A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião COORDENADORA PROF° DRA. JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO PROFESSOR SUPERVISOR: GIUSEPP SILVA BOLSISTA: GERLANE BEZERRA CAVALCANTE

2 Escola participante:São Sebastião
A Escola do Conjunto Social São Sebastião foi fundada pelo Pe. José Bonifácio no dia 04 de março de 1963, conforme estatuto publicado em Diário Oficial do Estado, de 14 de Setembro de 1965. Atualmente, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada à rua Estelita Cruz, nº 307 – bairro do Alto Branco – Campina Grande – Paraíba, CNPJ: / , conta com 1382 (hum mil trezentos e oitenta e dois alunos). Gestão atual: Maria de Fátima Noia Jácome (Gestora- geral) Verônica da Silveira Costa Lopes (Gestora-adjunta) e Vera Câmara Oliveira (Gestora-adjunta).

3 apresentação do interior da escola
O Plano de organização estratégico da escola São Sebastião é organizado a partir do PPP (Projeto Político Pedagógico), e é entendido, neste estudo, como “Pilar de Sustentação” do trabalho pedagógico da escola. A construção desse plano parte dos princípios de igualdade e qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A foto abaixo identifica a parte interna da escola. Figura:1: Apresentação da escola. Fonte: André Anderson Sousa

4 Pibid: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES/ UEPB, subprojeto - Geografia) O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação, atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. Os objetivos norteiam em volta de melhorias na qualidade do ensino em escola da rede pública, especificamente na educação básica, buscando ainda, incentivar a formação de professores.

5 sobre o início do projeto
O projeto iniciou-se em Abril de 2014, buscou-se conhecer a realidade das turmas ; No entanto esse processo iniciou-se com o bolsista Paulo Alves, que por ter sido nomeado em um concurso publico repassou suas turmas para atual bolsista Gerlane Bezerra Cavalcante, que acompanhou o final dos seus projetos como apresentações de maquetes findando a terceira unidade . Vêr foto 1. Fonte: CAVALCANTE, G.B 02/09/2014

6 PLANO “A” E “B”, CASO O VULCÃO NÃO ENTRASSE EM ERUPÇÃO ELES FIZERAM UM BOLO PARA REPRESENTAÇÃO. FOTO -2 Fonte: CAVALCANTE, G.B 02/09/2014

7 Biblioteca Podemos perceber que a escola dispões de um acervo literário, bastante relevante para o processo ensino aprendizagem, o mesmo pode ser visto a partir da visita a biblioteca da escola. Foto – 3 e 4. Foto: CAVALCANTE, G.B. 30/09/2014

8 IV UNIDADE: MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O tema Aquecimento Global/ Efeito Estufa foram abordados de forma global trazendo para o local, com a participação sucinta dos alunos diante de suas realidades. A temática foi apresentada com um vídeo A História das Coisas, O Planeta Terra Pede Socorro, juntamente com atividades complementares e a construção de cartazes didáticos, onde os grupos apresentaram suas ideias em relação a uma das causas do agravamento do Aquecimento Global.

9 ATIVIDADES APLICADAS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL
Faça uma análise de no mínimo dez linhas, de acordo com as charges. ( As charges são formas divertidas e críticas que aguçam a percepção dos alunos sobre algumas realidades).

10 Texto: compreensão para o aquecimento global
Imagem – 4 , Apontando os recursos naturais renováveis que são afetados diretamente pela poluição: AR, ÁGUA E SOLO Foto: aluno do 1° d , 21/10/2014

11 Espaço físico Escolar Abaixo fotos do ambiente escolar
Figura 5: Ambiente Escolar. Fonte: CAVALCANTE, G.B. 30/09/2014

12 APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

13 APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES
Figura 6: Aula expositiva sobre climas. Foto: CAVALCANTE, G.B. 04/11/2014

14 Consideraçoes Por fim, considera-se que a implementação do projeto de intervenção no âmbito das ações do PIBID, além de contribuir com novas estratégias metodológicas para o ensino de Geografia no ensino básico, também possibilita aos licenciandos, enriquecimento de sua prática, lhes assegurando maior domínio de metodologias a serem utilizadas em sala de aula, contribuindo para o processo de formação inicial ao trabalhar a perspectiva do conhecimento a partir da localidade dos alunos, desencadeando o interesse pelos acontecimentos que os rodeiam. Desse modo o projeto Pibid se faz necessário em todas as escolas Brasileiras.


Carregar ppt "Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google