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III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID

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Apresentação em tema: "III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID"— Transcrição da apresentação:

1 III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Grupo de Discussão: Intencionalidade Pedagógica da Formação e Impactos do Pibid

2 Regina Maria de Oliveira Brasileiro
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/IFAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE ALAGOAS Regina Maria de Oliveira Brasileiro Coordenadora Institucional Pibid/IFAL

3 Introdução Necessidade de refletir a formação do professor;
Fortalecimento dos cursos de licenciatura no IFAL; Colaboração com as ações educativas no Estado de Alagoas.

4 Projeto Aprovado 2011 Iniciação a Docência para os Licenciandos do IFAL: Repensando e (Re) Descobrindo Metodologias para o Ensino de Matemática e de Química

5 Projeto Ampliado 2012 Iniciação a Docência para os Licenciandos do IFAL: Repensando e (Re) Descobrindo Metodologias para o Ensino na Educação Básica

6 Objetivo Desenvolver conhecimentos que possibilitem a formação de novos professores para a Educação Básica, tanto da rede Municipal, como da Estadual e da Federal, preparando-os para atuar a partir de outras possibilidades metodológicas para o ensino de Matemática, de Química, de Letras e de Ciências Biológicas, repercutindo na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

7 Concepção “Ensinar não é transferir conhecimentos, nem formar, é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar de diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p. 23).

8 Proposta Metodológica
INVESTIGAÇÃO DA AÇÃO Transformação do Contexto Análise Crítica

9 Proposta Metodológica
Trabalho Colaborativo  ação/reflexão/ação Equipe Multidisciplinar Professores Licenciatura Professores Escola Gestão Escolar Licenciandos

10 Proposta Metodológica
Ações interdisciplinares envolvendo as licenciaturas, no sentido de desenvolver trabalhos de investigação e discussão das questões específicas de suas áreas de conhecimento, articulando a outras metodologias e contemplando atividades práticas experimentais, oficinas, estudos de caso, minicursos, entre outros.

11 Escolas Participantes
Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar; Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves; Escola Estadual Prof. Afrânio Lages; Escola Estadual Fernandes Lima; Escola Estadual Santos Dumont; Escola Estadual Tavares Bastos; Escola Estadual Prof. Theonilo Gama; Escola Estadual Prof. José da Silveira Camerino; Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió;

12 Quadro Atual 20 Supervisores 2 Coord. Institucionais 4 Coord. De Área
100 Alunos

13 Resultados Integração do IFAL às escolas da rede pública de ensino, fortalecendo os programas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto; Aproximação dos licenciandos do IFAL à realidade da profissão de educador, inserindo-os no ambiente escolar;

14 Resultados Integração e diálogo entre os licenciandos do IFAL e os diversos profissionais da escola (vigias, auxiliares de nutrição, professores, diretores, coordenadores, entre outros), com a finalidade de conhecer a realidade e a importância de cada um no contexto escolar;

15 Resultados Compreensão das ações dos professores das escolas públicas, possibilitando o repensar da prática docente afim de construir outras possibilidades metodológicas para melhoria da qualidade do ensino;

16 Resultados Maior envolvimento dos licenciandos nas atividades realizadas nas escolas de Educação Básica; Estímulo para que os licenciandos continuem na carreira docente, com redução dos índices de evasão e reprovação nos cursos de licenciatura;

17 Resultados Motivação para o processo de estudo e incentivo da formação continuada dos professores supervisores; Interação entre os supervisores das escolas, através de discussões que possibilitassem a reflexão para pensar outras maneiras de utilização de laboratórios e de experimentos nas escolas;

18 Resultados Construção e aplicação de jogos didáticos;
Divulgação dos cursos de Licenciatura do IFAL para a comunidade alagoana; Participação dos licenciandos em eventos científicos e acadêmicos, apresentando os trabalhos desenvolvidos no Programa.

19 Importância do Pibid para a Formação do Licenciando
“O PIBID permiti que eu tenha durante a minha formação um olhar mais aberto e voltado a parte pedagógica da matemática e que não basta apenas ter o olhar do professor que apenas enxerga o quadro e o pincel, bem como, os melhores alunos. É necessário ter um olhar do todo e mais especificamente sobre aquele que demonstra mais dificuldade na aprendizagem de matemática”. (Bolsista de Iniciação a Docência – Área Matemática)

20 Importância do Pibid na Escola
“Os resultados nesse período foram bem satisfatórios, pois a comunidade escolar começou a sentir a presença do PIBID na escola. Por outro lado, o objetivo maior do projeto está sendo alcançado, que é de contribuir com a formação dos futuros professores de Matemática, formando-os quanto as novas metodologias para o ensino da Matemática, explorando a mediação e ampliação de modo que a construção desse conhecimento repercuta em diferentes tipos de avaliação em aprendizagem. Assim como os alunos, também a direção, coordenação e os professores ficaram satisfeitos com as atividades do PIBID”. (Professora Supervisora – Área Matemática).

21 Importância do Pibid na Prática do Professor
“Com todas as dificuldades percebi que os alunos bolsistas do PIBID estão conhecendo de perto os problemas que enfrentamos na escola como um todo. Dessa forma, acredito em uma maior contribuição deles em meu trabalho”. (Professora Supervisora – Área Química)

22 Relação Licenciandos e Escola
“Após o desenvolvimento das atividades na escola pode-se verificar que por meio delas á distância entre nós, bolsistas, e os alunos diminuíram sensivelmente, pois a partir do nosso trabalho, como um grupo, os alunos passaram a nos olhar com maior afinidade, e passaram procurar como maior frequência, pois passaram a nos conhecer melhor e a nos buscar para retirar duvidas. Além disso, o nosso convívio e a nossa relação enquanto bolsistas melhorou muito”. (Bolsistas de Iniciação a Docência – Área Matemática)

23 Considerações Finais Portanto, o Pibid no IFAL tem grande relevância para a formação inicial dos licenciandos, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica no Estado de Alagoas.


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