A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL. PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS NA VIVÊNCIA DA HISTÓRIA E ARTE... Piranhas-AL, 2012. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL. PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS NA VIVÊNCIA DA HISTÓRIA E ARTE... Piranhas-AL, 2012. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL. PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS NA VIVÊNCIA DA HISTÓRIA E ARTE... Piranhas-AL, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Ensinando e Aprendendo com as Tics-100h

2 Conheça Piranhas

3

4

5 FORROGAÇO de maio à 2 de junho.

6 I-Identificação Responsáveis: Aldemir Alves Mota Elúzia Souza Barboza Título: Projeto Vídeo Escola e as Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs Público alvo: Educando do 6º ao 9º ano da escola Municipal Prof. Ivan Fernandes de Lima

7 II- JUSTIFICATIVA O projeto o Uso das Tecnologias na Vivência da História e da Arte da nossa escola e do Município de Piranhas-AL, se justifica pela necessidade de dinamizar as ações educativas da escola, instituindo uma função de participar no resgate histórico e cultural da nossa escola e do município. Parte-se do princípio de que através do conhecimento produzido na escola pode-se construir e resgatar aspectos ligados à evolução histórica de um povo.

8 Aspectos esses, caracterizados por diferentes visões de fatos e ocorrências sociais, dependendo das pesquisas e comparação realizada. Pode-se observar que expressões como “visão oficial” ou “história oficial” contrapõem-se sempre a “outras visões” ou “outras histórias” relacionadas à política, a arte ou ao trabalho a ser desenvolvido contribuindo com a sociedade.

9 Sendo assim, o resultado do trabalho escolar aqui proposto, além de resgatar fatos e aspectos sociais do nosso Município, pretende mostrar que a prática pedagógica eficiente não se faz livresca, abstrata, mas sim de modo que seja sempre ligada à vida e a realidade dos educando com implementação das as TICs (tecnologia de Informação e Comunicação)disponíveis na escola na efetivação e realização deste projeto Vídeo Escola.

10 III- OBJETIVOS Objetivo geral: Integrar educadores e educando do 6º ao 9º do Ensino fundamental da escola CEMED-Prof. Ivan Fernandes de Lima, visando resgatar e valorizar a história e arte do município de Piranhas, como também fortalecer o processo ensino e aprendizagem a partir de pesquisas em internet e em loco, práticas de leituras, produção de textos, filmagem, prática de entrevista, edição dos vídeos e vinhetas nos computadores da própria escola.

11 Objetivos específicos: Promover o uso das tecnologias existentes na escola para fins didática. Estimular o estudo e a pesquisa sobre a história e arte de Piranhas, através do contato com biblioteca, museus, arquivos, informantes, etc. Resgatar aspectos históricos (ligados á política, ao trabalho, etc.) e artísticos (ligados á literatura, música, teatro, etc) do nosso Município.

12 Promover o envolvimento dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com a história e cultura do Município. Incentivar a produção escrita e a utilização dos meios tecnológicos disponíveis na construção do conhecimento.

13 IV- METODOLOGIA A metodologia acontecerá de modo articulado entre a informação e a produção. A produção será acompanhada de construção, reflexão e interpretação. Sendo registrado através de vídeos. Os alunos deverão pesquisar: A origem da escola CEMED Prof. Ivan Fernandes de Lima; Por que a escola recebeu esse nome e quem o colocou; Conhecendo a nossa escola;

14 A origem do Município de Piranhas; As mudanças observadas no meio ambiente; O desenvolvimento econômico e social do Município; Famílias que fizeram à história do Município e da escola Personagens ilustres, literários, músicas, arte e política. O folclore do Município.

15 V- RECURSOS Na elaboração do vídeo será utilizado maquina digital e para a edição o programa NERO ou Windows Movie Maker e o laboratório de informática da escola. Durante a exposição na escola e no curso do Proinfo Integrado ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS será apresentado um vídeo com no máximo 20 minutos de duração retratando os tópicos instituídos na metodologia.

16 VI- CRONOGRAMA VI- CRONOGRAMA Ord. Atividades Meses MaioJunhoJulho 01Visita à escola para selecionar os alunos2 a 14 02Elaboração do Projeto14 a 21 03Apresentação do Projeto a escola23 04Entrega dos textos aos alunos23 05Filmagem28 e 30 06Edição do filme7 a 14 07Exposição do documentário ( filme ) na escola21 08Apresentação no curso PROINFO em Maceió03

17 VII- AVALIAÇÃO A avaliação acontecerá durante todo o processo de construção e produção, durante a fundamentação teórica, pesquisa de campo, filmagem e edição do material produzido.

18 Projeto: vídeo escola COORDENAÇÃO ALDEMIR ALVES MOTA ELÚZIA BARBOZA DE SOUZA PARCEIROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Klebert Calheiros da Silva (secretário de educação) PATRÍCIA BARBOSA FREIRE MARIA BARBOSA FREIRE DEBORAH MELO DE BRITO FREIRE MARCIA REGINA SILVA SIQUEIRA Piranhas-AL, 15 de maio de 2012.


Carregar ppt "DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL. PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS NA VIVÊNCIA DA HISTÓRIA E ARTE... Piranhas-AL, 2012. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google