A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS"— Transcrição da apresentação:

1 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Valéria de Souza Coordenadora da CENP

2 “O Gestor que faz a diferença”
Relembrando…. Em 2009 a CENP realiza dois encontros de formação: “O Professor Coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola.” 05 a 07/08/2009 “O Gestor que faz a diferença” 30/09/2009 a 02/10/2009

3 OS OBJETIVOS EM 2009 “O Professor Coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola.” Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Professores Coordenadores e Supervisores com vistas à melhoria da qualidade de ensino e a formação de formadores. “O Gestor que faz a diferença” Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino com vistas à melhoria da gestão das escolas da rede pública paulista e da qualidade do ensino oferecida.

4 Proposta Oferecer formação e subsídios para o fortalecimento da equipe gestora frente aos desafios que enfrentam nas suas escolas com a aprendizagem dos alunos. Apoiar, subsidiar e acompanhar a implementação do currículo nas escolas.

5 O acompanhamento Em 2009: 383 escolas participaram da formação e, destas, 319 superaram as dificuldades e que tiveram avanços nos resultados do SARESP. Em seus relatórios registram que:

6 90% passaram a organizar as HTPC como espaços de formação e otimizaram o tempo deste encontro

7 49% apontaram que houve fortalecimento do papel do PC e demais gestores

8 33% passaram a utilizar os registros para acompanhamento da formação dos professores e para a aprendizagem de seus alunos

9 23% reorganizaram os espaços de aprendizagem

10 18% passou a realizar reuniões periódicas da equipe gestora

11 18% faz acompanhamento individual ao professor e mudanças metodológicas

12 13% cuidaram da implementação do currículo

13 7% passaram a acompanhar o professor na sala de aula

14 E ainda em A Rede Aprende com a Rede (vagas prioritárias para professores de escolas com baixo IDESP) Objetivo: Aprofundar as concepções e teorias que norteiam o currículo das diferentes disciplinas para favorecer a prática na sala de aula Cronograma: 10 a 14/08 presencial e de 17/08 a 15/12 EAD Estratégia: Curso com ações presenciais e a distância

15 Recuperação paralela – acompanhamento
Objetivo: Acompanhar, junto às escolas, as atividades desenvolvidas com as turmas de recuperação paralela, com destaque para a freqüência e o aproveitamento dos alunos. Cronograma: agosto a novembro de 2009. Estratégia: visitas dos supervisores às escolas sob sua responsabilidade e preenchimento de um questionário on- line que aborda as situações presenciadas e avaliadas durante a visita. Público alvo: Supervisores de Ensino, Diretores e PCs das escolas

16 Ações de implementação do Currículo
Objetivo: Subsidiar as escolas com baixo IDESP para implementar projetos pedagógicos voltados à reposição das estruturas lingüísticas e lógico-matemáticas. Cronograma: agosto a novembro de 2009. Estratégia: remessa de recursos (R$ ,00) para as escolas desenvolverem projetos na área de Língua Portuguesa e Matemática. Público Alvo: escolas com baixo IDESP.

17 Cursos de apoio à implementação do currículo
Eixo Currículo Cursos de apoio à implementação do currículo Carga Horária – mínimo de 30 horas Público Alvo – Professores que atuam em sala de aula, com vaga prioritária para escolas com baixo IDESP Período de realização: março a dezembro de 2010

18 Ações de implementação do Currículo
Eixo Currículo Ações de implementação do Currículo Objetivo: Subsidiar as escolas com baixo IDESP para implementar projetos pedagógicos voltados à reposição das estruturas lingüísticas e lógico-matemáticas. Cronograma: abril a novembro de 2010. Estratégia: remessa de recursos (...) para as escolas desenvolverem projetos na área de Língua Portuguesa e Matemática Público Alvo: escolas com baixo IDESP.

19 Eixo Currículo/Gestão Recuperação de Aprendizagem
Alteração da legislação de atribuição das aulas. Modelo mais flexível e respeito à autonomia das escolas para organizarem suas propostas.

20 Eixo Currículo/Gestão
Em Eixo Currículo/Gestão Site de apoio ao professor em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC Principais temas: os princípios gerais do Currículo; as diretrizes das áreas (CNT, CHT, LCT e Matemática); o Currículo de cada disciplina do EF II e do EM (os conteúdos poderão ser trabalhados em cada disciplina ou transversalmente); gestão da escola (violência e bullying; recuperação e reforço; ensinar e aprender; avaliação e Saresp; e escola de qualidade).

21 Em Eixo Gestão Intervenção Pedagógica junto às escolas com desempenho insuficiente no SARESP Orientação Técnica: “A Gestão da Escola que aprende”. Público Alvo: Supervisores de Ensino, Diretores e Professores Coordenadores das escolas. Período: 26 a 29/04/ Carga Horária: 24 horas


Carregar ppt "3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google