fração imprópria pode ser escrita na forma de número misto. Esse tipo de número é formado por uma ou mais partes inteiras mais uma parte fracionária. Para encontrarmos o numero misto dividimos o numerador pelo denominador.

18 NÚMERO MISTO Considere a seguinte fração imprópria 5 2
Para representarmos a fração será preciso dividir o inteiro (a circunferência) em 2 partes iguais e considerar 5 partes, como 2 < 5, termos que construir mais de um inteiro.

19 FRAÇÃO EQUIVALENTE Podemos dividir o inteiro em diversas partes, as quais representarão quantidades diferentes e outras que representarão uma mesma quantidade. No caso de frações diferentes que representam a mesma quantidade, damos o nome de frações equivalentes Ao dividirmos ao meio, isto é, em duas partes, e destacarmos 1 parte, teremos a seguinte fração:

20 Dividindo o mesmo inteiro em 4 partes e destacando 2, teremos a seguinte fração: 
Caso o inteiro seja dividido em 16 partes iguais e destacamos 8, a fração   representará numericamente a seguinte parte geométrica: As frações apresentadas são equivalentes, todas possuem representação numérica diferente, mas expressam quantidades iguais. Nesse caso, elas estão representando sempre a metade do inteiro. Observe as frações na forma geométrica e numérica:


Carregar ppt "As quatro operações com fração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google