Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Luiza da Fonseca Malheiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
Subprojeto de Matemática – Natal
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto de Matemática – Natal Tipo de atividade (categoria) Mídias e materiais eletrônicos e Estratégias e sequências didáticas Nome da atividade (ou tema) Historia da fração Data de realização 24/03/2015 Público alvo 5º período do EJA vespertino Local Escola Estadual Lourdes Guilherme Pessoal envolvido (bolsistas, supervisores e coordenadores) Supervisora: Soline Tavares Bezerra Duarte Bolsistas: Clésia Jordânia Nunes da Costa e Júlio César Silva dos Santos Outras informações que achar relevante (objetivos, conteúdos trabalhados, a atividade correu como planejado?, ...) A atividade teve como objetivos: foi apresentado o desenvolvimento da idéia de fração.
2
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PIBID de Matemática Profª Supervisora: Soline Tavares Bezerra Duarte Alunos Bolsistas: Clésia Jordânia Nunes da Costa Júlio César Silva dos Santos Natal 24 de março de 2014
3
Situação problema Nas eleições para prefeito de uma cidade que tem eleitores, 1/20 desses eleitores deixou de votar. Dentre os eleitores que votaram 1/20 votou em branco, 1/12 anulou o voto e 3/5 votaram no candidato que venceu as eleições. ...
5
Significado da palavra Fração
Fração é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a representação das partes iguais de um todo.
6
Descobrindo Fração Segundo a Historia que as frações surgiram no Egito por volta de a.C. O problema se dava quando, segundo Heródoto, ocorria a cheia do rio Nilo, em que parte da terra era tomado por água. Dessa forma os agricultores daquela região acabavam perdendo suas plantações.
7
Historia da fração Diante disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a fim de resolver o problema inicial das enchentes. Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total. Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os números fracionários.
8
Historia da fração Para representar os números fracionários, usavam frações.
9
As complicações no sistema fracionado
Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as frações unitárias, isto é, com numeradores iguais a 1. Para escrever as frações unitárias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador. As outras frações eram expressas através de uma soma de frações de numerador 1.
10
As complicações no sistema fracionado
Eles não usavam o sinal de soma ou subtração entre as frações, porque nesse tempo ainda não havia sido inventado. Os cálculos eram muito complicados e confusos Apenas por volta do século III a.C. começou a se formar um sistema de numeração bem mais prático e eficiente do que os outros criados até então: o sistema de numeração romano. Ex: V , X, C.
11
Questionamentos Quando provavelmente surgiu a ideia de fração ?
Qual era o método usado pelos geômetras do faraós para indicar a medida dos terrenos ? Como surgiu o sistema de numeração fracionado ? Como era realizado as operações desses números? Os cálculos eram fáceis de fazer? Justifique.
12
Atividade para casa Pesquisar o conceito de fração.
Apresentar na próxima aula o resultado da pesquisa escrito no caderno com referencias para um debate em sala sobre o tema.
13
Referencias VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed, 2009. ,
14
Ainda não acabou, próxima aula tem mais!
Obrigado ! Ainda não acabou, próxima aula tem mais!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.