A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Estágio Supervisionado I Professor: Sérgio Ricardo da Costa Simplício Carga Horária Total: 150 h : 2013.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Estágio Supervisionado I Professor: Sérgio Ricardo da Costa Simplício Carga Horária Total: 150 h : 2013.1."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Estágio Supervisionado I Professor: Sérgio Ricardo da Costa Simplício Carga Horária Total: 150 h :

2  PLANO DE CURSO   I – EMENTA   Ementa: Diagnóstico sócio-pedagógico da realidade da escola campo de estágio. Reflexão, problematização e relatório da atividade desenvolvida, como também diagnosticar o processo do ensino de Geografia nos níveis fundamental e médio. Reflexão, problematização e relatório da atividade. 

3  OBJETIVOS   II – OBJETIVOS GERAIS:   Compreender o contexto da realidade social da escola campo de estágio, de modo a permitir ao licenciando posicionar-se criticamente face a essa realidade e participar de sua transformação.   III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   - Adotar comportamentos e tomar decisões pautadas na ética, na superação de  preconceitos, na aceitação da diversidade física, intelectual, sensorial, cultural,  social, racial, lingüística e sexual dos alunos, tendo como princípio básico que  todos são capazes de aprender.   - Desenvolver habilidades e explorar concepções de ensino-aprendizagem na  sua área de conhecimento. 

4  - Organizar e vivenciar os processos de ensino-aprendizagem e repensar os  conteúdos e práticas de ensino, levando em conta o contexto social, os objetivos  da escola, as condições da instituição escolar e as motivações e experiências  dos alunos.  - Criar, realizar, avaliar e melhorar propostas de ensino e aprendizagem,  procurando integrar as áreas de conhecimento e estimular ações coletivas na  escola, de modo a propor uma nova concepção de trabalho educativo.   - Investigar o contexto educativo na sua complexidade e refletir sobre a sua  prática profissional e as práticas escolares, de modo a propor soluções para  os problemas que se apresentem. 

5  IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO   1 – O Estágio supervisionado para Formação de professores.   1.1 – O que é o estágio Supervisionado?  1.2 – Objetivos do estágio supervisionado.  1.3 – O Estágio Supervisionado na SEDIS  1.4 – Etapas do estágio Supervisionado  1.5 – quem são os envolvidos no estágio supervisionado e qual o seu papel?   2 – O Estágio Supervisionado como Possibilidade de Pesquisa – Formação.   2.1 – Possibilidades da Pesquisa – formação.  2.2 – Experiências Formadoras e Mudanças na Prática Docente.  2.3 – A adoção de modelos refletida na prática do professor.  2.4 – Uso de técnicas: certo, errado ou o quê ?  2.5 – A relação teoria e prática e sua importância na formação do professor.  2.6 – Possibilidades da reflexividade. 

6  3.1 – De volta à escola: orientações para iniciar a observação participante.  3.2 –Como oficializar seu estágio  3.3 – O que observar na escola?  3.4 – Como registrar suas observações : o diário de campo como narrativa de si.  3.5 – O que observar dos aspectos materiais, físicos e sócio – econômicos da escola.  3.6 – O que observar dos alunos, suas expectativas e possibilidades de aprendizagem.  3.7 – O que observar dos professores colaboradores; sua formação, planejamento, avaliação e concepções.  3.8 – O que observar das ações da direção e equipe técnica: seus modos de organização e seu projeto político pedagógico. 

7  4 – Propostas de ações colaborativas para o estágio: a interface entre os conhecimentos escolares e acadêmicos.   4.1 – Possibilidades de interface entre a Universidade e a Escola.  4.2 – Orientações para elaborar propostas de ação diante dos aspectos materiais, físicos e / ou sócio – econômicos da escola.  4.3 – Orientações para elaborar propostas de ação diante das características dos alunos.  4.4 – Orientações para elaborar propostas de ação considerando o trabalho do professor.  Orientações para elaborar propostas de ação diante das concepções do projeto pedagógico.

8  V – METODOLOGIA - ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO   Vamos utilizar alguns recursos que ajudaram no andamento da formação do professor educador. Na primeira atividade obrigatória utilizaremos os dois primeiros módulos ( 01 e 02 ) para fazermos uma atividade com questões objetivas e subjetivas. Em seguida o aluno professor fará um pequeno relato das suas experiências na observação da sala de aula, dando destaque ao processo ensino e aprendizagem, como também relatar a infra estrutura da escola, desde o prédio, as salas de aula, a merenda e por fim suas impressões para com o professor de geografia, o qual o aluno da EAD, está observando.

9  No segundo momento da disciplina, onde o aluno já está mais envolvido com o estágio supervisionado, será criado um plano de aula de acordo com a série que o mesmo está observando. Neste plano de aula constará os objetivos, conteúdo programático, metodologias e bibliografias, como também sugerir tipos de avaliação.  Por fim será feito uma atividade obrigatória com os dois últimos módulos ( 03 e 04 ) e um relatório sobre suas impressões sobre o papel do professor na sala de aula. No decorrer da disciplina postaremos modelos de relatório para ajudar o aluno na construção do seu relatório final.

10  Utilizaremos o filme Chinês “ Nem um a menos”, que relata a história de uma professora que percorre todo o pais para recuperar um aluno perdido pelas adversidades do mundo.  Como também um seminário temático com propostas sobre a observação do professor para com os seus alunos. Como podemos construir e contribuir no processo ensino aprendizagem. 


Carregar ppt "Disciplina: Estágio Supervisionado I Professor: Sérgio Ricardo da Costa Simplício Carga Horária Total: 150 h : 2013.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google